Dicas de como se dar bem na primeira entrevista de emprego

A primeira entrevista de emprego nos deixa muito nervosos e isso pode acabar atrapalhando na hora de conseguir a tão sonhada vaga. Por isso, separamos algumas dicas de como controlar a ansiedade e manter a calma durante sua primeira entrevista. E se destacar entre todos os concorrentes.

Eu lembro com muito carinho da minha primeira entrevista de emprego em uma multinacional.

Foi assustador chegar com duas horas de antecedência e ver os outros candidatos chegando um a um.

O que de início me deixou confiante – chegar cedo e achar que faria minha primeira entrevista de emprego sozinha, foi se tornando desesperador à medida que a sala de reunião se enchia e a espera aumentava.

Nada te prepara para a primeira entrevista de emprego

Por mais que você faça cursos preparatórios, converse com outras pessoas e pesquise muito na internet sobre como se comportar na primeira entrevista de emprego, nada te deixa preparado para como você vai se sentir ao ter suas habilidades testadas e fraquezas expostas.

Dentre as perguntas mais difíceis de se responder em uma entrevista, nada se compara a clássica “qual é o seu maior defeito”. Pergunta que pode ser fator decisivo em muitas escolhas.

Afinal, o profissional que não se conhece a ponto de identificar seus defeitos, é porque não amadureceu o suficiente para o mercado de trabalho.

Isso, claro… Na visão de alguns recrutadores.

Mas como estar preparado para sua primeira entrevista de emprego se você não faz ideia de como é vivenciar essa experiência?

O que fazer para se dar bem na primeira entrevista de emprego?

Para se dar bem na primeira entrevista de emprego você precisa se preparar. 

Pesquisar sobre a empresa com antecedência. Simular o tempo que vai levar da sua casa até o escritório, para não se atrasar. Escolher roupas que estejam de acordo com a empresa e o cargo que está se candidatando. São boas práticas para se dar bem na primeira entrevista de emprego.

O recrutador provavelmente não será tão exigente já que a vaga para qual está se candidatando são para pessoas que estão em busca de primeiro emprego, portanto se você seguir nossas dicas já terá meio caminho andado para o sucesso.

Saiba o que falar, como se comportar e como reagir às perguntas feitas pelo recrutador.

Como se comportar na primeira entrevista de emprego?

Um dos conselhos que sempre recebi dos professores ao longo do curso preparatório que fiz era sobre se comportar na primeira entrevista de emprego.

Muitos recrutadores deixam os candidatos aguardando por horas a fio para avaliar como será o comportamento dele e fazer um contraponto com o que ele vai dizer durante a entrevista.

Se você fica perguntando toda hora quando será atendido ou quando a entrevista começará e na hora de conversar com ele disser que é alguém calmo e paciente. Ele notará divergência entre o que você falou e o seu comportamento.

Isso acenderá um ponto de alerta na cabeça dele. Se você mentiu sobre isso, sobre o que mais mentiria?

Eu lembro até hoje de um amigo que perdeu uma oportunidade incrível de primeiro emprego por que encontrou com outros colegas na entrevista e esqueceram que estavam em um ambiente corporativo.

Ao invés de aguardar pacientemente o início da entrevista eles ficaram conversando alto e dando altas gargalhadas na recepção da empresa.

E entenda, a questão aqui não é que você não pode conversar ou sorrir, mas é o tom da conversa e da sua risada.

Como se vestir para a primeira entrevista de emprego?

Um outro fato marcante, em minha primeira entrevista de emprego, foi que uma das candidatas usava acessórios extravagantes que cintilavam e faziam barulho conforme ela se mexia. Além da maquiagem carregada.

Eu fiquei bastante impressionada, porque mal usava um relógio de pulso na época e depois que fui contratada minha chefe fez comentários sobre essa pessoa específica.

Eu sei que você quer ir com a sua melhor roupa para a entrevista de emprego e causar boa impressão, mas na hora de escolher as peças que usará é de bom tom lembrar que você está indo para um ambiente formal e não uma festa noturna.

O que falar na primeira entrevista de emprego?

Uma pergunta comum que os recrutadores costumam fazer, nas entrevistas de emprego, é pedir que você fale um pouco sobre você.

