Se você está programando curtir as férias em regiões litorâneas, precisa redobrar os cuidados com crianças na praia. Isso por que nessas épocas, o fluxo de turistas nas cidades aumentam e os riscos também.
Todas as vezes que vou à praia com a minha filha, sinto uma preocupação diferente. A bolsa e a cabeça ficam lotadas de coisas que às vezes são completamente desnecessárias, mas como todo cuidado é pouco, tentei reunir algumas dicas preciosas para quem está se preparando para passar por essa experiência.
Quando vou à praia com a minha filha sempre arrumo a bolsa dela primeiro, para não correr o risco de esquecer nada. Mas algumas preocupações vão além de colocar alguns objetos pessoais na bolsa.
Por que redobrar os cuidados com crianças na Praia?
Apesar de, na maioria das vezes, ficarem bastante confortáveis na praia. As crianças não estão habituadas a certos tipos de situações. Como, por exemplo, estar em locais com grandes multidões. Ou ficar muito tempo exposta ao sol.
Por isso, se você é o “adulto da rodada“, precisa prestar bastante atenção em tudo e todo mundo a sua volta para evitar estresses.
Isso significa que você não vai curtir a praia e ficar pilhada o tempo todo? NÃO! Claro que não. Só significa que você é uma pessoa responsável e precisa estar um pouco mais atento que os demais. Mas claro, sem perder a diversão.
Cuidados com crianças em relação a segurança
Eu nem precisaria falar que a segurança deve sempre estar em primeiro lugar, não é?
Por isso mesmo, não podemos marcar bobeira com as crianças já que em questões de segundos eles aprontam umas que nos deixa de cabelo em pé. É muito importante que você se preocupe com a segurança da criança.
Desde se a condução que você pegará para chegar à praia é tranquila, se o local é seguro, e principalmente cuidados com relação ao mar.
Algumas crianças não gostam muito de praia, às vezes elas têm nojo da areia, mas em alguns casos a criança é uma sereia natural. Então o ideal é que você leve uma piscina – caso a criança seja pequena – para que ela fique a vontade e à vista, ou caso ela seja maiorzinha, não esqueça das boias.
Uma outra dica muito importante é que você tente ficar sempre próximo das tendas dos Salva-Vidas. Isso vai facilitar muito para criança usar de ponto de referência caso se perca depois do mergulho.
Identificação
Se seu filho for maiorzinho é muito importante que você tente fazer com que ele grave alguns dados importantes, como por exemplo, seu telefone celular, o nome completo e o endereço. Usar uma pulseira com seu nome, nome da criança e um telefone para contato também é uma boa opção.
Proteção
Não podemos deixar de nos preocupar com a proteção das crianças. Principalmente aqui no Rio de Janeiro que faz um calor intenso. É muito importante que você compre um protetor para crianças com fator de proteção alto. Não queremos os baixinhos com insolação né.
Você pode também investir em roupas de banho confortáveis que tenham proteção UV – esse tipo de roupa de banho é um pouco mais cara, mas vale o investimento.
Cuidados com crianças com Hidratação
Se para um adulto é fundamental se manter hidratado, imagina para as crianças, ainda mais por que principalmente na praia, elas esquecem de sentir sede, ficam tão animadas em brincar no mar ou na areia que temos de ficar lembrando-as o tempo todo de beberem um pouco de água.
Cuidados com crianças com a alimentação
Enquanto estão entretidos com o mar e a construção de castelinhos de areia, os pimpolhos acabam esquecendo ou ficando com preguiça de se alimentar. Por isso, você precisa ficar atento e criar regras e horários de pausa para alimentação.
Também é importante tomar cuidado com o que compramos na praia, para evitar intoxicações alimentares. Lembrando que, alimentos expostos ao sol e a temperaturas altas possuem alta probabilidade de estragarem mais rápido.
Essas foram algumas dicas de cuidados a se tomar com crianças na praia. Se você têm outras dicas a sugerir, deixe nos comentários aqui embaixo.
Aproveite também para nos seguir no Instagram @sejaceo | E entrar em nosso canal do Telegram.
Este artigo foi publicado originalmente no site Na Estrada com as Minas, em janeiro de 2017.