Se você trabalha como redatora eu tenho certeza de que já viveu pelo menos uma dessas situações durante a caminhada dos freelas: ficar totalmente sem ideias, não saber por onde começar, passar dias sem conseguir escrever, não ter tempo para escrever o artigo , etc… Por isso eu vou dar algumas dicas para redatoras que querem escrever muito mais em menos tempo!
Esse artigo em particular será bem diferente do que eu costumo escrever, pois gostaria de entregar dicas pessoais de como eu trabalho no meu dia a dia, além de mostrar como eu consegui trabalhar como redatora em blogs pequenos e grandes, como o Seja Ceo.
As dicas que estou entregando aqui servem tanto para redatores que já escrevem há algum tempo como para aquelas que estão pensando em ingressar no ramo agora. Eu acredito que sempre há algo novo que possamos aprender e, quando alguém nos ensina de forma pessoal e com tanto carinho, faz sentido parar uns minutos para ler!
Tenha um banco de ideias
Eu trabalho com redação em blogs há vários anos, então sei bem como é quando você se senta para escrever e simplesmente não tem nenhum tema em mente. Monte uma lista com possíveis temas; e vocês podem fazer isso para cada blog que vocês redigem. Eu costumo escrever num planner ou no Trello, e envio para os meus clientes aprovarem cada tema.
Assim, se você acordar um dia sem ideias ou sem muita motivação, consegue encontrar pelo menos um tema da lista que seja mais fácil para você escrever sem muito esforço.
Leia também: 30 ideias de posts para blogs de viagens
Escreva tópicos
Antes mesmo de começar a redigir seus artigos, separe o que você gostaria que os leitores aprendessem em tópicos, para não se esquecer durante o seu processo. Crie uma rotina de organização na hora de montar seus textos, assim você sempre terá um norte, mesmo quando seu processo é interrompido, pois você consegue continuar sem perder o fio da meada.
Não tente escrever por obrigação
Apesar de ser inevitável em várias situações (eu sei que às vezes temos que escrever sem muita vontade), mas o que eu quero dizer aqui é: aproveite os dias bons para produzir o máximo possível. Consegue redigir mais de um artigo por dia? Aproveite!
Vão existir aqueles dias em que o desânimo pega de jeito e não dá vontade de escrever nenhuma palavra que seja e, convenhamos, nenhum artigo fica tão bom assim nesses dias. Use os dias mais parados para revisar artigos anteriores, pesquisar novos temas e estudar sobre aqueles temas que você pretende escrever nos próximos dias, assim otimiza tempo e já cria os tópicos que quer abordar nos artigos.
Use as ferramentas do Google Documentos para escrever
Uma das minhas ferramentas favoritas de todos os tempos para escrever é o Google Documentos. Desde que eu perdi um artigo de mais de 4 páginas no Word enquanto escrevia e a luz acabou (meu computador não conseguia ficar fora da carga por mais de 5 minutos) eu nunca mais usei outra plataforma para escrever senão o Google. Nele eu consigo salvar automaticamente meu texto no Drive e acessar de qualquer outro computador, tablet ou celular. Assim eu posso continuar escrevendo mesmo que esteja no ônibus!
Assim que eu abro o documento no Google, a primeira ferramenta que eu habilito é a “Contagem de palavras”, assim eu consigo mensurar o tamanho do texto e organizar as ideias melhor. Se você já escreve artigos há um tempo, sabe que cada cliente tem uma média de palavras nos seus artigos dos blogs e eu particularmente tento seguir isso para cada cliente que eu escrevo.
Outra coisa que eu vou contar agora é meu segredo, então prometa que não vai contar pra ninguém, eu confio em você! Existe uma ferramenta no Google Docs que se chama “Digitação por voz” e eu uso demais, principalmente quando eu quero escrever e estou com preguiça de digitar (quem nunca?). A digitação por voz capta sua fala e transforma em texto automaticamente, você depois só precisa pontuar e corrigir alguns errinhos de compreensão ou letra maiúscula. Uso também quando preciso escrever textos com mais de 1500 palavras e não sei mais o que dizer, porque falar sobre o assunto me ajuda a trazer novas ideias!
Por fim, eu escrevo primeiro no Google para ter um portfólio de qualidade para enviar aos clientes em potencial no futuro!
Estude sobre SEO
Essa é uma dica de ouro. Quanto mais se entende de SEO, mais qualificados são seus textos e melhores posicionados eles ficam nas pesquisas do Google. Um texto redigido por você que ficou na primeira página do Google é uma grande conquista! E isso acontece graças ao SEO!
Para quem não sabe, SEO significa: Search Engine Optimization e são nada mais nada menos do que um conjunto de estratégias que, combinadas, te lançam no topo das buscas, gerando mais engajamento, impressões, conversões, pesquisas, compras, etc.
Se você trabalha com blog sabe bem a importância das impressões num site. Quanto mais esse seu blog alcança pessoas, mais esse domínio gera receita pra você.
Eu como redatora aprendi SEO para poder melhorar meu serviço e agregar valor no meu produto (que são meus textos). Então eu estudo as técnicas e testo todas as vezes para que meus artigos sejam sempre da melhor qualidade possível para os blogs que escrevo.
Escolha temas que você domina ou estude para se especializar em novos temas
Todo mundo tem um tema que se sente mais confortável para escrever. Tente pensar naquele assunto que você poderia passar horas falando sem se cansar, que adora pesquisar sobre e adoraria poder ganhar dinheiro só falando sobre isso. O ideal é que seja algo na sua área de formação, como eu que comecei escrevendo num jornal local sobre moda, por exemplo. Mas com o tempo me especializei no tema de viagens e desde então escrevo muito mais sobre viagens do que sobre moda.
A dica é: nunca pare de estudar e busque sempre encontrar novos assuntos. Isso te torna interessante e faz com que sua fonte de ideias nunca se esgote. Se necessário for, faça uma lista com 10 temas que você domina e escolha 3 para trabalhar como redator. Eu particularmente recomendo apenas 3 para que você consiga se tornar especialista nesses 3, ao invés de mediana em 10.
Leia também: Lições básicas de Storytelling
EXTRA: Não tenha medo de cobrar pelo seu serviço.
Eu sei que quando se está começando a gente tem medo de estar cobrando caro demais ou barato demais. Mas estude a média do mercado, faça contatos e pergunte para amigos que trabalham com isso o quanto eles cobram e arrisquem! Montem um portfólio com textos e deem valor ao serviço de qualidade que vocês entregam.
Agora é com vocês, redatoras! Não esqueçam de nos seguir lá no Instagram @sejaceo para acompanhar diariamente conteúdos de viagens, empreendedorismo feminino, marketing e muito mais! E claro, comentem o que acharam desse tipo de artigo, se vocês querem que a gente traga mais material para ajudar mulheres redatoras a crescer! Vamos juntas!