Se você quer viralizar no Tiktok, mas não está animada para fazer dancinhas ou dublagens na plataforma, leia este artigo até o final, pois nele ensinarei estratégias que venho utilizando em meu perfil de entretenimento geek. E que me ajudaram a ter meu primeiro vídeo com mais de 100 mil visualizações.
Apesar de ter sido lançado em 2014 ainda com o nome Musical.ly, o Tiktok só estourou pra valer no ano de 2020.
No auge da pandemia, a rede social foi um refúgio para quem precisava respeitar a quarentena e começava a experimentar os danos do isolamento social.
Inicialmente conhecida como uma rede social de dancinhas, o Tiktok entrou em cena com um objetivo bem maior do que esperado: ser muito mais do que apenas uma rede social como tantas outras. O foco deles era se tornar quase que um canal de streaming e competir diretamente com grandes players desse mercado como a Netflix e o Prime Vídeo da Amazon.
Tanto, que o foco da plataforma é manter um feed inteiro de vídeos, onde os criadores disputam a atenção da audiência em várias esferas.
Mas a pergunta que fica martelando na cabeça dos creators é:
Como viralizar no Tiktok?
Ao contrário das estratégias padrão, que podem ser replicadas por várias redes sociais, o Tiktok exige um pouco mais de criatividade do usuário. Se o objetivo é ser um canal de streaming, postar nos horários certos e usar as hashtags corretamente não são o suficiente para viralizar no Tiktok.
Para isso, você precisará criar um vídeo que cause grande impacto na audiência que assiste – independentemente se essa audiência te segue ou não. Manter a frequência de postagem, criar uma rotina de publicação. E incentivar a interação nos seus conteúdos.
Mas antes de darmos as dicas de como viralizar no tiktok, que tal explicar um pouco o conceito de vídeo viral no tiktok?
O que significa ter um vídeo viral no Tiktok?
Os vídeos virais são aqueles que causam uma sensação de reconhecimento tão grande em quem assiste que rapidamente caem na boca do povo. Eles acabam sendo compartilhados em todos os lugares, por todas as pessoas que se sentem representadas por aquele conteúdo.
Um conteúdo viral no Tiktok é o que conhecemos como trends. Que podem ser incentivadas pela própria plataforma, através das hashtags sugeridas e dos desafios. Como também pelos próprios usuários.
Como é o caso das DC’s, ou dances credits. Que são os passinhos de dança que acabaram se tornando tão populares dentro da plataforma que quase representam o que ela é – para muitas pessoas.
Entretanto, é possível ser reconhecido no Tiktok, ainda que no quesito dança você seja totalmente desengonçada. E eu posso provar.
Como ter mais visualizações no Tiktok?
Ao utilizar o tiktok frequentemente, eu percebi que quanto mais você é ativo na plataforma, maiores serão as suas visualizações. Além disso, utilizar as hashtags corretas também te ajudarão a impactar o público que você deseja.
Por isso, separei algumas dicas de como viralizar e ter mais visualizações em seus vídoes no Tiktok:
1. Encontre seu nicho
Eu sei o quanto esse papo de nicho pode se tornar chato, principalmente para quem têm gostos diversos e quer abordar diversos assuntos em seu perfil. Mas realmente funciona caso você queira ter resultados rápidos.
Quando eu comecei no Tiktok, criei um perfil comum, como todo mundo. E mesmo fazendo as dancinhas mais populares e utilizando as músicas mais famosas da plataforma. Não estava conseguindo me destacar.
Isso porque aquilo não era o que eu realmente gostaria de estar fazendo. Eu fazia só pra tentar ficar famosa, mas não se engane… As pessoas vão perceber se você está realmente se dedicando a algo que gosta. Ou está embarcando em uma moda, tentando surfar na onda.
Então eu excluí meu perfil antigo e decidi começar de novo. Mesmo que demorasse a gerar resultados, eu estava disposta a falar sobre os assuntos que eu gostava. E foi então que a mágica aconteceu.
Em um dia eu tinha 900 seguidores e alguns dias depois mais de 4 mil seguidores novos.
2. Seja frequente (poste todos os dias)
Isso é algo que ajuda muito o algoritmo de qualquer plataforma entender que o seu perfil vale a pena ser compartilhado. Já que o seu perfil está sempre atualizado.
Ninguém gosta de acompanhar um creator que posta uma vez na vida e outra na morte.
Para conquistar fãs, você precisará estar presente não só no celular, mas no imaginário dessas pessoas. E só a frequência de postagens fará com que eles se lembrem sempre de você.
Quantos vídeos postar por dia no Tiktok?
Você não precisa exagerar, um vídeo por dia será o suficiente para o algoritmo entender que você está ativo. E ir mostrando seu conteúdo para uma quantidade cada vez maior de pessoas.
3. Defina um horário e crie uma rotina.
Alguns gurus sugerem horários milagrosos para postar no Tiktok. Eu não vou ter a audácia de dizer quando você deve postar, mas eu sugiro que você escolha um horário e o siga à risca.
No meu caso, percebi que o horário de meio dia funcionava bem dentro da minha rotina. Então comecei a postar todos os dias neste mesmo horário – com exceção dos finais de semana, que costumava postar um pouco mais tarde.
E acredito que esse também tenha sido um fator determinante que me ajudou a viralizar no Tiktok.
4. Utilize hashtags específicas para viralizar no Tiktok
Você deve saber que em qualquer rede social, quanto mais específico você for, mais sucesso terá – em tempo recorde!
É impressionante o quanto você consegue ir mais longe quando foca em apenas um assunto, do que quando você foca em vários.
Por que além de confundir o algoritmo – de para quem ele deve divulgar seu conteúdo. Seu próprio público fica confuso sem entender o que efetivamente você faz. Por isso, faz mais sentido começar pequeno, ou seja, em um único nicho e ir expandindo aos poucos.
Então esqueça as hashtags amplas como #fy, #foryou #foryourpage #fyp. Elas são muito genéricas e não vão ajudar em nada na entrega do seu conteúdo. Muito pelo contrário.
Ao invés de usá-las, pense no seu conteúdo e busque utilizar hashtags mais específicas. Por exemplo, no meu caso, que tenho um perfil de entretenimento geek, poderia muito bem utilizar hashtags amplas como #nerd e #geek que possuem bilhões de publicações.
No entanto, eu utilizo as hashtags que tenham a ver diretamente com o assunto do vídeo publicado. Vídeo por vídeo, faço uma curadoria das hashtags que mais se encaixam.
5. Foque em provocar emoções
Todo conteúdo viral tem por essência o poder de provocar o usuário que o consome. Seja despertar sentimentos alegres ou emoções parecidas com a raiva ou tristeza. Essa é a fórmula mágica do sucesso de qualquer conteúdo.
Em meu perfil, sempre tenho o cuidado de começar meus roteiros fazendo uma pergunta para o usuário – isso estimula que ele interaja com o conteúdo. Que ele responda à minha pergunta nos comentários.
Também trago fatos curiosos sobre os animes que assisto. E todo fã, sempre gosta de saber mais sobre seu objeto de adoração.
Uma outra isca que funciona muito é abordar temas polêmicos e que divida opiniões. Isso estimula as torcidas a defenderem seus pontos de vista. Neste último caso, tento ao máximo ser imparcial. Apenas trazer os fatos à tona, para evitar hate desnecessário. Mas em alguns momentos é inevitável.
6. Mantenha a sua originalidade para Viralizar no Tiktok
Quando estiver na dúvida se consegue ou não viralizar no tiktok, lembre-se sempre de manter a sua autenticidade. Não é por que todo mundo está fazendo dancinhas que você terá que fazer igual.
A não ser que você queira, claro…
Eu consegui ter um vídeo com mais de 100 mil visualizações em um conteúdo totalmente improvável: um vídeo sobre as diferenças de cores da Kurama do Minato e do Naruto.
