O que é nicho no Instagram: veja como definir o seu

O que é nicho no Instagram: veja como definir o seu

Hoje, é impossível ter um negócio sem que a empresa esteja na internet e nas redes sociais, portanto conhecer o que é nicho no Instagram é vital para divulgar uma marca, ampliar o público e conquistar clientes.

Mas, assim como o mercado evolui, a própria rede social também passa por evoluções, principalmente por conta do uso cada vez mais intenso das redes por parte de seus usuários.

Outro motivo que explica porque conhecer o nicho no Instagram é importante é uma consequência do primeiro. Se o número de pessoas que usam as redes está cada vez maior, isso significa que mais pessoas ficam mais tempos no Instagram e em outras redes.

Com isso, as empresas se obrigam a marcar presença nas redes, a fim de estreitar a ponte entre suas marcas e futuros clientes.

A consequência maior disso é que a boa e velha competição do mercado foi refletida no universo das redes sociais. Com isso, a necessidade por técnicas de marketing tornou-se evidente. Cada vez mais, as empresas se tornam especialistas em dominar as redes e conquistar público segmentado.

+ Saiba como ser visto pelo seu cliente com o Cadastro Empresa!

As próprias plataformas, como Instagram, Facebook e Twitter criaram ferramentas cujo objetivo era auxiliar as empresas a qualificar o seu público. Dessa forma, todos os conteúdos e anúncios seriam direcionados para um público-alvo, para não haver desperdício de tempo e recursos. Em suma, a otimização do marketing.

Confira a seguir em detalhes o que é nicho no Instagram, como identificar o seu negócio e quais informações para conhecer o seu público no Instagram. Veja também o que é nichar um negócio e cada uma das vantagens que são geradas nessa estratégia.

Por fim, descubra como ter um nicho diferenciado pode ser um bom ingrediente para diminuir a concorrência!

O que é o nicho do Instagram?

Em termos empresariais, o nicho se refere à área de atuação de uma empresa no mercado. Por exemplo, uma empresa que vende perfumes atua no nicho da beleza, já uma que vende cursos de inglês atua no da educação.

Portanto, o nicho no Instagram é delimitado pelo público que consome os serviços e produtos relativos ao seu espaço de mercado.

Qual o nicho do seu negócio no Instagram?

A melhor forma de determinar o nicho no Instagram para o seu negócio é partir de um nicho amplo e reduzir. Essa tarefa se chama “nichar”, isto é, segmentar ao máximo o seu raio de atuação, a fim de obter uma clientela muito bem qualificada.

Para nichar o seu negócio é preciso olhar para o seu produto ou serviço, e olhar para o próprio posicionamento da empresa. A intenção é encontrar os diferenciais que você pode oferecer, mostrar o valor ao público e explorar o interesse de clientes em potencial.

Em um exemplo, uma empresa de cursos de inglês cria um produto específico, dedicado ao Inglês para viajantes. Digamos que o alvo do produto é ainda mais específico: viajantes brasileiros aposentados. Pronto! Agora, é só buscar o público deste mercado no Instagram.

Quais informações para conhecer o público de nicho do seu Instagram?

Uma vez compreendido o ato de nichar, como fazer isso, na prática? É preciso juntar várias informações para conhecer o público, quais sejam:

  • Localização
  • Gênero
  • Idade
  • Escolaridade
  • Preferências online
  • Que tipos de conteúdo consome
  • Quais páginas/perfis acompanham
  • Desejos
  • Comportamento

Cada uma dessas informações são encontradas nas segmentações demográficas, geográficas, psicográficas e comportamentais. Perceba que é necessário levantar esses dados.

O que é nichar um negócio e suas vantagens?

Nichar um negócio significa qualificar o seu mercado, ou seja, partir de uma característica abrangente até chegar à mais específica possível. A consequência disso é a segmentação do público.

Pode parecer contra-produtivo prospectar para menos pessoas, mas de fato isso é um equívoco. A técnica de nichar traz a empresa para perto de um público qualificado, com muito mais potencial de compra.

Conheça a seguir as melhores técnicas sobre como nichar o negócio e as vantagens específicas em ter nicho no Instagram.

Assertividade nas ações de vendas

Toda ação de marketing e de venda deve ser orientada por dois fatores: pessoa e necessidade. Em outras palavras, quanto mais uma empresa conhece o público e as suas demandas específicas, mais “cirúrgica” será a proposta de divulgação e criação da oferta.

Não há motivo para gastar tempo, energia e recursos em vendas sem direcionamento específico. Na maioria das vezes, o resultado é frustrante.

Fidelização dos clientes

No que diz respeito às vantagens, a fidelização de clientes é uma das melhores, pois quando você nicha o seu mercado, pode até oferecer uma novidade, que agradará consumidores específicos. Obviamente, é preciso aliar o pioneirismo no mercado a um bom atendimento e relacionamento com os clientes, de forma que sua empresa ganhe destaque.

Facilidade para parcerias

Fazer nicho no Instagram, ou o simples ato de nichar o seu mercado, faz com que sua empresa tenha um alvo definido não apenas para clientes, mas também para parcerias. É mais fácil encontrar tanto fornecedores quanto influencers quando você direciona a procura.

Conhecimento no seu nicho de atuação

Essa vantagem tem a ver com as ações de marketing de conteúdo, que devem ser pensadas ao considerar o seu próprio conhecimento acerca do universo do produto ou serviço que se deseja vender. Fazer uma intensa pesquisa previamente é ideal para ter uma base firme a fim de criar blogs, e-books e conteúdos no Instagram.

Segmentação geográfica

Outro ponto importante ter nicho no Instagram é justamente determinar quem é o cliente ideal através de dados geográficos. Quanto mais nichados forem esses dados, melhor. A ideia é identificar país, estado, cidade e bairro. Mas vale ressaltar que a segmentação por local é mais útil para lojas que possuem estabelecimentos físicos.

Segmentação demográfica

Já a segmentação demográfica deve fazer da construção da buyer persona, isto é, da pessoa fictícia que representa a reunião das qualidades dos clientes mais alinhados com o negócio. Descobrir sobre a idade, a condição econômica, o gênero, o nível de escolaridade, o estado civil, entre outros dados, auxilia a montar o perfil da buyer persona.

Para ter nicho no Instagram, essas informações ainda são consideradas básicas.

Segmentação comportamental

Este tipo de segmentação é fundamental para realizar campanhas de venda e treinar as equipes de vendedores, pois se refere aos hábitos de compra do público escolhido como alvo.

Ao estudar os preços, os tipos de produtos e o nível de fidelidade às marcas, é possível incrementar ainda mais o público, o que produz um nicho ainda mais fechado.

Segmentação psicográfica

Aqui os hábitos não são relacionados ao consumo, mas ao estilo de vida, expectativas e valores do consumidor. Por exemplo, algumas empresas do mercado da beleza fazem um nicho para compradores que não querem usar plástico. Criam produtos sem embalagens de plástico e se apoiam na imagem de desenvolvimento sustentável, assim como a de preservação do ambiente.

Faça segmentações do público de forma rápido e fácil!

Como desenvolver proveitosamente o nicho do Instagram?

A definição de um nicho no Instagram é a primeira atitude que uma empresa toma, a fim de criar as estratégias de marketing e vendas ideias. A partir daí, a melhor forma de tirar proveito do nicho é criar conteúdo e promover engajamento com o público.

Tanto o cronograma de conteúdos quanto a linguagem usada para se comunicar com o público deve ser pensada e executada conforme as informações do nicho.

Porque nicho diferenciado têm menos concorrência?

A ideia é tornar a sua empresa única. Isso é possível quando o nicho no Instagram é criado. Você deve passar ao mercado e ao cliente uma imagem diferenciada, seja pelo produto, conteúdo, atendimento, entre outros fatores. Esse grau de qualidade e exclusividade ajuda a derrubar a concorrência.

Orientar todas as atividades de sua empresa para o nicho no Instagram é o método perfeito para cortar despesas com marketing sem direção e aumentar receita com vendas mais assertivas. Certamente, é a receita para o crescimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: