Ao contrário do que muita gente ainda acredita, é possível sim ganhar dinheiro com blog. Mesmo que te digam que não, a verdade é que milhares (quem sabe milhões) de pessoas ganham bastante dinheiro com seus blogs de viagem e sustentam suas próprias vidas com seus ganhos do blog.
Não é nada fácil transformar isso em sua profissão, mas se você está interessado em adquirir independência financeira com algo que se ama, vou te ensinar como ganhar dinheiro com blog de viagens.
Antes de começar a te introduzir a todas as muitas formas de monetizar seu blog e vender serviços, me sinto na obrigação de dizer que não é nada fácil, muito menos rápido. Se você veio aqui buscando uma fórmula fácil e rápida de ganhar dinheiro, é melhor desistir!
Para se ter um blog você precisa entender que é necessária muita dedicação, estudo, fazer diversos cursos e talvez precise dividir a sua rotina de trabalho entre seu emprego CLT e seu projeto do blog até que ele possa se tornar sua única fonte de renda!
+Leia também: O que você precisa saber antes de criar um blog.
Abaixo eu dou várias dicas para você que quer se dedicar e aprender como ganhar dinheiro com seu blog de viagens!
Venda de produtos afiliados
Uma das principais fontes de rendas de vários blogs de viagens, inclusive é uma das maneiras que encontrei de monetizar meu blog de viagens Na Estrada com as Minas.
Venda de produtos afiliados significa ofertar em seu site produtos de outras empresas, como passagens, aluguel de carro, transfer, hospedagem, etc.
Muitas dessas empresas aceitam pessoas físicas como afiliados, mas existem outras empresas maiores que só fecham a parceria com pessoa jurídica, portanto você precisa ter um CNPJ.
Se você tem interesse em ofertar produtos de afiliado em seu blog, existem diversas formas de fazer isso. Atualmente há várias plataformas que oferecem uma gama bem grande de empresas para você se afiliar.
Segue alguns desses sites:
Outra forma é pesquisar diretamente as empresas que você gostaria de se afiliar para saber se eles possuem algum programa de parceria. Algumas empresas possuem uma forma de gerar seu link personalizado e você ganha comissão pela venda.
Ofereça serviços
Se você é bom em criar roteiros personalizados, ou de ensinar como buscar passagens aéreas, ofereça seus serviços e consultoria.
O mais interessante desse meio de monetização é que, dependendo do serviço que você oferecer, seus investimentos e gastos serão mínimos, ou quase nenhum – já que você pode oferecer um serviço de pesquisa de preços de pacotes, por exemplo, utilizando seu próprio celular, num WiFi que você já paga para fazer as buscas em períodos e sites estratégicos para você.
Alguns dos serviços mais buscados por clientes com blogueiros de viagens são as consultorias, onde os blogueiros ensinam a economizar, fazer as melhores buscas e mostram quais são os melhores lugares para se ir.
Roteiro personalizado, onde o blogueiro cria um roteiro de acordo com as preferências e perfil da família contratante e eles têm uma experiência de viagem personalizada preparada por um especialista.
Também é possível vender assessoria online, onde você fica disponível para seu cliente 24h por dia durante toda a estadia dele no destino em questão, caso ele tenha dúvidas ou precise de ajuda, dicas ou suporte.
Como ganhar dinheiro como redator freelancer
Vender artigos para outros blogs de viagem pode ser uma excelente maneira de começar a monetizar seu blog, criar uma rede de contatos e praticar técnicas de escrita, SEO, expandir o nome do seu blog quando divulgam seu nome com seus artigos sem pagar nada mais por isso.
Aliás, aprender técnicas de SEO garantem que seus posts pessoais e os vendidos sejam muito mais bem colocados nas buscas do Google e recebam muito mais reconhecimento. SEO significa Search Engine Optimization, trata-se de um conjunto de técnicas que melhoram seu desempenho e posicionamento em nos mecanismos de busca.
Você pode encontrar vagas para redatores freelancers em sites como os que deixarei disponíveis abaixo. Alguns deles pagam apenas em dólar inclusive!
Seguem os sites:
DICA: Um redator pode se especializar e escrever apenas sobre temas bem específicos. Eu contrato redatores que escrevem somente sobre Marketing e também contrato outros que escrevem apenas sobre viagens, por exemplo.
Você pode escolher a área com a qual mais gosta e se sente confortável em trabalhar e escrever sempre sobre assuntos que ama.
Outra dica é ter um portfólio para apresentar aos clientes. Seja de trabalhos publicados ou um blog pessoal para mostrar suas habilidades de escrita.
Como ganhar dinheiro vendendo suas fotos de viagem
Outra forma de fazer rendas, principalmente se você tiver habilidades com fotografia, é vender fotos de viagens que você fez. Mas nesse caso você precisa pensar que suas fotos devem cumprir várias regrinhas, incluindo as de não ferir direitos autorais alheios.
Então se você planeja vender fotos na internet, recomendo que preste atenção em diversas coisas ao redor:
- Evite fotos com muitas pessoas no fundo ou com rostos de desconhecidos aparecendo;
- Não tire fotos com nomes de marcas e grandes empresas muito visíveis;
- Fotos nítidas e bem enquadradas
- Fotos de altíssima qualidade. O comprador deve ter o direito de decidir em que tamanho ele baixará a imagem.
- Iluminação, enquadramento e outras técnicas.
É muito importante seguir esses passos para garantir o máximo de eficiência na hora de vender as suas fotos.
Horários bons de se fotografar paisagens são sempre durante o nascer ou o entardecer do sol. E opte sempre por luzes naturais, desde que não sejam
agressivas ao ambiente que se quer criar.
Às vezes é preciso esperar um momento melhor do dia para se fotografar ou testar formas diferentes de tirar uma foto de local, ou produto. Seja criativo!
Atualmente existem vários sites onde você pode fazer venda das suas fotos. É possível escolher um ou até todos e multiplicar seus ganhos.
Alguns desses sites:
- iStock
- Dreamstime
- Picfair.com
- Sciencesource.com
- GettyImages
- Shutterstock
- Storyblocks
Tenha várias redes sociais
Estar presente em várias plataformas te ajuda a multiplicar seus ganhos. Mas eu só te aconselho a fazer isso quando você já estiver dominando uma primeira (como o instagram ou o blog, por exemplo), e vá fazendo isso aos poucos.
Fique atento na necessidade de delegar tarefas. Às vezes você já está ganhando uma quantia de dinheiro com o blog e com parcerias no Instagram, mas está sobrecarregado de trabalho e não consegue expandir seu negócio se não delegar funções.
Plataformas como o Youtube pagam por visualização de vídeos, mas para isso você precisa ter 4 mil minutos de vídeos assistidos e 10k de inscritos.
Instagram não monetiza suas postagens, mas você pode ser pago para fazer posts através de parcerias e patrocínio.
O blog pode monetizar tanto com posts patrocinados, onde você é pago pra escrever sobre determinado produto ou serviço (pode ser uma hospedagem, por exemplo) ou com o Google Adsense, que insere propagandas no seu blog para que você seja comissionado por clique nesses anúncios.
Esses são somente alguns dos lugares onde você como blog pode (e deve) estar se pretende tornar esse um negócio rentável.
Monte uma lojinha
Uma das formas mais criativas é lançar uma lojinha de produtos exclusivos para seus fãs e leitores da página. Assim você cria uma conexão ainda mais íntima com eles.
Uma forma de entregar produtos de sucesso é vender jargões que seus leitores amam, itens de apelo sentimental e lembrancinhas que fazem seus seguidores se sentirem conectados com você de alguma forma, como um quadro que sempre esteve presente na parede do seu cenário de vídeos, por exemplo.
Alguns itens que fazem muito sucesso em lojinhas de viagens são: canecas, camisas com temas de viagens, necessaires, almofadas e travesseiros de pescoço, tapa olho para viagens, kit de higiene para levar na mala de mão e outros itens que seus clientes possam buscar no processo de viagem deles.
Lembrando que, para criar uma lojinha, o ideal é já ter uma audiência um pouco maior e engajada, que verdadeiramente “vista a camisa” do seu blog e sua marca. Busque entender os desejos desses seus seguidores antes de simplesmente sair vendendo produtos e acabar com seu investimento.
Com essas dicas e muita dedicação você com certeza conseguirá ter seu blog de viagens de sucesso! Se você ainda não tem um blog, recomendo que primeiro aprenda a como criar um blog antes de pensar em todas essas outras coisas. Um passo de cada vez!
Texto de: Yasmin
Olá, qual a marca de produtos para maquiagem você gosta
de usar, qual você acha que está mais em alta hoje
É muito bom encontrar conteúdos que agregam
conhecimentos.
Valeu!!!