Então é óbvio que existe um espacinho para você também. Basta você encontrá-lo!
Foi seguindo diariamente esse roteirinho de 6 estratégias simples para viralizar no tiktok que eu consegui bater pela primeira vez mais de 100 mil visualizações em um vídeo. Que obteve mais de 14 mil curtidas.
Como lidar com a fama no Tiktok?
Assim como é muito bom receber uma quantidade enorme de visualizações e comentários em suas publicações. O hate, em alguns momentos também vem pesado. Por isso, separei algumas dicas para te ajudar a lidar com ele da melhor maneira possível.
1. Antes de viralizar no Tiktok, entenda que nem sempre você vai agradar
Não importa o quão bom é o seu conteúdo. Ele pode não agradar uma quantidade imensa de pessoas. E dependendo da situação, não vai importar a qualidade dele ou quantas horas você investiu na produção.
Ainda haverão pessoas que podem não gostar do seu conteúdo e está tudo bem. Entender que não é possível agradar a todos será libertador para você que busca aceitação a qualquer custo.
2. Lembre-se que ao viralizar no Tiktok, você também pode errar e se arrepender
Às vezes, na animação de produzir um conteúdo, podemos ser descuidados. Então haverão momentos em que você também cometerá erros. E nesse casos, você terá apenas duas opções:
Caso seja um erro leve como: dei alguma informação incorreta, me confundi na hora de falar. Deu problema na edição, você pode simplesmente explicar no comentário fixado o que aconteceu e seguir o baile.
Se cometeu um erro grave como: insultou alguém ou um grupo, cometeu alguma atitude criminosa, foi desonesto e enganou as pessoas. Assuma seu erro e peça desculpas a quem quer que tenha sido prejudicado.
Ter fama na internet não vale a sua integridade. Não caia nessas ciladas!
3. Releve o que for possível, mas esteja sempre com o print a postos
Caso alguém tenha lhe insultado, pelo simples fato de não gostar do seu conteúdo, apenas siga em frente.
Você também pode tentar iniciar uma conversa civilizada com o usuário que não entender seu ponto de vista, mas saiba que nem sempre será possível convencer as pessoas de que o seu ponto de vista é o certo.
Então ignore o que for possível e toque o barco.
Caso você seja insultado de alguma forma, não bata boca. Tire print dos insultos, denuncie e bloqueie o perfil para que ele não volte a te importunar.
4. Procure ajuda de um profissional, se for necessário
Às vezes, ter um vídeo viral no tiktok pode trazer uma quantidade de hate que você não estava preparada para receber. Por isso, é importante ter a ajuda de um profissional de saúde mental sempre que sentir que não está conseguindo lidar com as críticas de maneira saudável.
5. Em último caso, abandone o barco
Se o seu trabalho na internet está prejudicando a sua saúde – física ou mental – dê um tempo a si mesmo e fique longe das redes sociais um pouco.
Vá assistir um filme, passar um tempo de qualidade com a sua família. Conversar sobre assuntos mais leves com seus amigos.
Você não é o seu trabalho. E a opinião dos outros não te define. Acredite em você, cuide-se e tenha a certeza de que a internet estará do mesmo jeito quando você estiver pronta para voltar.
6. Seja paciente para viralizar no Instagram!
Quando vemos muitas pessoas tendo sucesso em uma rede social é natural querermos alcançar o mesmo lugar. Entretanto, é importante entendermos que cada jornada é individual. O que vai funcionar para você, pode não funcionar para outra pessoa e está tudo bem. Por isso é importante ser paciente e não invejar o coleguinha que conseguiu atingir números impressionantes.
A sua hora um dia vai chegar… Lembre-se que tudo acontece no tempo certo e que é melhor crescer devagar do que viralizar e as coisas saírem do controle.
Você já viralizou um vídeo no Tiktok? Me conta nos comentários como foi a sua experiência.
Aproveite também para nos seguir no instagram @acamisantos para mais dicas de empreendedorismo feminino e marketing digital.