Melhores horários para postar nas redes sociais

Se você está construindo seu conteúdo nas redes sociais, o melhor horário para cada postagem nas redes pode ser importante de entender. Mas além dos horários é importante também entender o propósito de cada rede social para utilizar os formatos corretos.

Melhores horários para postar no Instagram

Vamos começar com a rede social queridinha dos brasileiros. O instagram é acessado diariamente por 70% das empresas que estão no digital, isso sem contar os usuários pessoa física.

Difícil hoje em dia imaginar algum nicho ou segmento do mercado que definitivamente não precise estar nessa rede, nem que seja apenas com conteúdo institucional, somente para construir um território.

A rede social das fotografias e vídeos tem um painel com diversas informações sobre o público, interações e publicações de cada perfil. E nesses dados, existe a informação de qual o melhor horário para o seu perfil de acordo com o horário que o maior número de seguidores está online. Mas de um modo geral, os melhores horários costumam ser: 9h, 12h, 18h e 20h.

Melhores horários para postar no Facebook

O Facebook é a rede social em conjunto com o Instagram no grupo Meta, então as postagens costumam ser feitas no mesmo horário por questões de agendamento e organização das demandas.

O sistema desenvolvido para esse agendamento de publicações, chamado Meta Business Suite, exibe também os melhores horários de posts para ambas as plataformas: Facebook e Instagram. Então, é mais facil saber qual o horário ideal para cada plataforma e ainda é possível agendar a postagem em horários diferentes para cada uma. Mas de um modo geral, o melhor horário para postar nesta rede é às 11h e 17h.

O Facebook é ideal para empresas que têm a persona com hábito de consumo de grupos e conteúdos por lá. Geralmente público acima de 45 anos.

Melhores horários para postar no LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social voltada para negócios B2B (business to business). Então se sua empresa vende produtos e serviços para outras empresas, considere criar e movimentar seu perfil por lá. Os melhores formatos para essa rede são os textões compartilhando experiências, contando histórias, fotos da equipe trabalhando, vídeos institucionais e infográficos.

Essa rede permite que você construa sua autoridade corporativa perante outras empresas. O melhor horário para fazer as postagens é entre 8h e 10h. Pois esse é o horário que as pessoas estão organizando as demandas do dia e tem tempo e verificar as atualizações na rede social.

Melhores horários para postar no Twitter

O Twitter é uma rede social que traz as tendências e os assuntos mais falados do momento. Se você quer uma presença mais dinâmica aconselho que esteja por lá.

Para essa rede social, os melhores horários de postagem são pela manhã das 9h às 11h. Quarta-feira é o melhor dia para postar novidades.

É uma plataforma conhecida e muito usada para reclamar das marcas e empresas, então é importante manter uma conta por lá e acompanhar tudo que falam sobre o seu negócio. Um processo de gestão de crise pode se iniciar por lá.

Melhores horários para postar no Pinterest

O Pinterest se tornou uma rede de busca muito relevante quando se trata de fotos e imagens em geral. O algoritmo é muito inteligente e faz uma leitura até as cores das imagens para te apresentar os melhores resultados de acordo com suas buscas e gostos.

O SEO (Search Engine Optimization) é forte por lá, por isso além do melhor horário para postar, é preciso saber como postar e otimizar os conteúdos para que sejam mais facilmente encontrados na busca orgânica. Abuse das palavras-chave relevantes que estejam relacionadas com o conteúdo.

É uma das plataformas com maior fluxo de tráfego orgânico para outros sites e outras redes. Lá a entrega de conteúdo orgânico ainda tende a ser bem relevante e massiva.

Se você tem um negócio artesanal ou no nicho da beleza, esta rede social é altamente recomendada.

Para esta rede, o melhor horário de postagem é entre 20h e 23h. Lembrando que essa plataforma oferece a opção de agendamento da postagem, então você não precisa esperar o horário ideal, basta deixar programado.

Melhores horários para postar no YouTube

O YouTube completa a tríade das plataformas de busca com base em SEO: Google (textos), Pinterest (imagens) e YouTube (vídeos).

Essa rede se tornou uma excelente enciclopédia de tutoriais de absolutamente TUDO que imaginar. E por isso tem milhares de usuários brasileiros passando por lá diariamente. Se sua empresa tem algo a ensinar sobre o produto ou serviço a venda, talvez lá seja a melhor rede para criar um conteúdo de tráfego orgânico para seu site de vendas.

Para esta a rede o melhor horário para publicar um vídeo é 19h e 22h, principalmente se for para lives. Inclusive, considere fazer algumas lives para construção de autoridade se o seu objetivo é vender infoprodutos relacionados a algum curso.

Melhores horários para postar no TikTok

O TikTok é a rede social mais recente dentre todas essas listadas. O algoritmo funciona bem diferente das outras redes e a entrega de diferentes tipos de conteúdos é bem homogênea. Não acontece de você ficar recebendo vídeos com mesmo áudio viral na sequência.

As empresas mais antenadas (mesmo com cultura conservadora), estão migrando para esta plataforma que já recebe a visita de milhares de brasileiros diariamente. Os conteúdos de dancinhas já diminuíram proporcionalmente em relação aos outros tipos de conteúdo. Existe muita cultura e vendas feitas por lá. Inclusive o TikTok Ads, a plataforma de anúncios, está crescendo a cada dia que passa.

Para essa rede, considere postar entre 11h e 17h, é o horário de usuários mais ativos.

Agora, basta colocar em prática!

Avalie seus produtos e serviços, estude o objetivo e formato de cada uma dessas redes e elenque aquelas que mais tenham compatibilidade com seu negócio. Não queira estar em todos os lugares. Esteja apenas onde seu publico-alvo está.

Poupe recursos e energia para gerar conteúdo relevante apenas nos canais que realmente fazem sentido para você, sua empresa e seu consumidor. Agora que você já entendeu como funcionam os formatos e os melhores horários, trace uma estratégia, adapte seus conteúdos para cada uma delas e tenha sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: