fbpx

No artigo de hoje, abordaremos sobre como a Tecnologia tem influenciado no marketing das empresas e como os empresários têm aproveitado essa nova fase tecnológica para expandir seus negócios.

Se analisarmos o marketing há um tempo, ele não era um sistema com tanta interação. O papel do cliente era passivo, ou seja, ele só ouvia e quase não era ouvido. A empresa só bombardeava os clientes com muitas propagandas, mas não ouvia o que o cliente gostaria de dizer e nem entendia suas necessidades.

As informações transmitidas e a forma de transmissão eram bem diferentes. A preocupação era apenas encher os clientes com muitas propagandas por meio de televisão, rádio, jornais e revistas.

Porém, a tecnologia acabou revolucionando o marketing e trouxe uma nova forma de realizar essa interação, o marketing digital, sem dúvidas. Atualmente, é o cliente que diz o que ele quer e como quer.

Se as empresas utilizarem as estratégias corretas, o marketing digital fará toda a diferença no crescimento e no faturamento da empresa.

Veja Também: Dicas para montar a Bio perfeita para o Instagram.

A tecnologia detalhando o portfólio

As compras virtuais aumentam a cada dia mais, porém algumas pessoas consideram que a experiência não é tão perfeita quanto a realizada em lojas físicas. Isso porque, no modo virtual, o cliente não poderá interagir com o produto que deseja.

A tecnologia fará toda a diferença e pode tornar essa experiência a mais perfeita possível. Para isso, a empresa precisa ter alguns cuidados na hora do cadastro dos produtos na página da loja.

A descrição deve ser detalhada. Quanto maior o número de informações, melhor o cliente poderá idealizar e ter um produto mais próximo da realidade.

A utilização de vídeos e fotos também são importantes para os clientes. Produtos mais complexos podem inclusive ter vídeos que ajudem o cliente a manusearem e utilizarem da maneira correta.

Toda a utilização dessa tecnologia impulsiona o cliente a finalizar a compra. Isso porque no comércio eletrônico os clientes desistem da compra facilmente, qualquer dúvida faz com que ele abandone a compra.

Ter uma comunicação eficiente também facilita. Através de um simples chat, o cliente pode sanar alguma dúvida que lhe impedia concluir a compra.

Salve esse post no Pinterest para consultá-lo sempre que tiver dúvidas sobre como a tecnologia pode impactar no marketing da sua empresa.

tecnologia

A tecnologia gerando um conteúdo relevante  

Um dos grandes aliados do comércio eletrônico é o marketing de conteúdo. O cliente quer mais que um produto, ele quer que a empresa lhe ofereça informações e conteúdo interessante. Essa produção de conteúdo faz com que a empresa mostre ao cliente o quanto ela entende do tema e trará a solução ao cliente.

Esse conteúdo chegará ao cliente por meio da redação de artigos em sites e blogs, postagens em redes sociais, vídeos e até a produção de ebooks.

Por exemplo, existem sites de análise de smartphones, eles tiram as possíveis dúvidas sobre determinados celulares e em seguida dá o veredito se é vantajoso comprá-lo. Isso, além de ajudar o consumidor, gera certa autoridade no assunto e até consegue realizar vendas.

A produção de conteúdo diversos faz com que o lead aumente na jornada de compra, pois o cliente pode aprofundar o conhecimento daquele conteúdo e até mesmo deixar os seus dados pessoais para obter mais informações.

A tecnologia e as redes sociais

Toda essa interação só se torna possível com o uso da tecnologia e principalmente através da criação de um perfil da empresa nas principais redes sociais.

As redes sociais são consideradas as principais ferramentas do marketing digital. Elas são o elo mais forte entre empresa e cliente.

Para isso a empresa deve conhecer bem o seu cliente e jamais utilizar as plataformas digitais como somente um grande balcão de vendas. Além de propagandas, o principal conteúdo das redes sociais são postagens que trazem relevância ao seu público-alvo.

Utilização do e-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta tecnológica utilizada para enviar mensagens para um grupo de contato. O conteúdo pode ser de caráter educacional, transacional, informativo, de vendas ou um conteúdo influenciador em determinada negociação.

Além de propagandas, esses e-mails podem entregar notificações aos clientes, como ebooks, vídeos e até workshops ou cursos online.

É importante ter uma comunicação bem ativa com os clientes e clientes em potencial. Porém, é necessário ter cuidado para que não envie mensagens demasiadamente de modo que os clientes desativem esse canal.

Parcerias

A tecnologia também proporcionou que as empresas e redes sociais formassem grandes parcerias.

Por meio de Youtubers, blogueiros, influencers digitais e instagramers as empresas realizam parcerias. Isso porque esses influenciadores possuem muitos seguidores e influência sobre eles.

Um bom exemplo dessa parceria é a distribuição de cupons e promoções exclusivas aos clientes que comprarem por meio da indicação destes perfis.

Fidelizar o cliente por meio de bonificações

Fidelizar um cliente é fazer com que ele torne a realizar novas compras, mesmo existindo outras opções concorrentes.

Além da qualidade do produto ou serviço prestado, é necessário que as empresas invistam em um diferencial. É uma dessas formas de fidelização é por meio de bonificações, ou seja a empresa libera promoções e cupons de desconto virtuais aos clientes

Esses cupons de descontos virtuais têm por objetivo incentivar o cliente a realizar compras. A função de cada um deles é influenciar o cliente, fazendo-o acreditar que ele terá uma vantagem se realizar a compra. 

Geralmente as empresas liberam estes cupons em determinadas situações, como por exemplo, cupom virtual para a primeira compra, a fim de incentivar que os simpatizantes da marca se tornem clientes. Ou ainda cupom para a segunda compra, para solidificar a relação entre empresa e cliente.

A empresa pode utilizar o e-mail marketing ou pode contratar empresas que oferecem o serviço de cupons. A criação de sites especializados em cupons é fruto do uso da tecnologia no marketing digital.

Conclusão

Mas, para as empresas ingressarem nessa nova forma de comunicação com os clientes, os empresários devem entender o que é marketing digital, qual sua importância e como ele se tornou primordial para a empresa alavancar suas vendas.

Também é imprescindível que a empresa adeque as estratégias conforme a sua necessidade e o momento de seu negócio.

Agora me conta aqui nos comentários como você usa a tecnologia no marketing da sua empresa?

Comente a sua dúvida

%d blogueiros gostam disto: