Ser influenciadora digital, nos últimos anos, se tornou a profissão dos sonhos de muitas pessoas. E com o crescimento do marketing de influência, as marcas se beneficiaram firmando parcerias com criadores de conteúdo com audiências relevantes. No entanto, elas são extremamente rígidas na escolha de seus parceiros. Por isso, separamos uma lista com 10 motivos para marcas não firmarem parceria com você.
Contudo, nem só de recebido se vive uma influenciadora. Isso por que a concorrência rapidamente cresceu e as marcas tiveram que começar a selecionar com um pouco mais de cuidado as influenciadoras com se relacionavam.
Por isso, as marcas começaram a ser mais rígidas no processo de escolha dos influenciadores que seriam “os rostos” de suas marcas. E com razão, pois se associar a um criador de conteúdo vai muito além de “enviar mimos”.
Tem a ver com conectar crenças, posicionamentos e propósitos por isso, as marcas não podem aceitar firmar parcerias com qualquer um.
10 motivos pelos quais as marcas não querem firmar parceria com você
Se você trabalha como influenciadora digital há algum tempo, sabe que existem diversos motivos para marcas não firmarem parceria ou não aceitarem realizar uma campanha com você.
Mas eu sei também que bate aquela frustraçãozinha quando seu pedido de parceria é recusado. Por isso, separamos uma lista de 10 motivos pelos quais as marcas não querem firmar parceria com você e como você pode resolvê-los.
1. Falta qualidade no seu conteúdo
A qualidade do seu conteúdo é o que vai permitir que as pessoas cheguem até você. Não só as marcas, como também novos seguidores. E por mais que ter uma grande audiência não seja fundamental para conseguir boas parcerias. Você precisará sim atrair a atenção de um público específico, ainda que pequeno.
Como melhorar a qualidade dos seus posts?
Antes de tudo, a qualidade dos seus posts não tem a ver apenas com ter os melhores equipamentos, nem os mais caros para produzi-los.
Tem a ver com o quanto você se importa em entregar o melhor conteúdo para a sua audiência. Ainda que seja pequena. E isso está ligado à, por exemplo:
- ter uma estética visualmente atraente;
- a profundidade do seu conhecimento;
- ao quanto você está disposta a entregar;
- a forma como você passa a sua mensagem.
Leia também: Como conseguir parceria.
2. Você não tem autoridade no assunto
Você pode ate querer falar sobre moda, beleza ou viagens, mas se você não tem autoridade no assunto precisa dar um jeito de construir antes de querer buscar parceria.
Isso por que, como eu disse no início do texto, quando uma marca busca uma influenciadora para firmar parceria ela está buscando um pouco além do que um rostinho bonito para representar sua empresa.
Já foi época em que só pessoas famosas eram garotas propagandas de grandes marcas.
Como advento da internet e a expansão do marketing de influência, as marcas estão buscando influenciadoras que tenham os mesmos propósitos que elas.
Influenciadoras que nascem na internet possuem altos índices de engajamento dentro de suas comunidades e isso é muito relevante para as empresas.
Como construir a sua autoridade?
Para construir uma autoridade na internet você precisará ser consistente, e compartilhar seu conhecimento com o público.
Você deverá também conquistar a confiança da audiência. A construção de autoridade é uma via de mão dupla. Ao passo que você se entrega ao seu público, ele confia um pouquinho mais em você.
Não é possível construir autoridade sem o apoio da sua comunidade. Por isso, foque em estreitar laços com seus seguidores.
3. Falta de profissionalismo durante a parceria
A marca pode até se interessar em realizar uma campanha com você, no entanto você precisa se lembrar que as pessoas do mesmo mercado se falam, ainda mais em mercados que há grande rotatividade de pessoas, cocmo em agências dde marketing e no ramo da moda.
Por isso, se você agiu com pouco ou nenhum profissionalismo com uma marca há anos, é possível que seu nome fique sujo na praça.
E o que significa agir com pouco ou nenhum profissionalismo?
- Não responder aos e-mails conforme solicitado;
- Não respeitar as cláusulas determinadas em contrato;
- Não entregar o que foi combinado;
- Não respeitar os prazos estipulados.
Como você pode se mostrar um profissional confiável?
Se preocupe sempre em ser transparente e respeite o que foi combinado em contrato. Se acontecer qualquer imprevisto, informe imediatamente ao parceiro e certifique-se de que não acontecerá novamente.
Isso por que as marcas se falam e se algo der errado na parceria, pode ser um dos motivos para marcas não firmarem parceria com você no futuro.
4. A marca não tem fit com a sua audiência
Quando nos tornamos influenciadoras digitais, nos deparamos com algumas marcas que são o brilho dos nossos olhos. Aquela que sempre sonhamos em trabalhar.
No entanto, ao enviar uma proposta de parceria para a marca, recebemos uma resposta negativa. É como tomar um banho de água fria, sem estar esperando.
Isso acontece quando a marca percebe que a influenciadora não tem fit com a proposta da campanha e/ou da própria marca. O que por um lado é bom. Por que isso significa que o seu conteúdo é bom, você é uma pessoa conhecida, e a marca só não vai fechar com você por que ela estaria queimando cartucho.
Ou seja, ela (a marca) se conhece o suficiente para entender que não tem sentido em fazer uma parceria com você por que ela não atingirá seu público consumidor.
Como resolver essa situação?
Você pode simplesmente deixar para lá.
Quando somos influenciadoras, precisamos entender que, de vez em quando, receberemos alguns “Nãos” e isso não necessariamente é um problema. Simplesmente você e a marca não tem conexão. Em outras palavras, você precisa encontrar um ponto de contato entre você e a marca.
Ou você pode mostrar à marca que pode sim fazer uma campanha mais pontual.
Exemplo:
No meu antigo site de viagens, o Na Estrada com as Minas, nós entramos em contato com um hotel de luxo em São Paulo para um parceria. E eles nos deram um “Não” inicial por que queriam atingir um público mais velho. Entretanto, o site possui uma variedade de colaboradoras e fizemos uma contraproposta sugerindo que uma das colaboradoras mais velhas – dentro da faixa de idade que eles buscavam – escrevesse a matéria.
5. Seu cachê está fora do orçamento da marca
Pode acontecer também de uma marca entrar em contato com você querendo realizar uma ação e no final da negociação dizer que o seu cachê está fora do budget determinado para a campanha.
Isso é um saco, eu sei, por isso você precisa logo no início da negociação entender qual o orçamento da empresa para a ação. Assim vocês não perdem tempo negociando uma proposta que não vão fechar.
Leia também: Publipost: o guia de quanto cobrar por post no Instagram e no blog.
Como contornar essa situação?
Antes de enviar uma proposta, pergunte se a empresa possui um orçamento definido para a campanha. Isso vai facilitar as coisas se ela responder que sim.
Se eles questionarem o motivo da pergunta, você pode justificar dizendo que trabalha com “pacotes personalizados e conseguiria enviar uma proposta mais assertiva, caso tivesse uma ideia de orçamento“.
Caso eles digam não ou respondam que o valor que você enviou está “fora dos limites“, você pode tentar renegociar excluindo itens do pacte.
6. A marca não tem disponibilidade para a parceria
Pode acontecer também da marca querer muito firmar uma parceria com você, mas não conseguir espaço na agenda.
Quando recebemos essa justificativa tendemos a achar que a marca está nos enrolando e não quer trabalhar conosco. Que ela está nos dando uma desculpa para nos dispensar. E sim, pode ser apenas uma forma educada de te jogar para escanteio, mas também pode ser a verdade. Não tem como você saber.
Como contornar a situação?
Em princípio, você precisa lidar com a situação de maneira profissional, agradecer pela atenção e deixar as portas abertas para a realização de campanhas futuras.
Por que certamente se a empresa realmente estiver falando a verdade – sobre a falta de disponibilidade – você não queima cartucho e quando houver uma oportunidade, com certeza, a marca lembrará de você.
7. Você não entrega relatórios
Não dá para repetir uma ação, se você não tem como mensurá-la. Assim como não dá para avaliar se o resultado da campanha foi positivo ou negativo se você não entrega relatórios as marcas.
Ainda que a campanha publicitária não tenha atingido os objetivos esperados, é interessante enviar relatórios por que isso mostra comprometimento e facilita na identificação dos pontos de melhoria.
Se a campanha atingiu os objetivos estipulados, certamente enviar relatórios será um plus. Uma forma de mostrar o quanto você é profissional e se preocupa em mensurar seus resultados. Além de entregar o seu melhor.
8. A marca está só fazendo pesquisa de mercado
Algumas agências de publicidade, por exemplo, podem entrar em contato com você, fazerem diversas perguntas e depois sumir do mapa.
Isso acontece por que elas estão apenas pesquisando quais são as práticas mais comuns do mercado de influenciadores.
Como contornar a situação?
Pode ser frustrante responder a tantas perguntas e não fechar nenhuma parceria. Mas não se preocupe, pense que de certa forma você está ajudando o mercado a evoluir, se aprimorar. Ou seja, isso em algum momento voltará para você.
Outra solução é sempre perguntar no início da conversa o objetivo da mesma para evitar criar expectativas que serão frustradas.
9. O objetivo da parceria não está definido
Se uma empresa começa a negociar com você, para a realização de uma campanha, mas as conversas ficam cada vez mais espaçadas. É por que talvez o objetivo da campanha ou da parceria ainda esteja muito no campo da idealização.
E isso acontece por que o setor de marketing teve uma ideia de projeto incrível, mas foi atropelado por algum problema interno/externo que está fora da sua alçada.
Como contornar a situação?
Em primeiro lugar, peça um feedback definitivo da marca. Seja firme e diga de maneira educada que não pode ficar disponível aguardando a boa vontade da empresa lhe contratar e tem outras prioridades em sua agenda para atender.
10. Existem mais contras do que prós para essa parceria rolar.
Na hora de escolher as influenciadoras que representarão a sua marca, decerto as empresas sempre pesarão os prós e contras de cada influenciador.
Por exemplo, Se um influenciador é um pouco mais caro do que outros, ela vai avaliar se a autoridade que ele tem compensa o investimento.
Entretanto, se a empresa chegar à conclusão que para ela será muito mais prejudicial associar seu nome ao do influenciador em questão ela não pensará duas vezes em lhe dizer um “não“.
Por que a sua imagem é valiosa demais.
Como escrever bons e-mails para conseguir parcerias?
Uma das maiores dúvidas dos influenciadores digitais é saber como solicitar parceria com uma empresa.
- Como conseguir falar com a pessoa certa?
- O que falar com a pessoa certa?
- Como escrever um e-mail irresistível?
Nós respondemos essas e outras perguntas em nosso Kit de E-mails para Conseguir Parceria.
Que serve não apenas para quem é influenciador digital, mas também para marcas que buscam ampliar a divulgação dos seus produtos através do marketing de influência.
Se você quer descobrir como escolher o influenciador certo para a sua campanha e como lidar com essas situações de parceria, você também precisa desse material.
Conclusão
Neste artigo você conferiu 10 motivos para marcas não firmarem parceria com você. Além das dicas de como fazer para para reverter respostas negativas e para positivas.
Se você ficou com alguma dúvida a respeito dos motivos para marcas não firmarem parceria com você, deixe um comentário aqui embaixo que teremos o prazer em respondê-la.
Aproveite também para no seguir no Google Notícias e ficar por dentro de todas as novidades do site.