O que é e como fazer link building em 2023?

Certamente se você está tentando tornar um link mais popular ou apenas está pesquisando mais sobre técnicas de SEO já deve ter se deparado com o termo “link building”.

Em tradução literal link building significa “construção de link” e é uma estratégia muito utilizada em técnicas de SEO. Inclusive é uma das formas de trazer maior relevância para sites e páginas na internet.

Por isso, se quiser saber mais sobre esse termo e como utilizá-lo em sua estratégia digital basta continuar lendo!

O que é o link building?

Assim como já falei anteriormente, esse termo significa construção de link. Mais especificamente a construção da reputação de um link em relação a um termo ligado ao site ou página na Web.

De forma simplificada, a relevância é construída quando os mecanismos de busca percebem que aquele link está tendo muitos compartilhamentos, clicks e citação em outros sites. Então os mecanismos de busca acabam posicionando melhor as páginas e sites que apresentam essa confiabilidade.

Essa estratégia de SEO pode envolver tanto:

  • Links externos: que são conquistados de outros sites;
  • Links internos: que são incluídos nas suas próprias páginas.

Para que serve link building?

A principal função do link building é mostrar a popularidade e a autoridade do site no mercado. Isso pois os buscadores como o Google investigam os links que levam para o site.

Ou seja, quanto mais links receber de sites confiáveis, e até mesmo do próprio site (links internos), populares e referenciais, mais relevância ganha em seu nicho de mercado.

Então quando alguém fizer uma busca no Google pelo assunto que você aborda, se o link building estiver sendo bem usado é provável que sua página ou site tenha uma boa posição nos resultados.

Como melhorar link building?

Para melhorar o link building não basta apenas ir adicionando ou comprar backlinks para  o seu link em várias páginas. Pois esse tipo de prática já foi identificada pelo algoritmo e não funciona mais.

Então entra em ação uma boa estratégia de SEO que juntamente com o uso de link building irá trazer mais relevância para o seu site. Por isso se você quer melhorar a performance do seu link building você pode:

Usar estratégias de marketing digital

Certamente um dos princípios de um bom link building é o marketing de conteúdo. Isso pois ao criar conteúdo de valor para o público existem grandes chances de ele ser compartilhado. Assim, além de trazer pessoas para a sua página, ainda consegue reter esse público por demonstrar autoridade.

Encontrar parceiros para backlinks

Apesar de a decisão de usar seu site em um link ser de terceiros, você pode buscar por parceiros. Possuir como parceiros sites que têm a confiança de sites como o Google, que é o maior site de buscas, pode ser benéfico para seu site.

Importante ressaltar que é preciso ser um site do seu segmento e que a abordagem seja amigável, oferecendo benefício para ambos os sites.

Fazer guest posts

Ao encontrar sites parceiros é possível entrar com uma estratégia muito utilizada em técnicas de link building que é o guest posting. Essa estratégia nada mais é do que fazer um post que seja relevante para o blog do seu parceiro. Então em troca ele permite que você insira um ou mais links para suas páginas.

Fazer co-marketing

Assim como o anterior, o co-marketing se trata de uma estratégia de marketing digital onde a criação não se limita apenas ao blog. Portanto é feita a criação de materiais mais densos em conteúdo com os parceiros como e-books ferramentas, de maneira que os dois parceiros promovam o produto e os links para as suas páginas.

Buscar por assessoria de imprensa

Certamente se existe uma coisa preciosa para as link building é ser citado em sites de notícia. Isso porque esse tipo de site é muito reconhecido pelo Google e possui muita relevância e autoridade.

Além disso, pode garantir novos leitores já que uma grande parcela da população vê notícias online.

Usar topic clusters

Agora uma estratégia de link building interna é a de topi clusters que consiste em seguir uma hierarquia das páginas do seu site ou blog. Por exemplo, usar em outros posts palavras-chaves que liguem aquele conteúdo a um outro que traz relevância e fala sobre um pilar do seu negócio. Tudo isso feito dentro do seu próprio site ou blog.

Recusar backlinks duvidosos

Por fim, vale a pena lembrar que nem sempre quantidade quer dizer qualidade. Por isso tome cuidado com alguns backlinks que você recebe, sempre verifique se não são de spam ou sites duvidosos.

Conclusão

Resumindo, na internet você não precisa contar com a sorte. Muito pelo contrário, no digital existem muitas estratégias para fazer sua página crescer de verdade e com dados e resultados mensuráveis.

Por fim, não deixe de comentar se esse post ajudou você e caso tenha alguma dúvida vamos adorar esclarecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: