Na dúvida sobre o que postar no Instagram? Temos 18 ideias para você

A maioria dos empreendedores já entenderam que ter um perfil ativo no Instagram é essencial para aumentar as vendas de suas marcas. Entretanto, uma dúvida recorrente desses mesmos empreendedores é sobre o que postar no Instagram para atrair a atenção de mais compradores.

Por este motivo, separamos uma lista com ideias do que postar no instagram para te ajudar a manter seu perfil atualizado e realizar muitas vendas!

As estratégias para Instagram disponibilizadas neste artigo são genéricas e podem ser aplicadas em qualquer perfil, basta adaptá-las para o seu nicho.

O que postar no Instagram?

A dúvida que ronda a mente de muitos empreendedores e lojistas será sanada hoje de uma vez por todas.

Vira e mexe eu também ficava me perguntando: o que postar no Instagram hoje para manter meus seguidores engajados com o meu perfil. E levei um tempo até encontrar a resposta certa. Por isso, vim compartilhá-la com você para te ajudar nessa jornada de ter um perfil no Instagram bem movimentado e principalmente, com conteúdos de qualidade.

A verdade é que desde quando se criaram fórmulas prontas para o Instagram, os perfis estão cada vez mais superficiais. Copiando posts de outras contas maiores sem fazer uma boa análise de público-alvo.

Esse é um erro gigante que muitas marcas cometem na hora de produzir seus conteúdos porque cada público é único e vai interagir com as publicações de maneiras diferentes.

Então o ideal é você testar diversos tipos de conteúdos, por pelo menos um ou dois meses e avaliar quais performam melhor e assim distribuir as melhores postagens para seu perfil de acordo com os resultados em um calendário editorial.

Calendário Editorial: o que é, para que serve e como montar o seu

Esqueça tudo o que te disseram sobre o Instagram: se você não tem um calendário Editorial para sua marca, você não tem nada.

Isso porque o calendário editorial vai te ajudar a economizar tempo na hora de produzir um post ou vários. Também te ajudará a definir a frequência de postagem ideal para o seu perfil.

O calendário editorial pode ser feito em uma Planilha do Google, no Trello, no Google Agenda ou até mesmo em uma folha de papel ofício a mão.

O que é um calendário editorial?

Um calendário editorial é um documento onde você organiza as informações de conteúdos que deverão ser produzidos e publicados em seus canais de comunicação.

Basicamente, é um cronograma de postagem que detalha todas as estratégias que deverão ser aplicadas em um determinado canal.

Este calendário te ajudará a ter mais controle sobre suas publicações, a tomar decisões com antecedência e trazer dinamismo para o fluxo de trabalho. Se você trabalha com uma equipe, o calendário editorial fará com que todo o seu time esteja alinhado e tornará os dias de trabalho mais produtivos.

+Leia também: Aprenda a produzir um mês de conteúdo para Instagram.

Qual a diferença entre linha editorial e calendário editorial?

A linha editorial fala sobre a forma que a sua marca age e pensa. Na linha editorial estão presentes a essência da empresa, os valores e as premissas que ditarão todos os passos de um site, blog ou canal de comunicação.

O calendário editorial envolve o planejamento estratégico dessas ações.

Com que frequência postar no Instagram?

É recomendado que você faça pelo menos uma postagem por dia no Instagram e uma sequência de stories.

Entretanto, essa resposta vai depender de como é a sua agenda. Como você consegue se organizar para postar. Se você só consegue fazer dois posts por semana, essa é a frequência ideal para você.

Mas lembre-se que o algoritmo do Instagram vai sempre priorizar mostrar primeiro perfis que são atualizados constantemente.

Qual é o melhor horário para postar no Instagram?

De acordo com um estudo realizado pela Later, o melhor horário para postar no Instagram é entre 11h da manhã e 13h da tarde.

No entanto, esse horário pode variar para cada perfil.

Recomendamos que você eduque a sua audiência com o horário de sua preferência. Assim ela se acostumará a receber suas atualizações no horário que você escolheu.

O que as pessoas mais gostam de ver nos Stories?

Os stories do Instagram funcionam como uma rede social independente, por isso eles demandam uma atenção especial na hora de produzir conteúdo.

As pessoas gostam de assistir um conteúdo mais dinâmico e despojado. Por este motivo, o ideal é postar nos stories conteúdos sobre os bastidores da marca, o dia a dia, informações sobre seus produtos e serviços e estimular a interação.

+Leia também: Entenda as métricas do Instagram Stories.

O que postar no Instagram feed?

Para fidelizar a audiência, você precisará investir tempo na diversificação do seu conteúdo. Isso fará com que ele sempre esteja recheado de novidades – que podem agradar públicos diferentes – despertando em seus seguidores a vontade de sempre visitar seu perfil para verem o que você está aprontando.

É legal também diversificar o formato dos posts, não foque apenas em fotos (o que chamamos de conteúdo estático). Tente postar vídeos, reels, carrosséis e fotos. Acostume a sua audiência a consumir formatos diferentes e então seu perfil nunca será tedioso.

Se apresente e conte sua história 

Sempre que você perceber que está recebendo uma nova leva de seguidores, faça uma breve apresentação informando quem você é e porquê faz o que faz. Isso te ajudará a criar um vínculo com seus seguidores e trará uma aproximação muito mais natural.

Conteúdos motivacionais

Mostre para seus seguidores como foi para chegar até onde você está. Quais desafios enfrentou, quais obstáculos teve de ultrapassar. Quais foram as perdas e os ganhos da sua trajetória.

Isso fará a sua audiência perceber que você também é humano e tem algumas derrotas para contar, como todo mundo, mas ao invés de desistir, cada desafio te deixou ainda mais resiliente.

Packing / Unpacking

Todo mundo adora uma boa apresentação e no caso dos produtos não seria diferente. Mostre para sua audiência como ela receberá seus mimos pagos.

Essa é uma ótima ação para fazer em parceria com outros influenciadores, aumentando assim a consciência sobre a sua marca e pegando emprestado um pouco do engajamento do blogueiro parceiro.

Memes

Um dos conteúdos mais virais da internet são os memes. E nem sempre eles são engraçados. Um meme pode compartilhar uma frustração, uma dor, alguma situação cômica. Tudo isso com muito humor e descontração.

Trazendo para seu perfil um conteúdo mais leve e fazendo com que sua audiência não só se reconheça no seu conteúdo, como se identifique e queira compartilhar.

+Leia também: Como fazer um post compartilhável no Instagram.

Estimule a interação com perguntas 

Motive a sua audiência a interagir mais com seu perfil fazendo perguntas diretas e objetivas sobre o problema que você pretende resolver.

Quando você pergunta algo no feed, o público se sente impelido a dar opinião, isso os faz se sentir ouvidos.

Compartilhe tutoriais e dicas de como fazer

Resolva um problema da sua audiência ensinando um tutorial, um passo a passo de como fazer algo que eles querem muito.

Esse tipo de post é muito útil e tem um alto índice de salvamento porque as pessoas vão querer consultar sempre que tiverem dúvidas, aumentando assim o engajamento da sua conta.

Depoimentos de clientes 

Esse conteúdo é essencial para mostrar a audiência que ainda não é cliente os pontos positivos de consumir seu produto.

Algumas pessoas precisam da validação de outras para tomar decisões de compra. E os depoimentos de clientes podem ser decisivos na hora de te dizer sim.

TBT – Throwback Thursday

O tal do #TBT gera muito engajamento, pois traz uma sensação de nostalgia muito forte. Por isso, aposte nesse tipo de conteúdo para ativar os clientes mais antigos e que por algum motivo não compram mais com você ou não interagem em suas postagens.

