Conta PJ: 5 razões para abrir uma

Empreender requer alguns desafios para que a empresa prospere de forma saudável. É comum, por exemplo, que as pessoas que começam um novo negócio não darem importância para o controle financeiro do negócio e esquecem de abrir conta PJ.

Sem essa conta exclusiva para as transações financeiras da companhia, quem administra passa a utilizar a conta pessoal para pagar e receber contas, transferir salário dos colaboradores e outras atividades que envolvem a gestão financeira da empresa.

 O problema disso é conseguir controlar e separar exatamente o que é gasto e receita da empresa do que é gasto e receita pessoal. O resultado pode ser uma verdadeira confusão que irá atrapalhar o controle financeiro pessoal, além de correr o risco de levar a empresa à falência.

Então, aqui, você irá conhecer 5 razões para abrir uma conta PJ e manter a saúde financeira da sua empresa sempre segura.

O que é uma conta PJ

O PJ é o significado de Pessoa Jurídica. Sabendo disso, muita coisa já fica mais claro, não é mesmo? Esse é um tipo de conta exclusiva para empresas e tem funcionalidades diferentes de uma conta de pessoa física. O objetivo é atender as necessidades empresariais, como a emissão de boletos ou o acesso a um cartão empresarial, por exemplo.

A abertura de uma conta PJ não é obrigatória para quem tem uma empresa. No entanto, ela é essencial para ajudar que quem administra o negócio consiga ter uma visibilidade bem clara de toda a situação financeira.

Essa visão ampla e detalhada é importante para conseguir entender o momento que a empresa está, o que é preciso fazer estrategicamente para melhorar os resultados e deixar o caixa sempre positivo.

O que preciso para abrir uma?

Na conta PJ, a identidade da conta é o CNPJ e não o CPF. Ela pode ser aberta tanto pelos sócios ou pelo representante legal da empresa. Da mesma forma, a conta pode ser movimentada apenas por pessoas autorizadas e determinadas de forma específica. Estas definições podem ser feitas quando se abre a conta ou mesmo serem modificadas posteriormente.

E muitas coisas impactam nesta ação. Por exemplo, uma empresa está sujeita a impostos e encargos muito específicos dos negócios. Neste cenário, faz muito mais sentido abrir uma conta para gerenciar tudo isso.

Como funciona a conta empresarial?

A funcionalidade ocorre da mesma forma que a conta para pessoa física: a conta pode ter cheque especial, cheque ou cartão de crédito liberado; o nome da empresa vem destacado no cartão de crédito – caso ele seja disponibilizado; os sócios têm direito a movimentá-la.

Pode ser que haja cobrança de mensalidade ou outras taxas, por isso, é importante ficar de olho nisso, já que esses valores, por menores que sejam, podem impactar na sua margem de lucro.

Vale destacar que há instituições que oferecem esse tipo de conta PJ com isenção da taxa de mensalidade e até anuidade grátis do cartão de crédito, como no caso da Cora, conta para pessoa jurídica desenvolvida especialmente para pessoas empreendedoras.

5 razões para abrir uma conta PJ?

1.   Organização Financeira

Consegui controlar o financeiro de uma empresa realmente é algo bem desafiador. Afinal, são diversos fatores que podem impactar este cenário.

Por isso, ter uma conta exclusiva para tudo que envolve as finanças da sua empresa é a primeira vantagem, já que, com ela, será possível uma gestão financeira mais organizada para controlar de forma mais fácil as entradas de dinheiro.

Vale destacar que essa divisão de contas facilita não só a contabilidade da empresa, mas também seu planejamento financeiro pessoal e familiar.

2.   Contabilidade simplificada

Mas voltando a falar da sua empresa, com as entradas e saídas organizadas, fica mais fácil fazer a conciliação bancária, comparando o extrato bancário com os recebimentos e pagamentos da empresa. Isso porque todas as movimentações estarão em um mesmo lugar, então, basta enviar os dados para a plataforma de contabilidade ou para o seu contador.

3.   Possibilidade de ter mais clientes

Quando você oferece serviços para outras empresas, é muito comum que  elas exijam uma conta PJ para fazer o pagamento pelos serviços prestados. Inclusive, alguns fornecedores também exigem que você tenha uma conta corrente pessoa jurídica.

Sendo assim, quando se tem uma conta PJ, sua empresa passa a ter mais credibilidade na hora de fazer negócio e não correr o risco de perder oportunidades de trazer novos clientes para sua carteira.

4.   Vantagens exclusivas para empresas

As instituições financeiras que oferecem serviços para clientes corporativos tendem a oferecer muitas vantagens para quem tem CNPJ. Um exemplo é empréstimos com taxas de juros mais baixas que os empréstimos pessoais.

Além disso, é possível também captar recursos exclusivos para expansão dos negócios, como comprar um maquinário novo ou então abrir uma filial em outra cidade, ou estado, por exemplo.

5.  Emitir boletos bancários

Talvez, uma das funcionalidades mais importantes seja essa aqui: emitir boleto bancário aos seus clientes.

Essa função é essencial para aumentar as vendas do seu negócio, já que esta modalidade de pagamento é uma das preferidas do consumidor brasileiro. É importante só ter cuidado com a taxa para essa emissão, já que ela pode impactar diretamente na sua margem de lucro também.

O ideal aqui é procurar instituições que ofereçam esse serviço de forma gratuita, como a Cora, por exemplo, que também isenta as taxas de recebimento via PIX.

Como abrir uma Conta PJ

Agora que você já conferiu os 5 motivos para ter uma conta PJ, o próximo passo é escolher qual a instituição que tem os melhores benefícios para sua empresa.

A principal dica para isso é buscar um banco digital, já que eles tendem a oferecer mais vantagens, ser menos burocráticos e mais ágeis no processo de abertura da conta.

Quando escolher o que melhor se encaixa nas necessidades da sua empresa, basta entrar em contato, seja via site ou aplicativo, e abrir sua conta, enviando a documentação necessária. Mas por questão de segurança, faça isso somente utilizando os canais oficiais da instituição financeira. A partir daí, basta aproveitar as vantagens e continuar batalhando para que sua empresa cresça de forma saudável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: