Se você é infoprodutor e está procurando uma forma de vender seu e-book ou curso online, pode estar considerando vender na Hotmart. Entretanto, você precisa conhecer o principal ponto negativo de vender na plataforma e como resolvê-lo.
Eu trabalho com a Hotmart desde 2019, quando comecei a vender cursos online e e-books através do meu Instagram.
Precisava de uma ferramenta para hospedar meu material e como na época, o marketing digital estava em ascensão, a plataforma cresceu absurdamente.
Apesar de ser uma das melhores plataformas para venda de produtos digitais da atualidade, a Hotmart possui alguns pontos negativos que são importantes conhecer, antes de colocar seu produto lá.
1° ponto negativo de vender na Hotmart – Processo de aprovação demorado
Um dos primeiros pontos negativos de vender na Hotmart é o processo de aprovação de um produto ser tão demorado.
Como eles fazem a revisão manualmente, revisar todos os conteúdos adicionados na plataforma diariamente pode levar mais tempo do que gostaríamos.
Eu lembro que tive que mexer no meu primeiro e-book umas três vezes antes dele ser aceito na plataforma e isso atrasou minhas vendas em pelo menos dois meses.
Como resolver este problema?
Para resolver esse problema de vender na Hotmart, você têm duas opções:
- Ou se planeja com bastante antecedência, considerando o tempo que eles podem levar para aprovar um produto.
- Ou busca outras formas de vender seu produto digital.
E eu optei pela segunda opção.
Como fazia lançamentos mensais e precisava atualizar o conteúdo constantemente, optei por utilizar outras plataformas e meios de pagamento para acelerar o processo de vendas.
2° ponto negativo de vender na Hotmart – Reembolsos injustificáveis
O segundo e, mais grave, ponto negativo de vender na Hotmart está relacionado aos reembolsos injustificáveis.
Quando você cadastra um produto na plataforma, precisa definir um prazo para reembolso. Caso você não escolha nenhum, ele automaticamente seleciona para você o prazo de 7 dias.
E não que isso seja um problema. Na verdade, é uma forma de garantir o direito do consumidor, já que de acordo com o art. 49 do CDC, “ele tem o direito de desistir de uma compra em até 7 dias a partir do recebimento do produto ou da assinatura do serviço”.
Contudo, a Hotmart não estabelece um parâmetro que proteja o produtor de conteúdo contra a má fé de alguns compradores.
Existe um movimento, dentro da plataforma de compra e rápida desistência muito grande de alguns consumidores – já que mesmo desistindo da compra e solicitando reembolso, eles continuam em posse do produto. Com o objetivo de obter o produto, sem necessariamente gastar com ele.
Como é um produto digital, é bem difícil exigir a devolução do mesmo no ato da desistência.
E como sabemos que é um ato de má fé? A maioria dos compradores que solicitam reembolso, o fazem logo após a aprovação da compra e liberação do produto – sem nem ao mesmo dar tempo de consumi-lo.
Como resolver esse problema?
Infelizmente, as solicitações de reembolso após a compra são constantes (muitos sem justificativas).
Como a Hotmart devolve o valor ao comprador automaticamente após a solicitação de reembolso, o infoprodutor não consegue reverter a venda.
Por esta razão, tenho considerado tirar meus produtos da plataforma e colocá-los em uma plataforma que me dê mais controle sobre as vendas do meu negócio e me permita entender de fato, qual é o problema do cliente – receber um feedback sobre o produto. E então tentar reverter o reembolso.
Sem ficar tão vulnerável à má fé de algumas pessoas.
Agora me conta aqui nos comentários se você já teve alguma experiência negativa com a Hotmart e como resolveu esse problema.
Aproveite para nos seguir no Google Notícias e ficar por dentro das novidades do site.