Comemore conquistas

Quem conheceu a sua marca no início vai gostar de acompanhar o desenvolvimento e crescimento dela, como se fosse um projeto próprio.

Isso aproximará seus clientes fazendo com que eles façam parte do universo da marca, como se fosse deles.

Aborde temas atuais

Falar sobre um assunto que está na boca do povo vai trazer para sua marca uma jovialidade sem igual. Dessa forma, você pode dialogar com um público novo e atrair algumas vendas por oportunidade.

Mostre os bastidores da marca

Empreender não é glamour o tempo, o que as pessoas postam no instagram é só um terço da realidade.

Mostrar os bastidores da marca fará com que seus clientes pensem “essa marca é gente como a gente” promovendo assim uma acessibilidade maior e consequentemente gerando uma aproximação / identificação do público.

Faça reposts

Crie uma hashtag especial para sua marca e faça reposts de conteúdos criados por seus seguidores / compradores / fãs. Para que eles se sintam motivados a interagir com seu perfil e sintam que estão sendo valorizados.

Faça anúncios exclusivos 

Quando estiver lançando um produto ou serviço novo, use isso para alavancar seu conteúdo.

Fala sobre os produtos novos, instruções de uso, como está sendo a fabricação, data de lançamento, entre outras informações importantes.

Invista em datas comemorativas

As sazonalidades servem para dar um boom em conteúdos / produtos em uma data específica. Use a criatividade para montar um feed comemorativo.

Mostre a sua causa

Se a sua empresa luta e apoia uma causa social, deixe que seus seguidores saibam disso e se engajem com a causa também. Já que vocês compartilham do mesmo propósito de vida.

Crie conteúdos colaborativos

O Instagram agora está com a opção de criar conteúdos colaborativos entre os usuários. Com essa função, um mesmo post aparece em ambos os perfis. O que é ótimo, já que dá para emprestar e pegar emprestado o engajamento da marca / pessoa que está colaborando.

Organize um Concurso Cultural

Esta é uma ótima forma de estimular a criatividade dos seus seguidores e o comprometimento com a marca. Além disso, também é uma maneira de bonificar os seguidores mais fiéis.

Cubra um evento do seu nicho 

Poste informações sobre um evento do seu nicho – ainda mais se sua empresa estiver participando ativamente.

Isso atrairá uma atenção especial dos seus seguidores que ficarão curiosos para acompanhar de perto os detalhes e novidades do evento em questão.

Mostre quem você é em vídeos

Apesar de muitos empreendedores serem tímidos e não quererem aparecer em vídeos no perfil, é legal dar um rosto à marca!

O que postar no Instagram para atrair mais seguidores?

  1. Memes (irônicos, de humor, sarcásticos).
  2. Frases motivacionais / inspiradoras de famosos.
  3. Tutoriais, guias e dicas de como fazer. 
  4. Sorteios e concursos culturais.
  5. Vídeos engraçados no Reels.
  6. Mostre os bastidores da sua empresa.
  7. Compartilhe histórias impactantes.
  8. Anuncie promoções e lançamentos bombásticos.
  9. Conteúdos colaborativos
  10. Diversos ângulos de um produto em um carrossel.
  11. Instruções de uso
  12. Repost de seguidores

O que não postar no Instagram?

  1. Imagens retiradas do Google / com marcas d’água
  2. Hashtags que não tenham a ver com o conteúdo.
  3. Conteúdos sem legenda.
  4. Fale news / click bait.
  5. Conteúdos que não são seus (sempre dê créditos).
  6. Conteúdos de baixa qualidade (vídeos com som ruim, imagens pixeladas e etc).
  7. Conteúdos repetitivos.

Conclusão

Você aprendeu neste artigo estratégias para diversificar e enriquecer seus conteúdos. Além de também saber quais são os melhores horários para postar no Instagram e 18 ideias do que postar no Instagram.

Me conta aqui nos comentários qual é a sua maior dificuldade na hora de criar conteúdo.

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: