Se você tem um blog, já sabe que fazer Guest Post é uma das melhores táticas para fazer o número de visitantes do site aumentar, afinal, é uma questão de se apresentar a um novo público através de uma sólida parceria.
Com isso, é possível obter mais autoridade no ambiente, subir rankings no SERP e conquistar cada vez mais usuários.
O princípio do Guest Post é a parceria, mas, hoje, é preciso reconhecer que não é tão fácil conseguir sites que aceitam guest post. A internet simplesmente se tornou um ambiente de extrema competição. Mas, para vencer um mercado competitivo, basta seguir suas regras e associá-las a uma dose de inventividade, nada que um redator de blog habilidoso já não saiba fazer.
Ao escolher pelo Guest Blogging como estratégia de crescimento, você se torna capaz de cimentar o seu site, entre milhares de outros, como uma verdadeira autoridade em seu ramo. É uma forma de mostrar domínio sobre um assunto e, por isso, seu blog deve ser visto como fonte de informação confiável e até mesmo de entretenimento, por que não?
Saiba a seguir o que é Guest Post, como funciona e porque os webmasters e donos de blogs dão cada vez mais importância a essa tática de publicação. Veja também a importância de estabelecer um objetivo para seu Guest Post, como encontrar sites disponíveis, como propor a parceria e como escrever a publicação perfeita para ter sucesso!
O que é o Guest Post?
O Guest Post trata-se, como seu nome em inglês sugere, de uma “publicação de um convidado”. Ele ocorre quando um blog abre espaço no site para que outro manifeste conhecimentos, através de uma publicação.
Obviamente, para que essa abertura seja dada, é necessário criar uma parceria com o dono do site para chegar até o ponto de fazer o Guest Post. O conceito por trás desse tipo de publicação fica ainda mais claro quando nos debruçamos sobre como funciona um artigo dessa natureza.
Como funciona um artigo Guest Post?
Subentende-se que um bom Guest Post é um artigo que chega no blog anfitrião para agregar conhecimento. O dono do blog que oferece o post deve ter em mente que uma porta, com direção a um novo público, foi aberta para ele.
Por esse raciocínio, o Guest Post deve ter um conteúdo de valor, que seja novo o bastante para causar um impacto positivo nos leitores, mas que também esteja no tema seguido pelo blog que abriu espaço.
Por exemplo, querer fazer um Guest Post de beleza em um blog sobre ensino de idiomas não faz o menor sentido. Mas, um post sobre máscaras faciais com produtos naturais da Amazônia pode enriquecer um blog cujo assunto principal é de cuidados com o corpo, cabelos e pele.
Isso mostra que o Guest Post deve ser um post bem específico, interessante, e que esteja contido no universo de domínio tanto do seu blog quanto do que convida para o post.
O propósito, além de adequar o seu post ao blog que recebe, é também de mostrar a um público novo que você domina o assunto. O Guest serve, dentre muitas coisas, para te apresentar como um especialista.
Vantagens do Guest Post
Após conhecer como funciona o Guest Post, extrair dele benefícios é um exercício praticamente intuitivo. Da maior divulgação do seu conteúdo até um melhor posicionamento nos mecanismos de busca: tudo conta como vantagem para aderir a essa tática.
Maior exposição de conteúdo
Atrair público para qualquer blog não é uma tarefa completada rapidamente. Leva tempo para obter uma concentração de leitores a ponto de movimentar o tráfego do site, ainda mais se for orgânico.
Mas, imagine uma situação onde, com uma só publicação, você pode apresentar seus conhecimentos e seu blog para pessoas que ainda não te conheceram. É isso o que Guest Post faz de melhor! Através de um bom post, em um blog movimentado e engajado, o seu conteúdo é exposto a muitas pessoas, que estão dentro de seu público de interesse, ao mesmo tempo.
Ganho de Autoridade
Outro ponto positivo do Guest é o ganho de autoridade online, o que, inclusive, é um fator de ranqueamento nas buscas orgânicas. A autoridade, como o próprio termo alude, é o objetivo dos sites e blogs, pois demonstra uma especialidade no assunto tratado. Assim, o dono de um Guest Post é tratado como especialista naquilo que escreveu.
Quando o seu blog tem autoridade, os usuários sentem-se confortáveis em navegar, seguros de que encontrarão boas informações e conteúdo de valor, ao seu gosto. Com isso, o seu site torna-se conhecido, isto é, uma autoridade no meio digital.
Além disso, ao construir autoridade digital, os artigos do seu site passam a ranquear nas primeiras colocações dos mecanismos de busca, o que se torna o principal meio de colocar o seu site no topo do Google.
Parcerias
Talvez os seus primeiros Guest Posts não sejam destinados a grandes sites, mas com um trabalho de qualidade e consistência, você pode obter indicações para publicar em sites grandes, que gozam das primeiras posições no ranking do Google.
Ao demonstrar que você escreve bem e que entrega conteúdo de valor, será mais fácil travar relacionamentos com blogueiros, que sempre precisam de conteúdo novo em seus blogs.
Prove-se um bom Guest Blogger e não faltarão blogueiros satisfeitos e parcerias em abundância!
Ranqueamento na SERP
Essa vantagem, que é de fato o maior objetivo de todos, pode ser considerada a consequência máxima de todas as anteriores. Um site com uma boa rede de links, com parcerias, com conteúdo de valor e com autoridade tende a subir cada vez mais nas posições da SERP, que se trata da página de resultados do Google.
Para que seu blog seja visto por usuários do buscador, é necessário que esteja nas primeiras posições.
Como escrever um bom Guest Post?
Já para escrever, as regras são básicas. Primeiro, o seu Guest Post deve ser semelhante aos posts do blog como sempre foram. Se adeque ao formato, confira a fonte para ver se está compatível, use imagens se eles usarem. Faça de tudo para seu post se adequar aos moldes do blog.
No que diz respeito ao conteúdo, escreva sobre algo novo, mas que não saia do universo explorado pelo blog que abriu espaço. Quanto aos links, evite encher o texto deles para seu blog. O uso de links, aliás, deve ser combinado com quem ofereceu a oportunidade de publicar.
Se preciso, adequar a linguagem para a do blog. Afinal, é para esse novo público que você escreverá, então apresente-se o melhor que puder através da publicação.
Quando devo propor um Guest Post?
Nem sempre a oportunidade surge espontaneamente, e também não é legal ficar atrás dos sites grandes o tempo todo. O que você precisa fazer é detectar ocasiões oportunas, tais quais:
- Menção do blog ao seu, ou a você, nas redes sociais;
- Indicação de seu produto, serviço ou blog em um post;
- O blog faz uma chamada a procura de guest bloggers;
- O blog publica outro Guest Post.
Continue com seu trabalho e já deixe tudo pronto para quando essas situações acontecerem.
Como enviar a proposta?
Antes de enviar a proposta, busque saber o que o blog quer: um pitch, o post pronto, um formato de preferência, entre outras sugestões.
Busque conhecer quem é a pessoa que possibilitou o Guest Post e mande um e-mail pessoal para ela, apresente-se, crie um laço de cordialidade e demonstre seu esforço na publicação.
É preciso traçar um objetivo para o Guest Post?
É necessário saber qual é seu objetivo antes de escrever, pois ele determina o que publicar e para quais sites. Podemos traçar até três objetivos com o Guest Post:
- Reconhecimento no mercado e autoridade;
- Atrair links externos para fazer link building;
- Gerar visibilidade e tráfego para seu site.
Para atrair links externos você precisa publicar em blogs que já têm autoridade de domínio. Já para reconhecimento e visibilidade, o ideal é que você tenha em perspectiva os blogs com públicos bem engajados e numerosos.
Como encontrar parcerias?
Você pode começar como um usuário de blog, ao procurar com palavras-chave quais são os sites que publicam assuntos que você aprecia e domina, e aos quais deseja agregar.
No começo, os sites menores são válidos, mas preste atenção para saber se eles têm tráfego, isto é, usuários e engajamento.
Após escolher quais sites você deseja ter como parceiros, é o momento de enviar a proposta para oferecer seus Guest Posts. Siga as dicas abaixo:
Conheça o blog
É preciso, em primeiro lugar, compreender a fundo o público do blog com quem deseja fazer parceria. Quanto ao conteúdo, esqueça a ideia de saber apenas de forma geral, pois você precisa pesquisar todos os conteúdos que o blog já fez, qual é o assunto que tratam, e com qual nível de profundidade.
Veja também os formatos dos posts, se costumam fazer tutoriais, listas, ou se o conteúdo é mais uniforme, somente com artigos comuns.
Conheça quem já publica no blog
Busque saber se o site para quem você quer oferecer parceria já tem outros Guest Bloggers, veja o post deles, como eles escrevem e pesquise sobre cada um.
Em geral, os sites ou blogs convidam bloggers que dividem um perfil semelhante pessoal e profissionalmente.
Porém, é importante verificar se os Guests Posts passados performaram bem. Busque saber se o post diferenciado recebeu o mesmo nível de engajamento dos posts usuais, isto é, do dono do blog.
Fazer um Guest Post de qualidade é uma questão que vai além de escrever bem somente. É necessário fazer pesquisa e estar bem preparado. Mas, uma vez vencidas essas barreiras, você estará pronto para iniciar uma fase de parcerias para seu blog e conquistar autoridade e tráfego cada vez maior!