Tenho certeza de que você já ouviu falar sobre marketing de afiliados, mas não entendeu completamente como ele funciona, como as pessoas ganham dinheiro com isso e, de maneira mais geral, o que é marketing de afiliados.
Em uma definição muito reduzida, sucinta e curta, o marketing de afiliados é um modelo de negócios de marketing em que seus clientes e/ou leitores se tornam seus vendedores.
Por que? Hoje, abordaremos todas as perguntas que você tem sobre marketing de afiliados.
Preparado? Vamos nessa!
O que é Marketing de Afiliados?
O marketing de afiliados é uma forma de marketing de pagamento por desempenho em que um afiliado vende produtos em nome de um produtor por uma taxa ou porcentagem acordada da venda.
Veja este guia para afiliados iniciantes
É uma ótima forma de publicidade para lojas de comércio eletrônico, pois a comissão só é paga após a conclusão da venda, mas funciona para todos os modelos de negócios existentes.
Contanto que você tenha um produto para vender ou encontre um produto para promover, você pode participar do marketing de afiliados.
O que destaca essa forma de marketing é que ela beneficia todos os envolvidos. Do lado do cliente, eles podem encontrar produtos que talvez não tenham encontrado por conta própria e obter um produto através de alguém em quem confiam.
Enquanto no lado do marketing, do comerciante e da rede (mais sobre isso depois), todos desfrutam de uma parte da venda .
81% das marcas têm um programa de afiliados.
E isso não parece estar diminuindo tão cedo. A receita do marketing de afiliados aumentou quase 23% ano a ano desde o segundo trimestre de 2017.
Às vezes referido como um programa de parceiros, os programas de marketing de afiliados vêm em todos os tamanhos e formas para se adequarem às muitas empresas às quais estão vinculados.
Os programas de afiliados podem funcionar para você, mesmo que você não seja um grande nome. Empreendedores em toda a web estão usando programas de marketing de afiliados para vender seus produtos.
Quais são os relacionamentos no marketing de afiliados?
O marketing de afiliados tem tudo a ver com as relações estabelecidas entre as pessoas . O relacionamento entre o cliente e o afiliado precisa da mesma base que o relacionamento entre o afiliado e o comerciante físico.
E podemos abordar também a transparência.
Na versão mais básica do marketing de afiliados, existem três partes envolvidas:
- O cliente (público)
- O afiliado (promotor)
- O produtor (proprietário)
Aqui está uma excelente visão geral do ciclo de vendas no marketing de afiliados:
Com o marketing de afiliados representando até 16% de todas as vendas de comércio eletrônico , esse ciclo representa o processo principal do ponto de vista de um afiliado.
Primeiro, o afiliado encontra um produto e entra em contato com o produtor.
Em seguida, o afiliado e o produtor concordam com uma determinada taxa de comissão – uma taxa fixa ou percentual – quando o afiliado realiza vendas em nome do comerciante.
Os afiliados então promovem o produto para seu público, geralmente usando um link especial para acompanhar suas vendas e referências. Após a conclusão da transação, o produtor entrega a comissão.
A taxa de comissão para afiliados varia entre indivíduos, produtores e empresas. Nenhuma taxa padronizada é acordada como a melhor, embora 30% seja uma média aceitável.
Mas não é de forma alguma uma regra, tem produto com mais de 50% de comissão hoje no mercado.
Os relacionamentos são importantes para o marketing de afiliados.
Portanto, seja justo, transparente e lembre-se de que os afiliados não são seus funcionários ou empregadores. Eles são seus parceiros. E vocês podem fazer grandes coisas juntos.
Desde que vocês possam se reunir, é aí que entra a próxima pergunta.
O que são redes de afiliados?
Estamos contornando esse problema até agora por um motivo.
Bom, dois motivos:
- As redes de afiliados, em nossa humilde opinião, não são a melhor opção.
- Eles não são necessariamente viáveis para empresas menores.
As redes de afiliados são baseadas na relação entre o afiliado e o dono do produto, adicionando um terceiro ao mix de vendas.
De muitas maneiras, eles facilitam a vida no marketing de afiliados. As redes conectam afiliados a produtos que eles podem não encontrar por conta própria e fornecem aos comerciantes um extenso banco de dados de parceiros em potencial para trabalhar.
Mas, como você provavelmente pode adivinhar, isso tem um preço .
Os termos do seu programa de afiliados estão vinculados às políticas da rede, e você pode esperar que uma parte significativa do troco seja destinada à manutenção mensal.
A maioria das grandes marcas faz parte de uma rede de afiliados. Amazon e Magazine Luiz são dois exemplos particularmente conhecidos.
Um exemplo bem legal também, o Walmart usa o Rakuten Marketing para seu programa de afiliados.
Outras redes de afiliados mais acessíveis também incluem Amazon e Skimlinks.
Sua maior acessibilidade é provavelmente o motivo pelo qual, apesar de não serem usados por empresas maiores, ambos estão no topo das paradas de participação de mercado .
A Amazon, em particular, tornou-se uma forte concorrente para blogueiros e sites de revisão interessados em marketing de afiliados.
O WireCutter, um site de revisão eletrônica que foi adquirido por US$ 30.000.000 em 2016, usa o programa da Amazon para obter a maior parte de sua receita.
E um blog com não mais de um aniversário em seu nome conseguiu faturar cerca de R$10.000,00 por mês com o programa de afiliados da Amazon. Embora isso tenha ocorrido em 2016, é uma prova definitiva de que um afiliado não precisa ter anos de trabalho para obter uma renda mensal decente.
Assim, as redes de afiliados não são de todo ruins. Ainda optamos por criar a nossa própria em vez de trabalhar com outra pessoa.
Mas se você tiver orçamento de sobra e quiser começar a funcionar o mais rápido possível, vale a pena o vasto conjunto de redes de afiliados em potencial às quais um produtor pode se conectar.
Como me tornar um Afiliado?
OK, falamos muito sobre as pessoas envolvidas no marketing de afiliados, mas deixamos a melhor pessoa para o final.
Então, vamos falar sobre como você se encaixa no marketing de afiliados.
Se você é um blogueiro, você tem opções . Quanto maior o seu público, mais oportunidades existem.
Mas não precisa ser muito grande. Na verdade, um público menor coloca você no reino dos “microinfluenciadores”, e as empresas adoram micro influenciadores .
Os micro influenciadores oferecem melhor engajamento e custam menos do que influenciadores de grande escala.
Dito isto, você ainda precisa de alguma medida de influência.
Você pode se desenvolver em um ano, como o exemplo que vimos anteriormente demonstrou, mas você pode estar no jogo por cinco anos e nunca ganhar um pingo de renda de afiliado se não tiver identificado e pesquisado seu nicho .
Estreitar seu nicho deve ser o próximo passo depois de criar seu blog WordPress .
Ou você pode optar também pelo tráfego pago, através dele você consegue realizar vendas sem mesmo ter um engajamento.
Plataformas de afiliações que existem e você pode trabalhar são: Hotmart, Monetizze, Eduzz, Braip, Ticto… Existem mais diversas plataformas, porém essas são as mais utilizadas aqui no Brasil.
Conclusão
Nesse artigo você aprendeu exatamente o que é um afiliado, e como você também pode se tornar um.
Espero que esse artigo tenha te ajudado a entender melhor como funciona o mercado de afiliados e como trabalhar com ele.