A partir de agora o visto para o México é obrigatório para os brasileiros que queiram visitar o lar do menor vulcão do mundo!
Nos anos 2000, o Brasil e o México assinaram um acordo que permitia a entrada de brasileiros no México sem visto. Esse acordo entrou em vigor em 2004 e foi revogado em dezembro de 2021. Entenda o caso.
Por que o visto para o México foi revogado?
Essa decisão foi tomada após o aumento de pessoas que tentam cruzar ilegalmente a fronteira para os Estados Unidos.
Segundo a agência Reuters, o país estava solicitando há meses que o México exigisse a obrigatoriedade do visto para brasileiros.
Pois segundo as autoridades americanas, mais de 46 mil brasileiros foram detidos na fronteira dos EUA com México apenas entre outubro de 2020 a setembro de 2021.
Apesar de anteriormente não ser obrigatório a apresentação do visto para entrar no México, de acordo com a decisão, foi notado que houve um aumento de brasileiros que entravam em território mexicano “cujo perfil não coincide com o de visitante ou turista“.
Eles ainda “apresentam inconsistências na documentação ou informação, reforçando a possibilidade de que um número significativo de pessoas pretendam usar a isenção de visto indevidamente“, continua.
Este parecer já foi informado ao governo brasileiro pelo Ministério das Relações Exteriores.
Como solicitar visto para o México?
A partir de 11 de dezembro de 2021, se torna obrigatório para brasileiros visto para entrar no México. A boa notícia é que a solicitação pode ser feita online e o documento é chamado de Autorização Eletrônica.
O formulário é bem fácil de ser preenchido e precisa ser enviado com pelo menos 30 dias de antecedência.
Como preencher o formulário de Autorização Eletrônica para o México
Para preencher o formulário de Autorização Eletrônica para o México, você deve entrar no site do Instituto Nacional de Migración e enviá-lo com pelo menos 30 dias de antecedência da data de viagem.
A página está disponível em português e você deverá inserir dados pessoais e informações de viagem como datas e motivo da entrada no país
Além disso, também é necessário informar se já esteve no México, se já foi expulso do país e se possui antecedentes criminais.
De toda forma, o preenchimento da Autorização Eletrônica para o México não leva mais do que alguns minutos.
Informações solicitadas no preenchimento do Formulário de Autorização Eletrônica para o México:
- Nome
- Sexo
- Data de nascimento
- Nacionalidade
- Estado civil
- Local de nascimento
- Dados do passaporte
- Informações da viagem (data, motivo, etc)
- Informações adicionais (se já visitou o país, profissão, etc)
Se você pretende visitar o México nos próximos meses, o ideal é que já faça a solicitação de entrada no país, até para dar tempo de recorrer, caso eles neguem o seu visto.
Além disso, o bom de se planejar com antecedência é que você pode organizar outros documentos necessários para uma viagem internacional como o certificado de febre amarela e a contratação do seguro viagem.
+Leia também: Seguro Viagem | Guia Completo para escolher e contratar
Apesar da decisão ser provisória, o governo mexicano não estipulou prazo para encerrá-la.
Quanto custa tirar o visto para o México?
O visto para entrar no México está sendo disponibilizado de forma gratuita e online para cidadãos brasileiros que queiram conhecer o país e estão planejando uma viagem.
Desde que a solicitação da Autorização Eletrônica seja feita com 30 dias de antecedência da data de partida.
+Leia também: Países que precisam de visto para viajar
Não precisam de visto para o México
Em alguns casos, brasileiros podem ficar isentos de apresentar visto para o México caso apresente algum dos documentos descritos abaixo:
- Documento que comprove residência no Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido e Irlanda do Norte. Além dos países que compõem o Espaço Schengen, bem como países da Aliança do Pacífico.
- Visto válido e vigente para Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido e Irlanda do Norte, ou países que compõem o Espaço Schengen.
Brasileiros que viajam por vias terrestres e marítimas precisam de visto para entrar no México?
Sim, só que ao contrário de quem chega ao país de avião, quem chegar por vias terrestres (ônibus ou carro) ou marítimas, precisa apresentar o visto físico.
O visto físico para entrar no México pode ser feito nos consulados do México ou na embaixada do país no Brasil.
+Leia também: Espanhol para Viagem: Guia Básico de Frases e Palavras.
O que o Brasil está fazendo sobre a decisão?
De acordo com o Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores), a decisão do governo mexicano de suspender, ainda que em caráter temporário, a isenção do visto para brasileiros foi unilateral.
Ainda disse que “o Brasil entende a medida como expressão da soberania do Estado mexicano no que diz respeito à determinação das condições de ingresso de estrangeiros em seu território.”
Afirmaram também que: “O governo brasileiro manifestou às autoridades mexicanas a expectativa de que a medida tenha vigência transitória e de curta duração e contribua para a redução do número de inadmissões”.
E completou que: “O Brasil estudará a aplicação de reciprocidade proporcional à medida mexicana.
Ao mesmo tempo, reitera seu interesse em continuar a dialogar com as autoridades mexicanas para coordenar ações de combate ao tráfico e contrabando de pessoas, cujas redes exploram grupos vulneráveis, inclusive crianças.”
Vish…
Parece que o caldo engrossou…
Está com viagem marcada para o México e ficou alguma dúvida sobre a Autorização Eletrônica para entrar no país? Conta pra gente aqui embaixo que vamos atrás das respostas para você!
+Leia também: Onde comprar viagens parceladas no boleto?
Aproveite para nos seguir no instagram @camissantss para receber dicas e atualizações sobre viagens.