5 Dicas para ter sucesso no Youtube, mesmo sendo iniciante

Um canal do YouTube é algo bem interessante do ponto de vista financeiro. O canal também é interessante no ponto de vista de expressão de opinião, no entanto a maioria das pessoas procuram no Youtube uma fonte de renda.

E não é difícil saber o porque pois um canal pode render milhares de reais. No entanto, menos de 5% dos canais conseguem a monetização, ou seja, a parceria com o Google para monetizar o canal com anúncios do Adsense.

Em suma para monetizar um canal você precisará de 4 mil horas de visualizações, nos últimos 12 meses e ainda no mínimo 1000 inscritos, além de não ter conteúdo contra as politicas do Google. E convenhamos que são rigorosas essas politicas. Dito tudo isso você pode estar pensando que nunca conseguirá monetizar um canal ou ainda não terá sucesso na plataforma, vamos a algumas dicas.

5 DICAS PARA TER SUCESSO COM UM CANAL DO YOUTUBE

DOMINE O ASSUNTO

Pode parecer obvio mas fale de um assunto que goste e entenda, se possível. Caso não goste, entenda mas não tente falar “apenas do que goste”. Pois falar de um assunto que gosta porém não entende é um erro. Um erro ao falar de um assunto técnico, por exemplo, pode acabar com seu canal.

Alguns youtubers ao perceber que cometeram algum erro, tiram o vídeo da plataforma para não sujar a imagem. A melhor forma é não cometer estes erros, e isso fica mais fácil quando você entende o assunto e gosta do assunto.

INVISTA O NECESSÁRIO

Para fazer um canal no Youtube você não precisa gastar muito dinheiro com câmera e microfone, ou ainda cenários lindos. Você pode começar com seu próprio celular, gravando dentro do seu quarto com uma luz favorável e está ótimo.

Escolhendo uma parte limpa e organizada de sua casa, falando alto para captação do seu celular e ainda combinando com os parentes para não chegar perto na hora da gravação está ótimo. Pois é importante não gastar muito dinheiro, imagine gastar R$ 10.000 e não conseguir monetizar um canal em cinco anos, triste não é? A medida que o canal crescer invista seu dinheiro.

TENHA ENGAJAMENTO E PERIODICIDADE

Aqui o ideal seria uma data fixa para divulgar seus vídeos e sempre no mesmo horário. Isso ajuda a sua audiência a saber quando seus vídeos estarão disponíveis e alguns esperarão por estes vídeos.

Quanto ao engajamento, é uma métrica do YouTube de medir a qualidade do seu vídeo. Uma boa dica pelo menos no início é pedir aos amigos e parentes para assistir e deixar um comentário. Quanto mais tempo o usuário assistir o vídeo melhor, quando mais engajamento melhor. Então cabe até entrar em alguns grupos destinados a este fim.

FALE DO MOMENTO E DE NOVIDADES

Aqui uma dica é importante quando o governo lançou o Auxilio Emergencial, sugiram vários youtubers ensinando como ganhar aquele dinheiro. Alguns youtubers compram celulares, motocicletas do momento exatamente para começar bem um canal.

Pois as vezes têm muitas pessoas procurando por um assunto e não tem conteúdo na internet. Então é a hora de quem está começando, ganhar espaço. Eu não diria para comprar algo apenas para o canal. No entanto, como eu disse as vezes você gosta do assunto. Por exemplo, gosta de motocicleta e vai lançar uma novidade e você quer fazer um canal de motocicleta, eis uma oportunidade.

NÃO FUJA DAS POLÊMICAS

Criadores de conteúdo grandes evitam assuntos polêmicos. Note que os grandes criadores sempre evitam falar que algo é ruim, que algo não vale a pena. Então é a hora de pequenos criadores conseguirem espaço. Fale exatamente do ponto negativo de algo, o porque algo não vale a pena. No entanto, seja técnico nas argumentações e demonstre o porque sua opinião é negativa. Enfim se falar que um carro, celular ou motocicleta não vale a pena, fale o porque não vale a pena. E ainda dê outra opção ao inscrito.

Porém não é bom usar este critério com exagero, pois pode atrair muito antipatia e comentários ofensivos, o que infelizmente é comum na plataforma. Enfim faça alguns vídeos técnicos que inspiram uma polêmica, espere os comentários negativos. Com isso você notará como a plataforma entrega este conteúdo exatamente por este engajamento. No entanto, eu lembro novamente, não use essa técnica em excesso.

VALE MESMO A PENA FAZER UM CANAL NO YOUTUBE

Mesmo que seu pensamento seja levar sua ideia a mais pessoas e não pensa em dinheiro, ou mesmo que você queira ganhar dinheiro na plataforma. Vale a pena sim, no entanto, tenha em mente que essa autoridade e sucesso vem a longo prazo. Eu diria que no mínimo dois anos é o necessário para mensurar os resultados.

Uma dica interessante caso queira tanto ser ouvido e manifestar suas ideias, ou caso pense a respeito de uma segunda fonte de renda o ideal seria fazer como o nosso amigo Moisés Batista. Ele tem um canal do YouTube. E ainda fez um blog e por lá fala de viagens, por exemplo o que fazer na Serra do Cipó em Minas Gerais. E inclusive este conteúdo foi feito com base no canal dele, o “Viajando com Moisés” vamos ajudá-lo a crescer o canal, pois ele usou todas as dicas mencionadas neste artigo, e no canal dele pode ser uma boa inspiração para você. Boa sorte em seu canal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: