Após relatos de que a editora de Elden Ring, Bandai Namco havia sido alvo de um ataque de ransomware, a empresa confirmou que foi, de fato, hackeada. De acordo com a Bandai Namco, a extensão exata dos danos causados pelo “acesso não autorizado por terceiros” está sendo investigada. Também promete divulgar os resultados da investigação “conforme apropriado“.
Isso pode justificar os recentes “vazamentos” da Bandai Namco. Além disso, a editora afirma que as informações dos clientes em regiões asiáticas fora do Japão poderiam estar nos servidores afetados. O hack foi alegadamente reivindicado pelo ALPHV, também conhecido como BlackCat, grupo de ransomware, embora a Bandai Namco ainda não tenha anunciado isso ou mesmo mencionado a palavra “ransomware”. Você pode conferir a declaração completa da Bandai Namco, direto da fonte, abaixo:
“Em 3 de julho de 2022, a Bandai Namco Holdings Inc. confirmou que sofreu um acesso não autorizado por terceiros aos sistemas internos de várias empresas do Grupo em regiões asiáticas (excluindo o Japão). Após confirmarmos o acesso não autorizado, tomamos medidas como bloquear o acesso aos servidores para evitar que os danos se espalhem. Além disso, existe a possibilidade de que as informações do cliente relacionadas aos Brinquedos e Hobby Business nas regiões asiáticas (excluindo o Japão) tenham sido incluídas nos servidores e PCs, e atualmente estamos identificando o status sobre a existência de vazamento, escopo do dano e investigando a causa.
Continuaremos a investigar a causa deste incidente e divulgaremos os resultados da investigação conforme apropriado. Também trabalharemos com organizações externas para fortalecer a segurança em todo o Grupo e tomar medidas para evitar a reincidência.
Oferecemos nossas mais sinceras desculpas a todos os envolvidos por quaisquer complicações ou preocupações causadas por este incidente.”
Como observado acima, sabe-se que o acesso não autorizado aos sistemas internos da Bandai Namco foi alcançado, mas o escopo exato do dano nem a causa foram revelados. A Bandai Namco está atualmente investigando ambos.