Boa parte das redes sociais de sucesso começam com modelos únicos de negócio e depois vão replicando fórmulas que funcionam em outras redes sociais. E com o TikTok não seria diferente. Após testar por um longo período a ferramenta de compras em lives, o TikTok resolveu expandi-la para outras regiões. No entanto, o resultado não foi tão positivo quanto o esperado.
O TikTok Shop é uma ferramenta que vai permitir que as lojas vendam seus produtos durante as transmissões ao vivo.
Esse recurso foi testado na China, durante o período de um ano, e obteve resultados positivos. Com isso, o TikTok se sentiu confiante para expandir os testes para outros países. Entretanto, se frustrou com os resultados que recebeu.
Segundo o Financial Times, os testes com a ferramenta de compras em lives no Reino Unido, começaram no ano passado, após os resultados positivos na Ásia.
Os produtos foram ofertados durante as transmissões ao vivo para a audiência britânica, contudo, não chamou tanto a atenção quanto a empresa queria. Além de não atrair e reter a atenção do público, não houveram vendas significativas que justificassem a continuidade dos testes.
Inclusive, a adesão foi tão baixa, que os criadores de conteúdo que faziam parte dos testes da versão beta do TikTok Shop, resolveram abandonar a campanha.
Inicialmente, o TikTok pretendia lançar o recurso ainda este ano na Alemanha, França, Itália, Espanha e Estados Unidos. Porém, resolveram adiar o lançamento do TikTok Shop após o fracasso dos testes.
Apesar disso, o TikTok insiste em implementar a ferramenta, só entendeu que precisa de mais tempo para avaliar se a ferramenta pode ou não funcionar globalmente.