Para a sorte de vocês (ou total azar), essa redatora que vos fala escreve, é uma verdadeira fã de comida de manhã! Na batalha por encontrar alguém que compartilhe minha paixão por pãeszinhos e leite com achocolatado, decidi compartilhar com vocês minha lista de cafés da manhã dos sonhos no Rio de Janeiro
- Confeitaria Colombo
- Café 18 do Forte
- Empório jardim
- Copacabana Palace
- Café Secreto Catete
- Plage Café – Parque Lage
Confeitaria Colombo – Centro
Sou suspeita de falar da minha confeitaria preferida no Rio de Janeiro! Sempre ouvi as histórias sobre esse cartão postal carioca, mas nunca tinha a visto, até que um dia perambulando pela ruas do Centro do Rio, simplesmente topei com ela e fiquei embasbacada?!
Toda cidade tem uma padaria chique, e eu, ingênua de cidade pequena, achei que seria apenas isso, uma padaria bem chique e grande. Engano meu! Padaria, confeitaria não são exatamente as palavras que descrevem aquele prédio.
É um prédio histórico intacto, com um teto em vitrais verdes e paredes repletas de espelho maiores que a minha casa. E a comida… definitivamente fantástica!
Cheguei a visitar a loja do Forte de Copacabana, mas a qualidade da comida não é a mesma e a aparência do prédio não chega nem perto da grandeza da do centro (para o Forte de Copacabana vou recomendar à 18 do Forte mais em baixo).
Recomendações gastronômicas de uma fã de carteirinha
Os “kits” de café e/ou chá individual servem muito bem 2 pessoas, não precisa pegar a opção mais cara “duplo”. Porém, entretanto, todavia, recomendo que você não comprem os kits de café e use esse mesmo valor para pedir as coisas que mais gostar isoladamente!
- Kits Café/chá Individual – De 40 à 56 reais
- Kit café/chá duplo – Por volta de 80 reais
Recomendo que você pegue uma opção de lanche, como: waffles, misto quente, torradas Petrópolis que são praticamente uma refeição ou um salgado. A Coxa creme e o camarão empanado são perfeitos (esses salgados devem ter caído do céu, só pode)!
- Waffles, misto quente e torradas – Entre 20 e 40 reais
- Salgados – Entre 10 e 25 reais
Depois você fecha com um doce do balcão, um mais lindo que o outro. O preferido da minha irmã é o mil folhas de creme, pois a textura é totalmente diferente da dos cremes de confeiteiro industrializados que a gente costuma comer por aí.
- Doces do balcão – Entre 10 e 15 reais
Vou sugerir uma coisa que nunca provei, mas sempre quis muito. Toda vez que passo lá alguém pede uma taça lindíssima de café gelado com chantilly. Parece uma espécie de batida que nunca consigo descobrir o que é, mas suspeito que seja da parte de Drinks de Café do cardápio, se vocês estiverem interessados, provem em minha homenagem.
Café 18 do Forte – Copacabana
Eles servem o que os jovens chamam de “Brunch”, que é um café da manhã mais tarde que já fecha com almoço. O kit para duas pessoas custa 98 reias e uns pingados, que na prática vira 100 reais e pode ser servido nas mesinhas do lado de fora de frente para a praia.
Eu sei que pagar 50 reais por pessoas é um pouco pesado, mas é uma coisa para comemorar um evento especial. Você está pagando um pouco pela comida e um pouco pelo lugar, afinal, endereço fixo no forte de Copacabana não é barato.
Para os mais curiosos, vou deixar um vídeo do canal dos caçadores que foram agora na pandemia tomar café por lá. Dá vontade de sair de casa na hora e ir para lá.
Empório Jardim – Jardim Botânico
Esse é para quem está procurando aquele pão de qualidade, de fermentação natural para um café da manhã no Rio de Janeiro. O empório jardim tem três lojas em bairros diferentes, Jardim botânico, Ipanema e no Instituto Moreira Salles na Gávea. Não ter desculpa para não visitar!
Lá você vai encontrar maravilhosos doces, geleias, manteiga de figo, pães de fermentação natural e muito mais. A empreendedoras Paula, Branca e Iona (?mulheres ceos), comandam o negócio que já ganhou o prêmio pela revista “Prazeres à mesa” de melhor café da manhã do Brasil.
Como amigos, sempre acreditamos que era possível ter um lugar charmoso, aconchegante e ao mesmo tempo contemporâneo que servisse o café da manhã o dia todo, onde o cliente pudesse fazer suas próprias escolhas
É o que dizem essas mulheres maravilhosas sobre o próprio empreendimento
Vou deixar um vídeo super legal sobre a Iona e o Empório:
Copacabana Palace – Copacabana
O hotel mais famoso do Brasil também abriga um dos cafés da manhã mais badalados (e caros da cidade)! Você pode comer a beira da mesma piscina que Carmen Miranda, Janis Joplin, Princesa Diana, Madonna, Paul McCartney e Mick Jagger, tudo isso pela bagatela de R$120,00. Eu sei, é chocante??!
O café funciona no estilo buffet com tudo que você puder imaginar, desde ovos Benedict até frutas exóticas. É um dos meus sonhos de consumo, que quero realizar quando for comemorar o blog ter alcançado 200.000 mil pageviews/mês.
Vou deixar um vídeo, também do canal dos caçadores para vocês terem uma noção de como esse café da manhã é incrível.
Café Secreto – Laranjeiras
É um café discreto e pequeno localizado na “Vila do Largo”, uma antiga vila charmosa no bairro de Laranjeiras que agora abriga cafés, coworkins e galerias.
Sem prestar muita atenção, você pode passar centenas de vezes na frente da entrada e nunca perceber que ela está lá. O lugar é perfeito para relaxar e curtir dias nublados no Rio de janeiro (populares por não terem nada de bom para fazer).
Por lá rolam eventos de gastronomia, artes e até chorinho, você não pode perder!
Plage Café – Parque Lage
Deixei esse por último de propósito, porque tenho ressalvas sobre ele. Muita gente que comeu lá recentemente tem falado que a comida não está boa e é cara, mas resolvi colocá-lo na lista, porque o principal diferencial desse café não é a comida, é poder comer a beira da famosa piscina do parque Laje.
Pessoalmente, se eu fosse gastar meu precioso dinheirinho, visitaria todos os outros cafés antes desse. Entretanto, se dinheiro não é um problema, ou está com uma folga no orçamento da sua viagem, pode valer a pena experimentar a experiência.
Você ainda pode visitar a piscina e tirar suas fotos gratuitamente sem comer no café!
Conclusão
Apesar da gastronomia do Rio não ser tão forte quanto em São Paulo, ainda nos resta muitos lugares legais para conhecer na cidade. Se você ainda está na dúvida se viaja ou não para o Rio de Janeiro, leia o nosso post sobre segurança no Rio.
Se você conhece ou já visitou algum desses cafés, relate sua experiência nos comentários para ajudar as outras meninas a decidirem?!
Dois beijinhos, até a semana que vem??!