Nesse momento é importante que você faça uma análise sobre sua vida citando não apenas os pontos fortes e positivos da sua personalidade, como também seus maiores desafios.

Como você se relaciona com as pessoas a sua volta e quais feedbacks costuma receber. Além de claro, citar seus hobbies, formação e atividades extras.

Sendo sempre muito claro, direto e honesto.

O que dizer na entrevista quando não tem experiência?

Se você nunca teve uma experiência profissional na vida, pode citar exemplos acadêmicos.

Então quando o recrutador perguntar se você trabalha bem em equipe, lembre-se daquele último trabalho em grupo que fez. Como você se comportou? Como se relacionou com seus colegas de classe?

Isso vai te dar um norte de quais caminhos seguros seguir, para não escorregar na entrevista.

Perguntas e respostas frequentes na primeira entrevista de emprego

Confira uma lista com as 17 perguntas mais comuns em entrevistas de emprego para ir se preparando para respondê-las.

Pense nas respostas e treine-as até o dia da entrevista para não gaguejar na hora e o recrutador achar que você está mentindo. 

  1. Você pode falar um pouco sobre você?
  2. Como conheceu a vaga?
  3. Trouxe currículo, posso ver?

Uma coisa que aprendi nas diversas entrevistas que fiz é: o recrutador espera que você leve o currículo impresso, na maioria das vezes, para que ele não tenha que procurar nos milhares de e-mails que recebe diariamente.

Por isso, ainda que você envie por e-mail, leve sempre uma cópia impressa do currículo com você. Nunca se sabe quando vai precisar.

  1. Você já conhecia nossa empresa?

Nunca minta quando o recrutador perguntar se você já conhece a empresa, pois ele pode perguntar o que você sabe sobre ela e cometer uma gafe terrível ao dizer que a empresa fabrica toalhas, quando ela fabrica papel higiênico (exemplo).

Nesses casos, é mais jogo ser sincero e dizer que não teve tempo de pesquisar sobre a empresa ou não encontrou informações suficientes para responder a pergunta!

  1. O que você sabe sobre a nossa empresa?
  2. Por que você quer essa vaga?
  3. Por que devo te contratar?
  4. Quais são suas maiores qualidades?
  1. E os seus maiores defeitos?

Essa é uma pergunta que muitas pessoas evitam responder, ainda que ela seja uma das mais importantes da entrevista.

Quando perguntarem seus piores defeitos não use de falsa modéstia dizendo que “não tem nenhum defeito” ou “que não sabe”. Isso mostra imaturidade.

Faça uma autocrítica e identifique quais são os pontos mais fracos da sua personalidade e mostre que está disposto a trabalhar neles e melhorá-los.

Principais defeitos para citar na entrevista:

• nervosismo;

• medo de falar em público;

• perfeccionismo;

• dificuldade em ser pontual

• ansiedade;

• timidez;

• dificuldade em respeitar hierarquia

• conversar demais;

• dificuldade em enxergar injustiças;

• ter padrões muito elevados;

• dificuldade em desenvolver confiança nos outros;

• dificuldade de organização.

+Leia também: Como controlar o estresse do trabalho durante a pandemia.

  1. Você trabalha bem em equipe?

Essa também é uma pergunta imprescindível que é feita em quase todas as entrevistas de emprego.

Ainda que você tenha dificuldade de trabalhar em equipe, aceitar ordens e respeitar hierarquia, mostre que você quer se desenvolver melhor e trabalhar esse traço da sua personalidade.

  1. Qual é o emprego dos seus sonhos?
  2. Sua casa é um pouco longe, você conseguirá chegar no horário?
  3. Vai conseguir conciliar trabalho com os estudos?
  4. Como você se comporta em situações estressantes?
  1. Consegue trabalhar sob pressão?

Trabalhar sob pressão nem sempre significa que você vai trabalhar com alguém gritando em seu ouvido – mas pode acontecer. Mas aqui, nesta pergunta, o entrevistador quer saber principalmente se você consegue trabalhar com prazos apertados e metas significativas sem perder a cabeça e tacar um grampeador na cabeça de um colega.

  1. Onde você se vê daqui a cinco anos?
  1. Você tem alguma pergunta?

Se você ficar com qualquer dúvida a respeito das suas funções, salário ou benefícios é essencial perguntar, esse é o seu momento.

Muitas vezes deixamos de fazer as perguntas certas nos momentos apropriados e perdemos oportunidades incríveis por não termos entendido direito o que era pedido. Ou por uma falha na comunicação, o entrevistador pode achar que você não está tão interessado.

Não fique com medo de parecer burro ou bobo.

E lembre-se sempre que não há pergunta idiota…

O que evitar na primeira entrevista de emprego (e nas próximas?)

  • Comentários de cunho político: além de não saber qual a orientação política do entrevistador, na maioria dos casos, esse assunto não vem ao caso em entrevistas de emprego.
  • Gírias, palavrões e expressões chulas. 
  • Piadas: evite criar uma situação constrangedora desnecessária.
  • Expressar qualquer tipo de preconceito
  • Forçar intimidade com o entrevistador: ainda que você o conheça ou tenha sido indicado para a vaga, evite mostrar aos outros candidatos que você pode ser beneficiado por isso.
  • Inventar ou aumentar experiências para ganhar crédito. Isso pode causar problemas mais tarde. O entrevistador pode pedir uma carta de recomendação ou até mesmo ligar para suas referências para encontrar a verdade.
  • Falar da sua vida privada mais do que o que for perguntado.

O que levar para a entrevista de emprego?

Uma dúvida que assola a mente dos adolescentes é: o que levar para a primeira entrevista de emprego? Por isso, separamos sugestões de itens para não esquecer de colocar na mochila ao ter sua primeira entrevista de emprego confirmada:

  • currículo – como eu citei acima, alguns recrutadores podem solicitar a versão impressa do seu currículo, por isso é sempre bom tê-lo em mãos.
  • caneta – algumas empresas aplicam provas no processo de seleção, por esta razão é importante que você tenha sempre em sua bolsa uma caneta.
  • lanche leve e água – alguns processos de seleção podem durar horas, por este motivo, você pode levar uma garrafinha de água e um lanche leve para comer entre um intervalo e outro.
  • documentos – alguns processos seletivos são tão rápidos que algumas pessoas já saem da entrevista de emprego quase que com o contrato assinado. Por isso não esqueça de levar seus documentos principais como: RG, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento do seu filho (caso tenha), entre outros.
  • carta de recomendação – se você chegou até aquele processo por indicação de alguém ou através de um curso preparatório, é legal levar uma carta de recomendação para confirmar suas boas referências.

Como agir se a entrevista de emprego for online?

Caso sua entrevista seja online, confira essas dicas para se sair bem e conseguir a vaga em seu primeiro emprego.

  • Verifique seu sinal de internet e se o aparelho utilizado durante a entrevista está carregado.
  • Procure um lugar silencioso em sua casa e informe aos outros moradores que precisa de alguns minutos de silêncio para realizar a entrevista.

Eu já fiz entrevista uma vez para uma empresa que dizia se preocupar em contratar mães solo, mas durante a minha entrevista minha filha chorou um pouco e deu para ouvir na ligação.

Óbvio que não passei.

Infelizmente algumas empresas não são inclusivas e não vão se importar se você mora em uma casa barulhenta.

  • Use roupas adequadas para a entrevista

Mesmo no conforto do seu lar, você não pode se esquecer de que é um encontro formal (mesmo que online).

  • Aja com naturalidade

O encontro online tem pontos positivos e negativos e acredite, ele não vai diminuir suas chances de conseguir a vaga se você seguir todas as sugestões descritas neste post.

Conclusão

Neste artigo você aprendeu como se dar bem em sua primeira entrevista de emprego, além de pegar todas as dicas do que falar e como se comportar durante a entrevista.

Caso esteja em busca do seu primeiro emprego, entre em contato com instituições como o CIEE e o Camp Mangueira, talvez eles tenham uma oportunidade para você.

Gostou das dicas?

Aproveita e me conta nos comentários se você já conseguiu um emprego seguindo as dicas que compartilhamos por aqui.

Ah e caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva para gente que teremos o maior prazer em responder!

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: