Netflix anuncia novos planos com anúncios e não agrada do público

Em junho, o co-CEO da Netflix, Ted Sarandos, havia anunciado que novos planos com anúncios chegariam ao serviço de streaming. E após alguns meses de espera, a empresa finalmente anunciou detalhes sobre essa novidade.

Novo plano com anúncios da Netflix

O Netflix Basic com anúncios custará $ 6,99 / £ 4,99 / AU $ 6,99 por mês quando for lançado em 3 de novembro nos EUA, Reino Unido e Austrália. O serviço também estará disponível no Brasil, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Coréia, México e Espanha, com o Canadá e a Espanha tendo uma vantagem inicial sendo o lançamento em 1º de novembro.

De acordo com uma postagem oficial no blog da Netflix informando mais detalhes sobre esse serviço, a nova oferta não terá nenhum impacto nos preços de seus planos atuais, que variam de US $ 9,99 a US $ 19,99 por mês nos EUA, £ 10,99 a £ 15,99 nos EUA. Reino Unido e AU$ 10,99 a AU$ 22,99 na Austrália.

Como vão funcionar os anúncios na Netflix?

Os anúncios nos novos planos da Netflix terão 15 ou 30 segundos de duração e aparecerão antes e durante os programas transmitidos. No geral, os espectadores podem ver de 4 a 5 minutos de anúncios por hora. Semelhante ao plano Básico atual do serviço, a qualidade do vídeo será limitada a 720p HD em vez de 4K com HDR disponível no nível Premium.

Nem todos os programas atuais estarão disponíveis no nível suportado por anúncios “devido a restrições de licenciamento”, de acordo com a Netlix. Quanto ao número de shows bloqueados, a empresa estima que “cerca de 5% a 10% da programação geral não estará disponível dependendo do país”.

Outro ponto importante é que os usuários deste plano básico, não poderão baixar seus episódios favoritos. Esse recurso segue sendo exclusivo dos planos Padrão e Premium.

Netflix luta para recuperar assinantes perdidos

Nos últimos dois anos, a Netflix vem lutando para acompanhar a competição acirrada com outros streamings como a Disney, HBO e outros gigantes do entretenimento. A base de assinantes da empresa despencou no primeiro semestre de 2022, fazendo com que a empresa demitisse funcionários e cancelasse produções que estavam em andamento, principalmente na categoria de animação.

O novo plano suportado por anúncios da Netlix chega apenas um mês antes do lançamento do nível suportado por anúncios Disney+, que, por US$ 7,99 nos EUA, representará uma opção mais cara para quem procura conter os custos de streaming doméstico em meio à inflação e à tensão econômica.

Para alguns espectadores, a omissão de programas pode ser um fator decisivo, já que muitos se assinam a plataforma para assistir programas específicos como, por exemplo, Stranger Things ou Seinfeld. E não poder assisti-los depois de contratar a assinatura pode ser um problema.

Assim como não poder baixar programas também será um problema, pois muitos aproveitam esse recurso para assistir a programas durante um trajeto ou em viagens e em ambientes onde os serviços de Wi-Fi ou celular podem ser irregulares. Gastar mais dinheiro por um plano de assinatura sem anúncios de preço mais alto da Netflix resolve esse problema, é claro, mas você volta a pagar mais caro de toda forma.

Com a adição do novo plano, a Netflix agora é como qualquer outro serviço de streaming que está disposto a colocar seus programas com anúncios. A mudança pode trazer novos assinantes para a empresa, mas com certeza não ajudará a diferenciá-la.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: