O que é uma auditoria ISO 9001?
Uma auditoria ISO 9001 é um processo documentado, sistemático e objetivo para coletar fatos.
O que é uma lista de verificação de auditoria ISO 9001?
Uma lista de verificação de auditoria da ISO 9001 é um elemento-chave no planejamento e execução de uma auditoria de processo, que é um requisito da norma ISO 9001. A lista de verificação para qualquer auditoria interna da qualidade é composta por um conjunto de questões derivadas dos requisitos da norma do sistema de gestão da qualidade e de qualquer documentação de processo elaborada pela empresa. A lista de verificação é criada na etapa dois e usada na etapa três das Cinco etapas principais da Auditoria Interna da ISO 9001.
Cinco etapas principais na auditoria interna da ISO 9001
Muitas empresas veem o processo exigido pela Auditoria Interna como uma forma de mal necessário que precisam suportar para manter o registro ISO 9001 . Na melhor das hipóteses, eles acham que é um esforço duplicado do registrador, não percebendo que a Auditoria Interna pode ser muito mais eficaz porque examina os processos com mais frequência e mais detalhadamente do que o registrador tem tempo para fazer. Na pior das hipóteses, os Auditores Internos são vistos como uma espécie de força policial interna contra a qual é melhor se proteger, ocultando dados essenciais ou totalmente enganosos com informações falsas.
Etapas na Auditoria Interna ISO 9001
1) Planejamento do cronograma de auditoria
2) Planejamento da auditoria de processo
3) Condução da auditoria
4) Relatório da auditoria
5) Acompanhamento dos problemas ou melhorias encontradas
Na verdade, como proprietário de um processo, o processo de Auditoria Interna da ISO 9001 pode ser a melhor maneira de ter uma visão externa de seu processo. Eles podem ajudar a identificar áreas de melhoria, ou possivelmente complacência, o que pode ajudar seu processo a funcionar melhor, mais rápido ou com mais eficiência. Abaixo estão cinco etapas principais que explicam como conduzir uma auditoria interna de acordo com a ISO 9001 e como elas podem ser melhor usadas para focar os proprietários de processos internos na melhoria desses processos.
Preparação da Lista de Verificação de Auditoria ISO 9001
Como parte da preparação da auditoria interna de qualidade, o auditor da ISO 9001 revisará os requisitos da ISO 9001 e a documentação do processo definido pela empresa para o processo a ser auditado. Embora possa ser benéfico usar um modelo de lista de verificação de auditoria ao se preparar para uma auditoria, é importante garantir que a lista de verificação seja adaptada ao processo da organização e que não seja um processo genérico. Assim, as etapas de criação de uma lista de verificação de auditoria seriam revisar o padrão ISO 9001 e, em seguida, criar perguntas a serem feitas ao revisar registros e pessoal do processo. O objetivo é encontrar evidências de que o processo está atendendo aos seus próprios requisitos.
Como exemplo, a cláusula ISO 9001 para entradas de revisão de gestão exige que a revisão de gestão inclua:
- informações sobre os resultados das auditorias,
- feedback do cliente,
- desempenho do processo e conformidade do produto,
- estado das ações corretivas e preventivas,
- ações de acompanhamento de revisões gerenciais anteriores,
- mudanças que possam afetar o sistema de gestão da qualidade, e
- recomendações de melhoria.
Se o processo da empresa exigir que as revisões da administração produzam atas da reunião como um registro, a lista de verificação da auditoria interna pode solicitar que o auditor revise as atas das reuniões e questione se cada informação de entrada foi apresentada à reunião de revisão da administração para avaliação.
Como esta seria apenas uma pergunta em uma lista de verificação para revisar o processo de revisão gerencial, a lista de verificação de auditoria da ISO 9001 conteria as muitas perguntas necessárias para avaliar o processo. Em caso de dúvidas você pode fazer um curso de auditor interno e ter suporte com especialistas experientes para aprender a realizar uma auditoria interna eficaz em sua empresa.
Usando a Lista de Verificação de Auditoria ISO 9001
Para auditar a ISO 9001 os auditores utilizarão as listas de verificação criadas e buscarão evidências de que o processo auditado atende aos requisitos do processo definido. Onde a documentação do processo não está presente, muitas vezes é relevante usar os requisitos da norma ISO 9001, concentrando-se na revisão dos fornecedores do processo, entradas do processo, etapas do processo, saídas do processo e clientes do processo para garantir que sejam compreendidos de forma consistente pelos funcionários usando o processo.
A ideia é revisar a eficácia do processo e garantir que não conformidades não possam ser causadas porque o processo não possui um documento escrito que o descreva. Novamente, o objetivo de usar a lista de verificação de auditoria interna para a ISO 9001 é revisar o processo e confirmar que os registros do processo fornecem evidências de que o processo atende aos seus requisitos. Somente em segundo lugar, o auditor cria uma ação corretiva para que o proprietário do processo corrija as instâncias quando o processo não atende aos requisitos.