fbpx

Marketing de Afiliados: como começar (Passo a Passo para iniciantes)

Você provavelmente já foi seduzido pela promessa de: fazer dinheiro enquanto dorme. E deve ter se perguntado se realmente isso é possível. Por isso, hoje…

by 

Você provavelmente já foi seduzido pela promessa de: fazer dinheiro enquanto dorme. E deve ter se perguntado se realmente isso é possível. Por isso, hoje eu vim tirar todas as suas dúvidas sobre Marketing de Afiliados. O tipo de marketing que vem possibilitando muitas pessoas viver de internet.

O Marketing de Afiliados é muito popular entre os criadores de conteúdos e infoprodutores. E é possível faturar alto revendendo produtos de outras pessoas/empresas. Para se dar bem nesse ramo, é preciso estudar estratégias de divulgação e vendas. Definir nicho e público-alvo. Além de criar conteúdos de qualidade sobre os produtos a serem vendidos.

Reunindo um bom público de leitores/consumidores do seu conteúdo e somado a um bom produto, essa pode ser a fórmula do seu sucesso no ramo dos afiliados. Vamos descobrir como ganhar dinheiro com o marketing de afiliados?

O que é o Marketing de Afiliados e como funciona?

Marketing de Afiliados é o nome dado ao tipo de marketing onde é possível ganhar uma comissão em cima da venda de produtos de outras pessoas/empresas. Você pode ser afiliado de um nicho específico, ou revender vários tipos de produtos, e ganhar uma parte da receita de cada venda que você fizer.

De acordo com o Wikipedia, existem 4 pilares que compõe o Marketing de Afiliados, que são: o criador (comerciante), o afiliado, o consumidor e a rede. E para lucrar nesse ramo, é preciso estudar e aprender sobre esses pilares. Antes de decidir qual lado será mais lucrativo para você.

marketing de afiliados, o que é e por onde começar

O criador (comerciante)

Aqui, estamos falando da pessoa/empresa que cria o produto que será revendido. Qualquer um pode criar um produto e disponibilizá-lo para venda de afiliados. No entanto, é preciso ter em mente que nesse lado da equação você terá que arcar com todos os custos de produção e distribuição do produto ou serviço que estão sendo revendidos.

O trabalho do comerciante vai além de desenvolver o produto, ele também precisa encontrar os parceiros certos para revendê-lo.

Se você quer ser um comerciante, saiba como criar um e-book no Canva e vendê-lo na internet.

O afiliado (parceiro)

O afiliado precisa convencer seu público de que o serviço que ele está ofertando vale a pena ser consumido. E é aqui, onde, em alguns casos, que o Marketing de Afiliados se funde ao Marketing de Conteúdo.

Por que para convencer a sua audiência, o afiliado precisará criar conteúdos que tiram as dúvidas (objeções) dos potenciais consumidores. O conteúdo pode ser trabalho em blogs, sites, além das redes sociais.

Não é obrigatório ser um produto de conteúdo para ser um afiliado. É possível ganhar dinheiro revendendo os produtos apenas por indicação como, por exemplo, pode ser o caso de uma agência de viagens. Você pode revender pacotes de seguro viagem ou de passeios dentro da sua agência.

O consumidor

Ele é o responsável por fazer o sistema de afiliados girar. Sem o consumidor, não haverá nenhuma comissão a ser recebida.

Por este motivo, o afiliado precisa se esforçar para encontrar os consumidores certos para os tipos de produtos que ele está revendendo. Nos canais corretos. Utilizando do marketing digital para atrair a atenção de compradores.

Por uma questão de transparência, e importante informar ao consumidor que você receberá uma parte da comissão daquela venda. E vale ressaltar que essa transação não gerará encargos extras para o comprador.

A Rede

Em alguns casos, a rede vai funcionar como um intermediário entre um comerciante e o afiliado. Como é o caso, por exemplo, da Rede Brasileira de Blogs de Viagem (RBBV). Ela é responsável por negociar condições de pagamentos mais atraentes para os blogs associados.

A rede, serve também como uma base de dados, que reúne uma infinidade de produtos, de diversos criador. Como é o caso da Hotmart também. Facilitando assim o processo de escolha do afiliado.

Benefícios do Marketing de Afiliados

A principal vantagem do marketing e afiliados é ser uma via de mão dupla. Beneficiando tanto a empresa (quem desenvolve o produto e aplica a solução), quanto para o afiliado (que revende o serviço ou produto).

Além disso, esse tipo de marketing tem muito potencial para a venda, já que não é invasivo. Mas sim, relevante para o público que consome o conteúdo dos criadores.

Logo, a resistência dos potenciais compradores é mínima, já que através do conteúdo, o criador mostra os benefícios de adquirir tais produtos.

Além do mais, se associar a programas de afiliados não demanda nenhum tipo de investimento inicial para o afiliado. O que facilita a entrada dos influenciadores.

E também é um marketing que se adapta a praticamente todos os canais. Fazendo com que o criador de conteúdo obtenha receita nos canais em que nutre um melhor relacionamento com o público.

O que um afiliado precisa saber?

Muitas pessoas são atraídas para esse mercado por considerar uma forma de ganhar dinheiro fácil. Até por que algumas outras pessoas vendem essa ideia, mas para trabalhar como afiliado é preciso manter os pés bem firmes no chão. E entender que é um trabalho que demandará estudo e dedicação como qualquer outro.

Se você é um afiliado iniciante, provavelmente se sentirá seduzido a escolher os produtos com maior comissão ou os mais vendidos do mercado, sem levar em consideração a alta concorrência.

Para ter sucesso no marketing de afiliados você precisará conhecer o produto por dentro – se for preciso, compre-o para conhecer seus principais pontos fortes e fracos. Antes de querer vendê-lo a torto e a direito por aí.

Como trabalhar com Marketing de Afiliados?

Existem apenas três estratégias para trabalhar com marketing de afiliados, que são:

  • divulgação dos links de afiliados em blogs e redes sociais
  • anúncios pagos no Google e nas redes sociais
  • venda direta para clientes

Contudo, algumas empresas não permitem a compra de termos no Google Ads diretamente ligados a elas. Como é o caso do Hotel Urbano. Bem como também não é permita a veiculação de anúncios que redirecionem para os sites da mesma. Sob pena de banimento e vendas canceladas.

Em vista disso, é preciso estudar com cautela a estratégia a ser utilizada, além de claro, conhecer as regras e os termos de uso de cada programa de afiliados.

É possível ganhar dinheiro como afiliado?

Essa era a pergunta que eu me fazia em 2018 enquanto criava conteúdo para o meu site de viagem. Eu já havia lido milhares de artigos sobre o assunto, mas ainda não tinha visto a cor do dinheiro.

Até que um dia, depois de criar inúmeros conteúdos sobre viagens, resolvi checar como andavam os cliques dos meus links de afiliados. E, para a minha surpresa, tinha mais de R$ 500 no painel esperando para ser sacado.

Eu lembro que na hora entrei em choque, não estava acreditando que finalmente tinha feito minhas primeiras vendas pelo blog – para pessoas que nunca vi na vida. Foi só quando o dinheiro caiu na conta que eu me dei conta de que sim, é possível ganhar dinheiro trabalhando com marketing de conteúdo e marketing de afiliados.

Quanto ganha um afiliado digital?

Depois que eu descobri que era possível ganhar dinheiro com marketing de afiliados, fui atrás de outros produtores de conteúdo para averiguar quanto era possível ganhar divulgando os links de afiliados. E me surpreendi ao descobrir que existem influenciadores ganhando entre 10 a 20 mil reais como afiliado.

Como é o caso da Bárbara Nassar, do bloga.ai, que já faturou mais de 29 mil com apenas um programa de afiliados, vendendo através do seu blog.

Como fazer a primeira venda como afiliado em até 24 horas?

Para realiza a sua primeira venda como afiliado em até 24 horas, você precisará ter um público muito quente, ou seja, uma audiência que queira o produto do qual você é afiliado.

Os grupos do facebook podem te ajudar a realizar a primeira venda como afiliado. Isso por que, geralmente os grupos são sobre assuntos muito específicos. E muitas pessoas, ainda jogam suas dúvidas em determinados grupos. Só esperando alguém aparecer milagrosamente com a solução. Diante disso, os grupos do facebook podem ser uma mina de ouro para quem deseja trabalhar como afiliado.

Ainda assim, vale ter cuidado para não panfletar nesses grupos e ser taxado como spam -e talvez até ser banido.

Qual é a melhor plataforma de Afiliados que existe?

Atualmente, a Monetizze é uma das maiores plataformas de programas de afiliados do Brasil. Eleita duas vezes (em 2017 e 2018) como a melhor plataforma de infoprodutos pelo público do Afiliados Brasil – o maior evento de marketing de afiliados do país.

Como criar um site para ganhar dinheiro com Marketing de Afiliados?

Para criar o seu site e começar a vender com seus links de afiliados. Você deverá contratar um plano de hospedagem para ser a casa do seu site. E guardar todos os dados do seu blog. É possível contratar planos a partir de R$ 9,89 por mês e ainda ganhar 01 de domínio grátis.

Nesse tutorial você pode conferir o passo a passo para criar um blog profissional no WordPress.

Agora me conta aqui nos comentários, você já trabalha como afiliado? Quais são as suas principais dúvidas sobre esse ramo de atuação?

Comente a sua dúvida

%d blogueiros gostam disto: