Empresa sustentável, comumente um empresário/empreendedor olha esse termo e já imagina que serão necessários diversos gastos, reformas na empresa, mudanças e longas dores de cabeça para tornar o seu empreendimento um lugar sustentável.
Na verdade, o dinheiro investido para isso é o menor dos “problemas” a quais você irá encontrar, você verá que pequenas e simples mudança desde o ambiente de trabalho até a rotina da empresa será o suficiente para que você torne o seu negócio mais sustentável e ainda usufrua de todos os benefícios de ter um local parceiro do meio ambiente. Confira no decorrer deste artigo o que é uma empresa sustentável, como fazer com que a sua se torne uma e os benefícios que irá colher adotando essa atitude.
O que é ser uma empresa sustentável (h2)
Podemos definir uma empresa sustentável como aquela que foi ajustada e é gerida visando uma melhor relação com o meio ambiente de forma geral, além de, colaborar de forma positiva com a sociedade/região da qual está inserida. Uma empresa sustentável se preocupa desde com seus funcionários até aos fornecedores, garantindo que os mesmos andem em correlação com os ideais da empresa.
Uma empresa sustentável preza pelo equilíbrio entre desenvolvimento humano e preservação de recursos naturais, ser uma empresa sustentável significa você conseguir prosperar e ampliar seus negócios, porém sem precisar prejudicar o meio ambiente ou ajudar com o esgotamento de recursos naturais para isso.
Características de uma empresa sustentável
Se é possível afirmar que uma empresa sustentável se é baseada em três características/pilares principais, são eles:
- Meio ambiente: Minimizar ao máximo os impactos que atividades diárias podem causar ao meio ambiente, sendo elas de forma direta ou indireta.
- Setor econômico: Capacidade de oferecer e apresentar produtos de forma justa dentro do setor econômico; você não estará sendo uma empresa sustentável caso ofereça produtos (mesmo que os mesmos sejam sustentáveis) porém sendo frutos de más condições de trabalho ou exploração por exemplo.
- Setor social: A partir do momento em que você possui um empreendimento e emprega pessoas, estará lidando com o capital humano, ser uma empresa sustentável não está apenas ligada a “ser amigo do meio ambiente”, mas também oferecer boas condições de trabalho para todos aqueles que estejam direta ou indiretamente ligados com sua instituição.
Como ser uma empresa sustentável
Uma vez em que você sabe o que é ser uma empresa sustentável e de seus principais pilares está na hora de olhar para dentro de seu próprio empreendimento, o quanto você possui um ambiente sustentável? O quanto você colabora para a redução de consumo ou gastos de recursos naturais? Precisa de uma ajuda para tornar sua empresa mais sustentável? Então siga com algumas dicas.
- Infraestrutura – O processo mais importante e primeiro passo para que sua empresa se torne mais sustentável e olhar para as condições atuais da mesma, como está a estrutura? Confira se não existe vazamento de água, sistemas de ar-condicionado mal instalado, fiações elétricas mal feitas.
Após verificar tais recursos, que tal adotar algumas mudanças simples que poderão fazer a diferença?
- Pinte as paredes de branco, desta forma a iluminação natural irá refletir melhor e você poderá economizar na energia elétrica;
- Substitua lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED;
- Instale sensores de presença para locais dos quais não ocorre uma grande movimentação de pessoas;
Caso necessite de um apoio financeiro para realizar tais investimentos que tal contar com uma securitizadora em Curitiba? Confira as mais diversas linhas de crédito e conte com um financiamento, uma alternativa melhor e mais barata ao tradicional empréstimo bancário.
Tecnologia: A tecnologia pode ser seu grande aliado na hora de tornar sua empresa mais sustentável, substitua o papel e adote a documentação eletrônica, ao possuir um sistema online para o controle de documentos você estará: reduzindo o consumo de papel, economizando espaço, aumentando a segurança dos documentos e economizando tempo entre processos.
- Resíduos: Separe os resíduos e tente parcerias com empresas de reciclagem próximas de sua região;
- Descartáveis: Substitua os descartáveis por reutilizáveis no ambiente de trabalho, incentive os funcionários a trazer as próprias garrafas de água e se possível disponibilize copos de vidro para os colaboradores;
- Fornecedores: Busque por fornecedores e parceiros que também adotem medidas sustentáveis dentro de suas respectivas empresas; contar com parceiros sustentáveis será uma garantida de que o produto final que chega ao seu empreendimento possui toda uma produção legal.
Benefícios
Além é claro, de fazer bem ao meio ambiente ao tornar sua empresa um local mais sustentável, existem outros benefícios que você irá garantir ao adotar este simples modelo em seu empreendimento, siga alguns.
- Ganho de clientes (h3) – Pesquisas apontam que 87% dos consumidores dão preferência para empresas sustentáveis, quer um motivo maior que esse para adotar a sustentabilidade em seu empreendimento? Adotar esta prática esta correlacionado ao ganho de clientes em potencial.
- Investidores (h3) – Assim como a sustentabilidade pode lhe atrair novos clientes e consumidores, também poderá fazer com que possíveis investidores em potencial passem a olhar melhor para seu estabelecimento.
- Benefícios fiscais (h3) – Você sabia que o governo oferece alguns benefícios fiscais para empresas que sejam sustentáveis? Afetando assim a economia e os lucros de sua empresa.
Viu só? Com algumas mudanças simples e rápidas e talvez com um investimento inicial, você conseguirá fazer com que sua empresa se torne sustentável e então usufruir de todos os benefícios desta prática. Apesar da ideia principal ser uma melhor relação com o meio ambiente e ajudar na preservação do planeta terra, você viu que ser sustentável poderá até mesmo aumentar seus lucros.