Quem nunca ouviu a história da prima da tia da vizinha, que vai para Nova York de graça todo ano usando milhas aéreas? A gente sempre ouve uma coisa desse tipo, mas nunca bem como fazer igual ou por onde começar.
Pensando nisso, criamos esse manual básico para quem não sabe nada sobre o assunto, mas quer começar a conhecer o que significam os termos técnicos e as principais formas de ganhar milhas aéreas no dia a dia.
O que você vai encontrar no post
- Afinal, o que são milhas aéreas?
- Será que acumular milhas é mesmo para você?
- Qual a diferença entre milhas e pontos?
- O que eu posso fazer com milhas?
- Dá para acumular milhas sem viajar de avião?
- Como juntar milhas?
- Essa viagem é mesmo totalmente de graça?
- Quantas milhas preciso para viajar?
- Qual o melhor programa para acumular milhas ou pontos?
Afinal, o que são milhas aéreas?
Milhas aéreas são, nada mais nada menos, do que uma maneira das companhias aéreas bonificarem os clientes mais recorrentes , ou seja, um programa de fidelidade. O tamanho da bonificação era dado pela quantidade de milhas voadas, da onde vem o nome.
Para quem não sabe, um programa de fidelidade é um sistema criado por empresas com objetivo de fazer os clientes virarem “fiéis” a uma marca ou estabelecimento, ou seja, voltarem para comprar de novo.
Quando a dona do salão da esquina da sua casa faz um cartãozinho, que com o qual você pode fazer a unha 10 vezes e ganhar uma grátis, ela está criando um programa de fidelidade. Grandes lojas e empresas podem ter programas de fidelidade gigantes, com direito a prêmios e bônus, e são desses que a gente está falando aqui ?
As empresas não estão sendo “boazinhas” te dando viagens de graça, estão na verdade de incentivando a não comprar passagens na concorrência
Porém, com o passar dois anos os programas evoluindo e as formas de ganhar milhas foram se diversificando, então hoje você não precisa necessariamente viajar para juntar milhas. Nos outros tópicos vamos falar sobre formas de ganhar milhas.
Será que acumular milhas é mesmo para você?
Usar milhas é muito vantajoso e é um dos melhores jeitos viajar mais sem gastar muito, mas essa vida não é para todos.
Para começar a ver as coisas acontecendo, você vai precisar de bastante tempo de esforço e dedicação para aprender como tudo funciona, além do tempo necessário para ficar vigiando promoções, entrando em sites de milhas quase que diariamente.
Acumular milhas é como investir em ações! É muito vantajoso, mas você precisa estar empenhada para que as coisas funcionem. Eu não quero te desanimar, só quero te avisar para não gerar decepções
Se você viaja muito esporadicamente, ou não tem flexibilidade para aproveitar as passagens em promoção, acho muito mais vantajoso aprender como se organizar financeiramente e como economizar para pagar as passagens no dinheiro.
Leia também: 6 dicas práticas para comprar passagens aéreas baratas
Qual a diferença entre milhas aéreas e pontos ?
Os pontos também são parte de programas de fidelidade, só que não de companhias aéreas. Podem ser de lojas, cartão de crédito ou basicamente de qualquer lugar que resolveu criar um programa de fidelidade.
Você pode trocar esses pontos por produtos ou benefícios, mas o que interessa mesmo para nós viajantes, é que muitos programas de pontos permitem que você transfira para programas de milhas, te possibilitando trocar por passagens aéreas.
Isso que eu contei para vocês é a teoria, na prática, não faz muita diferença. Algumas companhias aéreas até chamam suas milhas de pontos e permitem que você troque milhas por produtos e serviços.
Salve este post no Pinterest para tirar dúvidas toda vez que precisar/quiser saber mais sobre milhas aéreas.
O que eu posso fazer com milhas?
Como já comecei a falar no tópico anterior, você pode fazer qualquer coisa com milhas. Resgatá-las em forma de produtos (eletrodomésticos, eletrônicos, roupas ), comprar créditos de UBER, reservar hotéis e alugar carros, mas costuma não valer a pena financeiramente comprar esse tipo de coisa com milhas.
Você precisa ter em mente que suas milhas são como dinheiro, dá comprá-las, vendê-las e cada milhas tem um preço em real. Você pagaria o dobro do valor em um produto numa loja? Claro que não, né? Então, porque pagaria um valor super alto em milhas?
Para passagens aéreas, já costumam valer bastante a pena. Mas para ter certeza, é só ver quanto está custando em milhas e quanto custa em dinheiro e comparar.
O preço do milheiro (grupo de 1000 milhas) vária de acordo com o programa que você escolheu e se está comprando ou vendendo , mas no geral vária entre 50 e 20 reais.
Dá para acumular milhar sem viajar de avião?
Mais é claro dá! Com a mistura dos programas de fidelidade e de milhas, surgiu a possibilidade de transferir pontos entre eles, ficando muito mais fácil juntar milhas.
Você pode ganhar milhas abastecendo seu carro, nas suas compras online, gastando com cartão de crédito, reservando hotel, alugando carro e um milhão de outras formas.
Vou falar com detalhes de cada uma mais em baixo , mas você já pescou a ideia, não é mesmo? Dá para juntar milhas fazendo coisas normais do dia à dia.
Como juntar milhas?
Vou deixar deixar aqui os principais jeitos de ganhar milhas e minha opinião PESSOAL sobre cada um. Observe que eu disse pessoal, então outra pessoa na internet pode falar coisas diferentes
1 – Viajando de avião
Mesmo que tenham surgido milhares de maneiras de juntar milhas, o jeito clássico ainda é eficaz. A única diferença é que antigamente, a quantidade de milhas que você recebia tinha relação com a quantidade de milhas que você voava (pra quem não sabe, milhas são uma unidade de medida de distância).
Hoje, tem muito mais relação com a tarifa da passagem, ou seja, duas pessoas no mesmo vôo podem ganhar quantidades de milhas totalmente diferentes, por conta do preço que cada uma pagou na passagem. Alguns vôos muito baratos nem geram milhas, porém você pode verificar isso antes de comprar.
Lembre-se também que, para obter as milhas por um vôo, você precisa avisar no balcão check-in ou depois da viagem pelo site. Mas não deixe passar muito tempo, pois a maioria das companhias aceita que você solicite apenas até 3 meses depois da viagem.
2 – Fazendo compras online
Essa é, sem dúvidas, a maneira mais fácil de ganhar milhas e a minha preferida de lavada. Você pega as compras que já pretendia fazer de qualquer forma e ganha muitas milhas de quebra.
Todos programas de fidelidade, tanto de milhas quanto de cartão de crédito tem lojas afiliadas. Costumam ser sempre lojas grandes e conhecidas como magalu, ponto frio, net shoes, etna e marcas de roupa famosas.
Se você está preocupado se isso é legal ou se parece bom demais para ser verdade, relaxe. Funciona como um acordo entre as empresas. Já que o programa de fidelidade manda compradores para a loja, recebem um dinheiro de comissão e com uma porcentagem desse dinheiro, te beneficiam com milhas ou pontos
O pulo do gato aqui e esperar uma promoção. Normalmente você vai ganhar entre 1 e 2 pontos/milhas por real gasto, mas em algumas promoções você pode ganhar 5, 10 ou até 15 pontos (por real) se tiver sorte.
O melhor jeito de pegar essas promoções é planejar suas compras. Se você sabe que vai precisar trocar um móvel ou comprar um celular novo no próximo mês, já fica de olho. Eu gosto de deixar as notificações dos programas de fidelidade sempre ligadas e assinar a Newsletter deles para receber por email as novidades
Um exemplo real
Fui comprar um telefone novo esses dias e gastei 1800 reais, porém na época a Livelo estava dando 5 pontos por real na ponto frio , ao invés de 1 que é o usual. Fiquei mais ou menos um mês olhando promoções até essa aparecer.
5 pontos por real gasto (Ponto Frio) | 9.000 pontos (livelo) |
Logo em seguida, eles ofereceram uma promoção de 45% de bônus para a transferência para o Latam pass(programa de milhas da Latam – companhia aérea) + 45% de ponto de volta para o programa da livelo (que eu poderia transformar em mais milhas no futuros)
Pontos/milhas Latam Pass ( com 45% a mais) | 13.050 |
Pontos Livelo ganhos de volta para gastar como quiser | 4.050 |
Se você for no site da latam hoje, vai ver que com 13.050 milhas você já pode viajar pelo Brasil ida e volta de graça. Só com a compra de um telefone que você já ia comprar de qualquer jeito??
Essas promoções estão sempre surgindo quase toda semana, é só ficar de olho. Por isso que tem tanta gente viajando com milhas!
3 – Gastando no cartão de Crédito
Esse é um jeito super comum de acumular milhas, mas precisa de bastante cuidado pra não perder dinheiro. Aqui é simples, seu cartão te dá uma quantidade de pontos/milhas por dollar gastos.
Cada banco tem seu próprio programa de pontos ou parceria com algum programa de pontos já existente. Nem todos os cartões permitem que você acumule milhas e para fazer isso você vai precisar conversar com o seu gerente.
Mas, vamos as más notícias! Só cartões com anuidade juntam milhas e geralmente as anuidades são bem caras. Se você gasta pouco por mês no cartão, vai fazer bem poucas milhas, principalmente com o dollar no preço que está. Vale mais a pena pegar um cartão sem anuidade e pegar esse dinheiro para viajar
Entretanto, se você tem uma renda mais alta, pode transferir todos os seus gastos para o cartão (até o cafezinho) e ganhar bastante milhas. Promoções de transferência com bônus, também acontecem para transferir pontos do cartão para o seu programa de milhas. Fique atento!
Outro adendo! Se você é do tipo que não sabe se controlar com as contas, não caia na loucura de começar a pagar tudo no cartão de crédito, você só vai se endividar . Essa estratégia é para sabe se organizar financeiramente.
Essa viagem é totalmente de graça, mesmo?
Não! Você vai precisar pagar a taxa de embarque dos voo, que dá uma 30, 40 reais por trecho de voos nacionais e entre 100 e 200 para voos internacionais, mas esse valor é irrisório perto do preço da passagem.
Como acompanhar as promoções para a transferência de milhas aéreas?
Lembra daquela promoção que eu falei lá em cima, na época que comprei meu celular? Então, os programas de fidelidade fazem várias dessas por mês de vários tipos e para lojas diferentes.
Vou colocar os tipos de promoção que acontecem com mais frequência:
Compras online – Ex: Comprando na loja X , ao invés de ganhar 1 ponto por real você vai ganhar 5 pontos
Transferência de pontos – EX: Transferindo do programa X para o Y, você ganha 50% de milhas a mais
Comprar de milhas – Ex: Compre milhas com 25% de desconto (sim, você pode comprar milhas se precisar completar para uma viagem)
Promoção bate e volta ou boomerang – Ex: Transferindo do programa X para o programa Y, você ganha 50% de bônus no programa Y, mais 20% de pontos de volta no programa X
Para saber de todas, você pode entrar no site do programa de fidelidade, mas fazer isso todo dia é muito trabalhoso. Prefiro assinar a newsletter e ativar as notificações do site no meu PC, que assim as promoções vem até mim. Para fazer isso, quando você entrar no site e aparecer um pop up perguntando se você quer receber notificação, basta clicar no botão SIM.
Quantas milhas aéreas preciso para viajar?
Varia muito dependendo da companhia aérea, dá época do ano e dá temporada, assim como o preço das passagens no dinheiro. Porém, em média, você pode conseguir uma boa passagem por:
- 6.000 à 8.000 ida e volta para um estado vizinho do seu EX: Rio – São Paulo | Rio x Espírito Santo
- 12.000 à 20.000 ida e volta para os demais estados do Brasil
- 25.000 à 45.000 para ida e volta na América Latina
- 60.000 à 100.000 ida e volta demais voos internacionais
Qual o melhor programa para acumular pontos/milhas aéreas?
Atualmente, o programa que eu mais gosto de acumular não é um programa de milhas, mas sim um programa de pontos da Bradesco , o Livelo. Você vai notar que quase todos os viajantes profissionais usam ele e vai ver muita gente indicando na internet. Já, já vou te explicar o por quê!
Quando você acumula pontos direto no programa de milhas de uma companhia aérea, não tem a oportunidade de transferir para o programa de nenhuma outra companhia, mas acumulando na Livelo, posso transferir para o programa de milhas que estiver com as passagens que mais me interessam no momento.
Além disso, eles tem muitas promoções de bônus extras na transferência fazendo minhas milhas se multiplicarem muito, muito mais.
Você não precisa ser cliente Bradesco ou ter um cartão de crédito deles para usar o programa, você pode se cadastrar lá e ganhar pontos fazendo compras online nas lojas parceiras ou assinando um clube de milhas.
Você pode acumular direto nos programas de milhas também, fazendo suas compras online lá ou usando o cartão de crédito do programa (Sim, quase todos os programas tem seu próprio cartão de crédito que acumulam mais milhas que o normal, mas não sei dizer se vale a pena.) Porém, como já expliquei, não vejo muita vantagem nisso.
Meninas, vocês ainda tem alguma dúvida? Ficaram confusas com alguma coisa? Pode comentar sem medo de ser feliz, tá! Uma beijoca para vocês , até a próxima??
Leia também…
Aproveite para nos seguir no Google Notícias e ficar por dentro de todas as novidades do site.