Um recurso que alguns telefones Android possuem há anos, mas ainda falta nos iPhones, é o carregamento sem fio reverso. Isso permite que você use seu telefone como um carregador sem fio para outros dispositivos, e é algo que um futuro iPhone – talvez até o iPhone 15 – pode permitir.
Isso é de acordo com fontes que conversaram com 9to5Mac, que afirmam que a Apple está trabalhando no recurso. Na verdade, aparentemente estava planejado para o iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max, mas atrasos de engenharia fizeram com que perdesse o prazo de inclusão.
As fontes não dizem especificamente que está chegando à série iPhone 15, mas se já foi planejado para a linha iPhone 14, isso certamente parece possível. Atualmente, porém, eles estão apenas dizendo que agora está planejado para um futuro iPhone.
Se realmente for lançado, parece que pode ser um recurso exclusivo dos modelos Pro – ou talvez do iPhone 15 Ultra, se esse telefone existir.
Aspectos do desenvolvimento atual aparentemente incluem uma interface de usuário especial com animações na tela e efeitos sonoros, para que você saiba quando o carregamento sem fio reverso começou. A Apple também está trabalhando em um novo firmware para gerenciar as velocidades de carregamento, dissipação de calor e eficiência de carregamento.
As preocupações com as velocidades de carregamento e a dissipação de calor são aparentemente o grande motivo pelo qual esse recurso foi retido, e as fontes observam que, embora o carregamento sem fio reverso ainda esteja sendo trabalhado, há uma chance de atrasar ou até mesmo ser abandonado. Portanto, não há garantia de que um futuro iPhone poderá carregar sem fio seu Apple Watch ou AirPods.
Não são os primeiros sinais da existência de carregamento sem fio reverso
Esta não é a primeira vez que ouvimos falar de um iPhone com carregamento sem fio reverso. Na verdade, a empresa entrou com vários pedidos de patente relacionados, um deles datado de 2015.
Também houve uma série de vazamentos em torno do recurso, incluindo uma alegação de que ele estava programado para estrear no iPhone 11.
Isso, claro, não aconteceu, mas há sinais de progresso. Por um lado, o MagSafe Battery Pack pode ser carregado sem fio por um iPhone – embora apenas quando o próprio iPhone estiver conectado.
O relatório do 9to5Mac também observa que os registros da FCC (Federal Communications Commission) de 2020 sugerem que o iPhone 12 possui algum hardware necessário para carregamento sem fio, embora o recurso nunca tenha sido ativado.
É estranho que a Apple esteja lutando tanto com um recurso que muitos dos melhores telefones Android têm há anos, mas esperamos que os problemas sejam resolvidos em breve.