Imagina você ser uma das atrações principais de um dos filmes mais comentados da atualidade e não ser convidado para festa? Isso aconteceu com Tobey MaGuire e Andrew Garfield, estrelas confirmadas no novo filme do Homem-Aranha: sem volta pra casa, que não puderam ir às premières do filme para não estragar o suspense e dar o spoiler do ano antes do tempo.
O que há muito vinha se especulando, finalmente se confirmou. Ontem foi a pré-estreia de Homem-Aranha: sem volta pra casa e claro que nós estaríamos na primeira sessão da pré-estreia.
Cinema lotado, muita expectativa no ar, que se tornou rarefeito em muitos momentos durante o filme. Com aparições que nos deixaram de queixo caído, as frases mais clichês da franquia e uma onda de emoção entre as cenas, Homem-Aranha se tornou sem dúvida um dos melhores filmes de super-heróis lançados até hoje.
Para além de toda grandiosidade do filme, hoje vamos destrinchar o marketing criado para promovê-lo e como as estratégias falharam e deram certo à medida que tiveram que enfrentar os obstáculos do vazamento.
O marketing original de Homem-Aranha: sem volta para casa era outro
Em entrevista recente, o ator Tom Holland revelou que inicialmente os planos de marketing eram completamente diferentes do que foi apresentado.
De acordo com o ator, a ideia era fazer o público acreditar que o filme seria sobre uma guerra civil entre o Dr. Estranho e o Homem-Aranha.
Estratégia que falhou miseravelmente quando vazaram as imagens dos vilões, que confirmavam que a história do último filme da trilogia com o Tom como protagonista trazia de volta vilões de outros filmes da franquia.
E confirmava também a teoria de que esse filme seria sobre o famoso e tão aguardado multiverso.
Buzz em torno do filme
A partir daí começou a circular um buzz muito forte e a surgir diversas teorias de quem mais poderia aparecer no filme.
Será que teríamos o grande encontro dos três intérpretes do Homem-Aranha, mesmo vivendo em espaço e tempo diferentes?
Era a pergunta que todos se faziam. Durante meses só se falou disso. Especulações sobre quais outros personagens de outros universos poderiam aparecer.
A dificuldade de conter um vazamento
As porteiras da especulação estavam abertas e a internet estava tomada de teorias sobre o filme. Até que vazou uma foto que confirmava a presença do ator Andrew Garfield com uma parte do uniforme do Homem-Aranha no set de filmagens.
O fandom foi a loucura, um grande sonho começava a tomar forma.
Até que…
A Sony começou a apagar as fotos publicadas que mostravam Andrew nos sets. E o que era só uma teoria de fã, passou a ter um embasamento mais sólido.
Afinal, porque a Sony se daria ao trabalho de apagar as milhões de fotos disponíveis na internet se fossem fake?
A resposta é simples: por que a foto não era fake e o Andrew estava realmente gravando cenas do filme. Isso abria um novo leque de possibilidades. Já que o Andrew estava confirmado, ainda que não-oficialmente existiam grandes chances do Tobey também fazer uma pontinha.
O que levou os fãs e a mídia a falarem ainda mais do filme. Tornando-o assim o mais aguardado do ano.
O silêncio ensurdecedor dos envolvidos
Mesmo com todos os indícios de que o filme seria sobre o multiverso, tanto a Sony, quanto a Marvel ficaram em silêncio sobre a confirmação. Os fãs ficaram cada vez mais ansiosos, fuçando em cada canto da internet atrás de informações.
A Sony com todas as forças para conter os vazamentos até começarem as Premieres. Eventos de divulgação do filme que sempre contava com o casal da vez: Tom Holland e Zendaya, entre outros artistas e produtores. Porém tinha uma falta lá. Uma não, duas; Tobey e Andrew.
É compreensível que eles não tenham aparecido para não dar o spoiler do ano. Mas deve ter sido um grande desafio manter silêncio durante todo esse tempo. Segurar a ansiedade de contar para todo mundo que eles estavam de volta.
Desse lado daqui, não foi diferente. O desespero de ver que em cada evento eles não apareciam, fez com que todas as especulações e teorias fossem nada mais que uma mentira bem contada.
Muitos disseram também que os vazamentos foram obra da própria Sony, responsável pelo marketing do filme. Com a intenção de justamente gerar esse buzz.
Intencionalmente ou não, o buzz funcionou muito bem esgotando rapidamente os ingressos para a pré-estreia mais aguardada do ano!
Relação de confiança em Homem-Aranha sem volta para casa
Com todos os acertos e falhas do marketing, não se pode negar que no mundo inteiro Homem-Aranha: sem volta pra casa está tendo um sucesso estrondoso. O que já era esperado por diversos motivos.
Apesar de não ser um dos heróis mais famosos do MCU, o Homem-Aranha sempre teve sua parcela fiel de fãs.
Era um dos grandes filmes lançados no cinema após algumas flexibilizações na quarentena.
E para completar todas as teorias e especulações que giravam em torno do filme fizeram aumentar as expectativas de milhares de fãs e críticos de cinema.
No entanto, tudo isso só foi possível porque a equipe de todo filme trabalhou na base da confiança – e, provavelmente, com um contrato de confidencialidade de alguns milhões. Eles aceitaram guardar durante meses um dos maiores segredos de Hollywood para um lançamento. Mesmo com toda a expectativa e ansiedade a milhão.
+Leia também: Quem aparece em Homem-Aranha: sem volta para casa?
Review do filme Homem-Aranha: sem volta para casa
Mesmo não tendo assistido aos primeiros filmes da franquia com Tom Holland e Andrew Garfield resolvi arriscar e comprar a pré-estreia de Homem-Aranha: sem volta pra casa.
Eu até tentei assistir O Espetacular Homem-Aranha, primeiro filme com Andrew Garfield, mas a HBO Max dificultou um pouco a minha vida com uma sequência de travamentos sem fim.
E apesar de ter assistido aos primeiros filmes com Tobey quando ainda era adolescente, foi impossível não sentir nostalgia ao ver que o Homem de Areia e o Doutor Octopus. E lembrar de quando o Peter Parker ainda era um fotógrafo desajeitado e aluno promissor.
O filme começa com a grande confusão causada por Mistério, que revelou no filme anterior a verdadeira identidade do Homem-Aranha: Peter Parker. Que agora precisa lidar com as consequências de sua vida dupla.
Ao perceber que suas escolhas atrapalharam não só suas chances de entrar na faculdade, como também as vidas de seus dois melhores amigos, MJ e Ned, Peter tenta reverter a situação recorrendo a um velho conhecido: Doutor Estranho.
Que apesar de não ter mais a jóia do infinito, que o possibilita voltar no tempo, tinha conhecimento de um feitiço que poderia ajudar Peter.
Na tentativa de consertar as coisas, Peter pede que Doutor Estranho lance o feitiço, mas após algumas interferências o que poderia dar certo começa a sair do controle.
Abrindo espaço para o Multiverso chegar até o Homem-Aranha de Tom Holland.
Se você não quiser receber nenhum spoiler do filme, sugiro que para a leitura por aqui.
Preciso ter assistido a todos os filmes para ver Homem-Aranha: sem volta para casa?
O ideal seria se você tivesse assistido porque você pode perder uma referência ou outra, mas nada dramático. Então não, não precisa ter assistido a todos os filmes para ver Homem-Aranha; sem volta para casa.
Até porque o filme explica o suficiente sobre o que aconteceu em Endgame, com Tony Stark e os vilões de outros filmes que aparecem conforme vão sendo capturados vão tendo parte da sua história revelada.
Inclusive, conforme nos encaminhamos para a luta final, os próprios Peters falam um pouco mais de suas aventuras com seus respectivos vilões.
O Tobey MaGuire e o Andrew Garfield realmente aparecem no filme?
Sim!
E ao contrário do que parecia, eles não fazem apenas uma pontinha no final do filme em uma luta épica.
Eles entram em momentos diferentes, para que o público dê ao seu ídolo a atenção necessária e trocam afetos entre si em momentos emocionantes!
Uma das cenas mais marcantes é quando o Peter de Tobey conta que não conseguiu salvar seu Tio Ben e o Peter de Andrew completa dizendo que não conseguiu salvar a sua Gwen, ao tentarem consolar o Peter de Tom após a morte da Tia May.
Outra cena marcante que tirou boas gargalhadas do público foi a que eles reproduziram o famoso meme da internet de três Homens-Aranhas aponto um para o outro.
Dentre toda essa interação, o Andrew chama a atenção por sua personalidade mais emotiva, enquanto o Tobey se destaca por não ser tão tecnológico, o tom que eles dão para o personagem é de uma nostalgia muito boa.
O filme foi como um todo foi recheado de acertos e distribuiu de maneira muito equilibrada os holofotes para cada Peter e seus respectivos vilões.
Caracterização do filme
MJ
Uma das coisas que não gostei muito foi o visual da Zendaya, que me passou uma sensação de relaxamento.
Ela, que no mundo real é referência de tendências, adotou uma personagem com cara de sofrida e looks que remetiam a roupas encontradas nos achados e perdidos da escola.
Um colega até questionou se ela estava adotando uma postura fora dos padrões estabelecidos pelo machismo e se vestindo como uma adolescente. Que para mim, soa nada mais, nada menos que um tipo de padrão também.
Me assusta ver a única protagonista da franquia não branca deixando tanto a desejar na caracterização. Reforçando o estereótipo de que mulheres fortes (leia-se não brancas) querem se afastar a todo custo do padrão “feminino”, se aproximando mais do desleixamento do que de um estilo original.
Homem-Aranha
Uma grata surpresa que os fãs podem ter no filme, é ver o Peter Parker de Tom – que usa um uniforme tão estiloso e tecnológico, voltar às origens do primeiro filmes (com Tobey Maguire) adotando um visual bem parecido com o do primeiro filme.
Conclusão
Não dá para negar que Homem-Aranha: sem volta para casa é um dos melhores filmes do ano e um case de sucesso no quesito marketing que deu certo!
Acredito que o hype do filme perdure por muito tempo e talvez agora, eles até invistam em uma divulgação com os atores que por meses se mantiveram escondidos.
Como foi o caso da Marvel que divulgou um pôster com as três versões do Homem-Aranha.
Eu fiquei muito feliz com o desfecho e toda a repercussão do filme e estou louca para assisti-lo novamente.
Me conta aqui nos comentários o que você achou desse encontro épico que Homem-Aranha: Sem volta para casa promoveu dos três Peters e seus respectivos vilões.