Como ganhar seguidores no Instagram em 7 passos

A maioria dos produtores de conteúdo buscam ganhar seguidores no Instagram. Trabalhar com a internet é a profissão do futuro e vem atraindo a atenção de cada vez mais adeptos.

O que a maioria das pessoas não sabem é que não basta ganhar seguidores no Instagram, eles precisam ser reais e qualificados. Estarem dentro do escopo previamente planejado da sua persona.

Por isso, se torna tão difícil ter um perfil grande e bem engajado, por que demanda um planejamento estratégico que poucos profissionais estão dispostos a cumprir.

No entanto, se você é do tipo que quer ter um negócio rentável no Instagram, vai seguir esses 7 passos que vão te ajudar a conquistar mais seguidores no Instagram.

Como ganhar seguidores no Instagram

A maioria dos influenciadores digitais e empreendedores acreditam que ter muitos seguidores no Instagram resultará em muitas vendas.

E em certa medida, isso pode até acontecer, mas não é tão simples como as pessoas imaginam que seja. Não basta apenas criar uma conta e esperar chover seguidores.

Ter um público fake também não é recomendado. E apesar de o número de seguidores ser uma métrica de vaidade as empresas continuam dando extrema importância para eles – de maneira equivocada.

Ter uma grande audiência no Instagram é resultado de um planejamento estratégico bem executado, e a implementação de um conjunto de atitudes e ações positivas. Que fazem com que o público reconheça em você, alguém que eles confiam, portanto comprariam…

Assista ao vídeo completo com as 7 estratégias para ganhar seguidores no Instagram

Por isso, fizemos uma lista desse conjunto de ações que nos ajudaram a conquistar mais de 40 mil seguidores no Instagram sem investir 1 real em anúncios.

ganhar seguidores no Instagram

Conteúdo de Valor

O conteúdo de valor é a estrela do Marketing Digital em qualquer rede social ou canal de comunicação. É ele que vai te conectar com a audiência certa e que vai mostrar a sua autoridade para o mundo.

Esse conteúdo pode ser entregue em diversos formatos como: vídeos no IGTV ou fotos no feed e aulas ao vivo.

E ele precisa comunicar para a sua audiência algo que:

  • Faça a diferença na vida e no negócio dela (que ajude a solucionar um problema ou que evidencie pontos que podem ser melhorados).
  • Desperte a sensação de pertencer à uma comunidade (se sentir pertencente a uma tribo ou representada por um conteúdo é um dos sentimentos mais genuínos que existem e que vão te ajudar a estreitar os laços com o seu público-alvo)
  • Incentive a interação genuína entre os membros dessa comunidade (fortalecendo o networking)
  • Aguce a curiosidade (e incite a sua audiência a sair da zona de conforto)

Frequência

Quantos posts fazer por dia no meu Instagram? Eu recebo essa pergunta dezenas de vezes e sempre tenho duas respostas diferentes para essa pergunta. Ambas, dependem diretamente do objetivo e da disponibilidade de quem questiona.

Se você tem dificuldades de se organizar, se você se joga pra baixo o tempo todo com frases como “eu não consigo” ou “eu não posso“, se você tem dificuldades de colocar em prática seu conhecimento. Eu responderia que a frequência de postagem ideal é a que você consegue.

Não adianta eu recomendar que você poste no Instagram duas vezes ao dia, se você mal consegue publicar uma vez por semana.

No entanto, eu preciso te alertar que os seus resultados são um reflexo daquilo que você produz. Quanto mais você produzir conteúdo, maiores e melhores serão seus resultados.

Agora, se você está disposta a se comprometer com a produção de conteúdo, se organizar para agendar os posts e colocar pra fora todo o seu conhecimento sobre o seu nicho, então a minha resposta seria: poste todos os dias, pelo menos uma vez ao dia.

O máximo recomendado no feed são 3 vezes ao dia. Se você publicar mais do que isso, a audiência pode não aproveitar tanto o seu conteúdo.

Faça também pelo menos uma live por semana – duas se uma delas tiver convidados – e produza pelo menos de 3 a 5 stories diariamente.

Use Hashtags para ganhar mais seguidores

Uma outra forma de ganhar seguidores no Instagram é utilizar as hashtags corretamente em seus conteúdos. E para te ajudar nessa tarefa, separamos uma lista de boas ações para tomar com relação as hashtags.

Use hashtags relacionadas a sua publicação

Às vezes, na ânsia de ganhar seguidores, acabamos utilizamos algumas hashtags que não tem a ver com o nosso nicho ou a publicação em questão pelo simples fato de querer atrair pessoas através delas. O que eu sinto lhe informar, não vai funcionar e você ainda corre o risco de ter a sua conta bloqueada pelo Instagram.

Alterne as hashtags a cada publicação

Na maioria das vezes nos apegamos a determinadas hashtags pelo alcance que elas nos proporciona ou pela preguiça de buscar por novas.

E dessa forma acabamos repetindo a cada foto nova foto o mesmo pack de hashtags. E em algum momento o Instagram pode entender isso como spam e acabar bloqueando a sua conta. Por isso é importante alternar as hashtags a cada publicação.

Não utilize hashtags como muleta

As hashtags sozinhas não serão responsáveis por elevar o seu engajamento, elas precisam ser utilizadas como uma forma de impulsionar o seu conteúdo. Por isso, alterne posts com e sem hashtags para testar seu engajamento puro e simples. Você pode se surpreender!

Posts Compartilháveis

Todo mundo quer descobrir a fórmula mágica dos posts compatilháveis. Por que eles dão um “boooom” no seu perfil e ajudam a subir significativamente seu alcance, seu engajamento e consequentemente seus seguidores.

No entanto, fazer posts compartilháveis vão muito além de postar memes e frases motivacionais.

Os posts compartilháveis podem ser também informativos e relevantes e eles tendem a despertar na audiência também a sensação de serem representados por um conteúdo incrível.

São posts que precisam ser desenvolvidos com muita qualidade e que precisam chamar a atenção do público despertando a curiosidade e a admiração.

Interação Genuína

O Instagram é uma rede social, as pessoas estão lá para interagir com outras pessoas ou marcas. E por mais óbvio que isso pareça ser, a maioria dos usuários esquecem o motivo principal pelo qual a rede existe: interação.

Interagir com o conteúdo e a audiência de perfis similares ao seu, vai fazer com que esse público pré-existente e extremamente qualificado conheça a sua conta.

Algumas formas de interagir genuinamente com alguns perfis:

  • Através das hahstags (alguns perfis repostam fotos de seguidores que utilizam determinadas hashatgs)
  • Comentando em publicações que aparecem no seu feed
  • Participando de grupos de empreendedores do seu nicho

Entender as métricas do Instagram

Se você quer ganhar seguidores no Instagram e comeceçar a vender na internet, você precisa entender como funcionam e pra quê servem as métricas (insights), pois são elas que vão te ajudar a entender se as suas estratégias estão sendo efetivas.

Normalmente nos preocupamos muito com seguidores e os likes como números absolutos, no entanto essas duas métricas sozinhas não significam absolutamente nada. E não te ajudam a pagar boleto nenhum.

Por isso você precisa fazer uma análise mais profunda de como cada métrica pode te ajudar a conquistar objetivos diferentes.

As métricas mais importantes para quem quer ganhar seguidores são: visitas ao perfil, seguidores totais, seguimentos por fotos, impressões de hashtags, entre outras…

Definir metas para ganhar seguidores

Se você quer ganhar mais seguidores no Instagram, precisa definir metas para isso! E para definir suas metas, você vai precisar olhar as suas métricas, pois são elas que lhe darão os dados necessários para estabelecer objetivos de crescimento para o seu perfil.

Para consultar as suas métricas, siga esse passo a passo:

  • Entre em seu perfil;
  • Clique nos três tracinhos no canto superior direito;
  • Clique em Informações;
  • Na aba de publicações, clique em ver tudo;
  • Selecione uma data;
  • Escolha a opção começaram a seguir.

Com esses dados, você consegue ter uma ideia de quais tipos de conteúdos te trazem mais seguidores. Assim, você pode replicá-los ao longo do mês, quantas vezes forem necessárias para alcançar sua meta de seguidores.

Conclusão

Neste artigo você aprendeu a ganhar seguidores no Instagram em 7 passos.

Para ter êxito, o ideal é que você utilize essas técnicas ao mesmo tempo. Desse modo, você potencializará o alcance e a entrega das suas publicações.

Compartilhe esse post em suas redes sociais e ajude esse blog a crescer.

Siga-nos no Instagram @sejaceo | Entre em nosso canal do Telegram

1 Comment

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: