Sonolência, cansaço, falta de energia, dificuldade de concentração… Embora nesse ponto do ano algumas pessoas associem esses sintomas a uma gripe ou certas viroses, pode ser que o que está realmente acontecendo é que você esteja sofrendo de Síndrome de Fadiga Crônica.
O que é isso?
De acordo com informações da Mayo Clinic, a Síndrome de Fadiga Crônica se refere a: “uma desordem complexa caracterizada por uma fadiga extrema que não pode ser atribuída a nenhuma doença pré-existente”. A fadiga pode ser agravada pela atividade física ou mental, mas não melhora com o descanso.
Embora a causa da Síndrome da Fadiga Crônica continue sendo um mistério, ela tem sido associada a múltiplos desencadeadores, tais como toxinas, infecções virais e estresse.
Quais são seus principais sintomas?
Com a agitação da vida cotidiana, as múltiplas ocupações e a incerteza política que vivemos nestes tempos, é normal sentir algum cansaço, mas tenha cuidado, isso deve desaparecer depois de um sono reparador ou de uma maratona de séries/filmes/TV.
Os principais sinais e sintomas da Síndrome de Fadiga Crônica incluem:
- falta de energia (resultando na ingestão de estimulantes como a maca peruana)
- perda de memória ou concentração
- dor de garganta
- tristeza sem razão aparente
- dificuldade para dormir
- extrema exaustão que dura mais de 24 horas após o exercício físico ou mental
- dores de cabeça
Como diagnosticar?
Pode ser difícil diagnosticar, pois não há um único teste para fazer isso. O mais importante é que se os sintomas persistirem você consulte um especialista, que deve descartar outras doenças como distúrbios do sono, problemas de saúde mental como depressão, ansiedade ou distúrbio bipolar, ou condições como anemia e diabetes.
Em que consiste o tratamento?
Atualmente não há cura definitiva para a Síndrome da Fadiga Crônica, portanto, o tratamento se concentra no alívio dos sintomas. No entanto, os especialistas dizem que algumas mudanças no estilo de vida podem ajudar. Como?
- Inclua um programa de exercícios em sua rotina diária, melhor ainda se ele for personalizado!
- Adote uma dieta saudável
- Use técnicas de gerenciamento de estresse
- Adote uma atitude positiva, sim você pode!
- Procure um psicólogo ou terapeuta: acreditamos que falar alivia o estresse!
Embora não exista um tratamento médico definitivo, estudos mostram que ele pode ser contrabalançado pela implementação de hábitos de vida saudáveis, que também aumentam a testosterona. Aproveite este tempo para incluí-los em sua rotina:
1. Desconectar do escritório
Sim, sabemos que você ama seu trabalho, mas é importante que você aprenda a separar sua vida profissional da vida familiar. Se seu trabalho exige que você passe 8 horas na frente do computador, faça um pequeno intervalo a cada duas horas ou faça intervalos ativos.
2. Sono profundo e reparador
Há muitos benefícios de uma boa noite de sono, incluindo o combate à síndrome da fadiga crônica. Estabelecer uma rotina de sono que inclua seguir horários específicos, recriar uma atmosfera agradável (longe de dispositivos eletrônicos) e observar sua dieta antes de dormir.
Se possível, realize um “ritual de pré-dormir”, como tomar um banho quente.
3. Alimentação nutritiva
Adotar uma dieta saudável é a melhor maneira de se proteger da Síndrome de Fadiga Crônica e, em geral, de todas as doenças. Procurando por ideias para comer saudável e delicioso? Dê uma olhada no Feitceira Fit. Lá é perfeito porque contém diversas receitas fáceis e com alimentos que ajudam a combater o cansaço e a fadiga de acordo com vários estudos.
4. Mexa-se e faça exercícios
Não procure desculpas para permanecer fisicamente ativo. Encontre uma atividade que você gosta: dança, yoga, pilates… e aproveite a oportunidade para praticá-la. Não sabe por onde começar? Comece pensando no seu esporte favorito!
5. Tchau, tchau estresse
Entre as possíveis causas da Síndrome da Fadiga Crônica, o estresse é uma das mais relevantes. Nosso convite? Aprenda a controlá-lo encontrando espaços e atividades para você mesmo, estabelecendo prioridades e delegando responsabilidades, mantendo um diário onde você escreve tanto atividades pessoais quanto assuntos de trabalho!
Não deixe a fadiga entrar em sua vida! Lute e proteja-se da Síndrome de Fadiga Crônica.