Dicas para economizar dinheiro ganhando pouco

Dicas para economizar dinheiro ganhando pouco

Hoje em dia, guardar dinheiro tem se tornado um objetivo muito grande de muitos brasileiros, afinal de contas não dá para estar sempre “zerado” no banco, não é mesmo?

Ter dinheiro guardado é essencial para momentos de emergências não planejadas ou até mesmo para poder fazer uma viagem de última hora porque sobrou tempo para isso em meio a um dia a dia sempre corrido.

Não importa qual seja o seu objetivo, economizar dinheiro é algo imprescindível e ter uma inteligência financeira começa desde a simples atitudes cotidianas, como, por exemplo, cortar gastos desnecessários ou não comprar determinado produto o qual você realmente não esteja precisando naquele momento.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura deste artigo e confira as dicas para economizar dinheiro mesmo ganhando pouco!

04 dicas para economizar dinheiro mesmo ganhando pouco

Se você está pensando que somente quem tem dinheiro consegue economizar dinheiro, saiba que você está muito enganado(a). Qualquer pessoa consegue reservar uma boa quantidade de dinheiro, seja ganhando muito ou ganhando pouco, pois basta ter disciplina e foco para isso.

Veja a seguir algumas dicas para melhorar suas finanças:

1- Defina seus objetivos financeiros

O primeiro passo é saber aonde você quer chegar, isto é, definir quais são os seus objetivos financeiros e ir estabelecendo metas simples a serem alcançadas em determinado período de tempo.

Se você deseja ter uma independência financeira, seus objetivos financeiros devem ser, basicamente, aumentar a sua renda, ter uma reserva de emergência e ter uma quantidade a qual será fonte de renda passiva.

Então, para isso, você deve começar a pensar aos poucos, como “quanto seria ideal para ter como minha reserva de emergência?” A resposta para isso é ter guardado cerca de 6 vezes os seus gastos mensais. Isso porque imprevistos podem surgir, como uma demissão e por isso você precisa ter a certeza que tem como se manter e manter a sua família por algum tempo.

Se seus gastos mensais são de mil reais, significa, portanto, que você precisa ter pelo menos seis mil reais de reserva financeira. Para ter isso tudo guardado, você deve estabelecer metas de quanto vai guardar por mês e em quanto tempo você vai precisar fazer isso para alcançar essa meta.

2- Controle o seu fluxo de caixa por mês

Quando estamos nos referindo ao fluxo de caixa significa abordar sobre a entrada e saída do seu dinheiro.  Aqui você vai entender acerca da sua capacidade de gastar, quais são as suas principais despesas fixas e variáveis e, por conseguinte, como é possível economizar seu dinheiro.

Para fazer essa análise de fluxo de caixa mensal, basta utilizar o clássico papel e caneta, as famosas planilhas do Excel ou então alguma plataforma online a qual facilita a sua vida nesse controle.

3- Elimine gastos desnecessários

Esse tópico de agora deveria ser considerado uma atitude obrigatória desde sempre, afinal de contas, para que gastar desnecessariamente ao invés de economizar o seu dinheiro para outros momentos e para outras prioridades?

Corte tudo aquilo que você não precisa e que está ali somente para subtrair no seu orçamento, como por exemplo, fazer pedidos toda semana por delivery, pagar o combo de TV à cabo sendo que você nem anda tendo tempo para assistir televisão e quando vai assistir alguma programação vê um filme ou série na Netflix, comprar sapatos além do que você consegue usar e fazer com que eles acabem estragando por esta guardado por tempo demais, comprar roupas caras ou outras coisas supérfluas, entre outros.

Espere um momento mais adequado para gastar com coisas desse tipo, ou seja, quando realmente precisar ou quando estiver com uma maior estabilidade financeira.

Além disso, se você é um fumante regular, é possível que seus gastos recorrentes com cigarro sejam altos.

Uma alternativa viável e barata é um vaporizador renova zero, pois, além de ser mais barato, é menos prejudicial à saúde.

4- Limite o uso do cartão de crédito

O cartão de crédito deve ser usado com sabedoria, com o intuito de ser um aliado nas suas finanças e não um vilão, afinal de contas ele possui uma das maiores taxas de juros quando você não consegue pagar a fatura nele no prazo certo.

Você deve ter em mente que o cartão de crédito não deve ser utilizado como extensão da sua renda, pois depois você deve usar a sua renda para pagá-lo, não é verdade?

Opte por cartão de crédito sem anuidade, pague sua fatura total sempre em dia para fugir dos juros e reduza o uso dele, deixando apenas para ocasiões extremamente necessárias.

Conclusão

Agora você já sabe o que precisa fazer de imediato para economizar dinheiro mesmo ganhando pouco, então coloque todo esse aprendizado em prática e não deixe de compartilhar agora mesmo com outras pessoas.

Aproveite para nos seguir no Google Notícias e ficar por dentro de todas as novidades do site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: