O WhatsApp anunciou um recurso de edição muito solicitado que permite alterar uma mensagem 15 minutos após o envio.
“Desde corrigir um simples erro ortográfico até adicionar contexto extra a uma mensagem, estamos entusiasmados em oferecer a você mais controle sobre seus bate-papos”, disse o WhatsApp, de propriedade da Meta, em uma postagem no blog apresentando o recurso útil.
Até agora, a única maneira de alterar uma mensagem do WhatsApp era deletando-a rapidamente e criando uma nova, embora, é claro, o(s) destinatário(s) possam ter tido a chance de ler a mensagem original. O novo recurso de edição também apresenta o mesmo risco, embora ofereça uma maneira mais conveniente de alterar uma mensagem, pois você pode se concentrar apenas na correção que precisa fazer, em vez de reescrever a mensagem inteira.
O WhatsApp disse que o novo recurso de edição começou a ser lançado globalmente e estará disponível para todos “nas próximas semanas”.
Como usar?
Para usar o recurso de edição do WhatsApp, basta pressionar longamente uma mensagem enviada e escolher Editar no menu por até 15 minutos após enviá-la.
As mensagens editadas serão exibidas com um rótulo ‘editado’ para que quem as receber saiba que uma correção foi feita, embora nenhum histórico de edição esteja disponível para visualização.
O WhatsApp também confirma que, assim como todas as mensagens pessoais, mídia e chamadas, suas mensagens – e quaisquer edições que você fizer – são protegidas por criptografia de ponta a ponta.
O WhatsApp começou em 2009 e conquistou cerca de um quarto de milhão de usuários em seu primeiro ano, antes de crescer para 400 milhões de usuários nos quatro anos seguintes. O Facebook (agora Meta) adquiriu o WhatsApp por $ 19 bilhões em 2014 e o aplicativo de mensagens agora tem vários bilhões de usuários ativos mensais em todo o mundo.