10 Plugins essenciais para seu blog

Plugins essenciais para seu blog

Se você tem um blog e quer entregar a melhor performance em experiência do usuário, precisa selecionar bem os plugins que vai utilizar em seu site. Por isso, separamos uma lista de plugins essenciais para seu blog.

O que é um Plugin?

Um plugin, por definição é um programa, software ou extensão, que somado a outro programa principal permite adicionar novas funções e personalizações. Na maioria dos casos, são leves e não interrompem o bom funcionamento do programa principal, muito pelo contrário.

Em outras palavras, um plugin é uma ferramenta que pode ser instalada no WordPress, por exemplo, para adicionar recursos ao seu blog.

Alguns exemplos de plugins são:

Os plugins wordpress são utilizados para otimizar a performance do blog. Alguns exemplos de plugins são:

  • Elementor – esse plugin é recomendado para quem deseja construir um site todo personalizado.
  • Woocommerce – outro plugin famoso, é ideal para quem deseja construir uma loja virtual dentro do próprio wordpress.
  • Facebook for WordPress – ideal ara quem deseja integrar o site com a rede social. Com ele, você pode disponibilizar a opção de ‘comentar pelo facebook no site‘.

Quais são os plugins essenciais para blog?

Quando percebemos o quanto os plugins podem ser úteis e nos ajudar a deixar nosso blog do jeitinho que queremos, acabamos nos empolgando e saímos instalando diversos plugins.

Sem realmente considerar a verdadeira utilidade dele. Às vezes eles nem oferecem um benefício tão grande assim ao blog, mas por permitirem uma personalização mínima, acabamos optando por usá-los.

Só que precisamos considerar que cada plugin, software ou ferramenta utilizada no site consome espaço no servidor. Deixando seu site cada vez mais lento. E atrapalhando assim a boa experiência do usuário, por essa e outras razões, é importante selecionar bem quais plugins deixará disponível em seu site.

Confira a lista de plugins essenciais para o blog, lembrando que essa é uma lista totalmente pessoal e pode ser que seu site demande recursos diferentes do meu. Por isso também resolvi me concentrar em plugins essenciais, ou seja, aqueles que são recomendados para todos os tipos de blogs, independente do nicho:

1. Yoast SEO

O primeiro plugin que recomendo que você instale em seu blog wordpress é o Yoast SEO. Esse plugin ajuda a identificar quais pontos de SEO você pode (e deve) melhorar em seu artigo. Ele é um plugin de performance.

E vai te ajudar a rankear melhor seus artigos no Google. Trazendo assim mais visitas orgânicas para seu site.

Esse plugin é gratuito, mas disponibiliza uma versão premium para os usuários que desejam níveis mais sofisticados de personalização.

2. G – Site Kit

O G – Site Kit é o pacote do Google dentro do seu site. Esse é um pluing de análise de performance e vai reunir dentro do blog os recursos do Google em que seu site está cadastrado como o Google Analytcis, Google Adsense, Search Console e o Pagespeed.

pagespeed verdinho
O PageSpeed é responsável por mostrar como está a saúde (performance) do blog.

Esse plugin é perfeito para acompanhar diariamente a performance do seu site como “rendimentos do Adsense“, “páginas mais visitadas“, “velocidade do site“, em um único lugar.

Sem precisar sair do blog para consultar os serviços individualmente.

3. Google Web Stories

O Web Stories do Google é um plugin que permite a publicação de um novo formato de conteúdo no seu blog.

Com ele, você poderá publicar stories no seu site – parecidos com os do Instagram – com o objetivo de atrair mais tráfego orgânico. Com o benefício de eles não saírem do ar em 24 horas (na verdade o Web Stories pode performar por vários dias seguidos).

Esse conteúdo aparece, principalmente, no Discover e no Google News e agora está ganhando seu espaço na pesquisa orgânica do Google.

4. Jetpack

O Jetpack sempre foi um dos meus plugins favoritos pela quantidade de recursos que a ferramenta oferece.

Há um tempo eu acabei desinstalando-o por que o utilizava principalmente para acompanhar as métricas diárias – porém é possível que eventualmente ele apresente números diferentes do Analytics (na dúvida, confie sempre no Analytics).

Entretanto, eu voltei a utilizar para aproveitar um recurso específico: publicação automática nas rede sociais.

5. WP Rocket

O WP Rocket é considerado um dos melhores plugins de desempenho para sites wordpress. Isso por que ele utiliza cache para acelerar o tempo de carregamento de um site.

Ou seja, ao invés o site ficar esperando a resposta do servidor – que pode levar um pouco mais de tempo – ele usa o cache (que deve ser limpo sempre que tiver alguma atualização no código do site).

Esse é um plugin pago e a licença custa cerca de U$ 49 a 249 dólares por ano.

6. EWWW Image Optimizer

O EWWW Image Optimizer é um plugin wordpress gratuito que reduz o tamanho dos arquivos de imagens dentro do WordPress.

Plugins adicionais para blog

Os plugins listados acima são os essenciais para o blog, mas como eu disse, em alguns casos, cada blog necessita de um tipo de personalização diferente.

Com exceção do WP Rocket, são ferramentas que utilizo nos meus dois sites principais.

Por esta razão, eu resolvi falar sobre alguns plugins adicionais que utilizo em pelo menos um dos sites.

7. Ads.txt Manager

Esse plugin serve para adicionar o código de editor do Google Adsense ao site.

Caso você não saiba – ou não consiga, por algum motivo – editar o tema do seu site (geralmente o código do Adsense é adicionado na header de um blog). Você pode baixar o plugin Ads.txt Manager e inserir o código através dele.

Também é possível adicionar o código do Adsense através do site Ads.txt Manager, mas isso é assunto para outro artigo.

8. Ezoic

A Ezoic é uma Adx que pode servir como uma substituta para o Adsense.

Como ela é um pouco complicada de configurar, você pode utilizar o plugin para fazer a integração do site (ao invés de integrar pelo servidor) e adicionar os placeholders (os anúncios no site).

O grande problema do plugin da Ezoic é que ele é incompatível com diversos outros (por isso, eu tive que fazer uma limpa e deixar apenas os plugins essenciais no blog que utilizo Ezoic para monetizar).

Para melhorar a lentidão que o plugin gera, eu utilizo um programa da Ezoic chamado Leap. Ele permite acompanhar a performance do site e limpar o cache de determinadas páginas sempre que houver uma atualização no blog.

9. Regenerate Thumbnails

O Regenerate Thumbnails serve para regenerar as miniaturas de imagens. Ele é muito útil ao alterar os tamanhos ou o tema do blog (pensando em sites responsivos para celular, tablet e computador).

10. OMGF

Esse plugin, um amigo que instalou para mim (alguém que sabe muito de performances de blogs). E dizem que ele é bom para aumentar a conformidade GDPR, reduzir as solicitações DNS e aproveitar o cache do navegador baixando automaticamente as fontes do Google para o seu servidor.

Aproveite também para nos seguir no Google Notícias e ficar por dentro de todas as novidades do site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: