Colocar CPF na nota aumenta Score?

Essa é uma grande dúvida de muitos consumidores. Principalmente aqueles que monitoram seu score financeiro para conseguirem  boas oportunidades de crédito.

Neste artigo você vai entender se o cpf na nota aumenta score e todas informações necessárias para entender como funciona esse sistema de pontuação.

Além disso, vamos nos aprofundar no funcionamento da ferramenta de pontuação de score para que você possa utilizar da melhor forma possível.

Para que serve CPF na nota?

O CPF na nota fiscal foi uma iniciativa de alguns governos estaduais para administrar a cobrança de impostos, como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e evitar a sonegação desses impostos.

E como esse controle acontece? Quando o CPF não vai na nota, o lojista pode não fazer a emissão e consequentemente não vai pagar o imposto referente aquela venda.

Para estimular essa prática do CPF na nota fiscal e convencer os consumidores que têm medo de passar o número do documento para estranhos, existe um sistema de recompensas.

Antes de começar a pedir CPF na nota, é preciso:

  1. Confirme se seu estado tem o programa de nota fiscal disponível. Veja a lista dos estados participantes abaixo:
  • Alagoas;
  • Amazonas;
  • Bahia;
  • Ceará;
  • Distrito Federal;
  • Maranhão;
  • Minas Gerais;
  • Pará;
  • Paraná;
  • Rio de Janeiro;
  • Rio Grande do Norte;
  • Rio Grande do Sul;
  • Rondônia;
  • São Paulo;
  • Sergipe.
  1. Fazer o cadastro completo no site da Sefaz (Secretaria da Fazenda) do seu estado, incluindo os dados bancários para receber os reembolsos;

Como receber dinheiro do CPF na nota?

Depois de cadastrar seus dados bancários no sistema de recompensa da nota do seu estado, é permitido fazer os saques com valor mínimo dentro de um intervalo de meses pré determinado pelo estado.

Cada estado tem suas regras para o resgate, então fique atento e acompanhe todas as comunicações do governo estadual sobre as liberações de saque e possíveis mudanças de regras.

Outros benefícios do CPF na nota, além do resgate de dinheiro

É possível obter descontos em outros impostos como IPVA e IPTU. Esse sistema pode variar de estado para estado. O acúmulo de pontos pode gerar desconto no IPVA ou no IPTU.

A participação em sorteios também é um benefício que pode dar prêmios de até 1 milhão através da Loteria Federal. Além disso, também é possível ganhar ingresso de jogos de futebol e shows.

Além dos ganhos, também é possível doar. Você pode repassar esse valor para ONG (organizações não governamentais). Consulte o site da Sefaz (Secretaria da Fazenda) do seu estado para entender a possibilidade.

O que mais rende no CPF na nota?

Entenda que nem todos os produtos e serviços tem um bom retorno no CPF na nota, então vale a pena focar naqueles que vão trazer uma maior recompensa. Lembrando que essa porcentagem de retorno é baseada no ICMS. São eles:

  • Peixarias, açougues, jornais e revistas (30% do ICMS)
  • Recarga de cartuchos, comércio varejista, produtos homeopático, CDs, DVDs, relojoarias, gás de cozinha, objetos de arte (20% do ICMS)
  • Bebidas, bares, padarias, restaurantes, confeitaria e alimentos em geral (10% do ICMS)
  • Vestuário, perfumaria, cosméticos, materiais elétricos, ferramentas, papelaria, bicicletas e automóveis (5% do ICMS)

Mas, afinal: o CPF na nota aumenta o score?

Segundo o próprio Serasa, isso é um mito. A informação de inclusão de CPF na nota fiscal não é utilizada como base de cálculo para o Serasa Score. Porém existem diversos benefícios que foram listados acima.  Ainda assim vale a pena utilizar esse sistema de notas fiscais.

O que é score de crédito?

O score de crédito é uma pontuação para análise do risco de crédito. E como o Serasa é um instituição de renome que administra e intermedia as negociações de dívidas, essa informação acaba sendo super relevante para as instituições financeiras.

Esse tipo de ferramenta de score para consumidor já disseminada no mundo todo.

Como funciona? Simples: quanto mais alto o score, maiores são as chances do consumidor honrar os compromissos financeiros nos próximos 12 meses. Essa tem sido uma informação decisiva no momento de conceder o crédito.

Essa pontuação vai de zero até 1.000 pontos.

Qual a pontuação do score para ficar bom?

A pontuação é dividida em 3 faixas de risco:

  • Até 300 pontos o risco de inadimplência é alto;
  • Entre 300 e 700 o risco de inadimplência é baixo;
  • Entre 700 e 800  pontos o risco é baixíssimo;
  • Acima de 800 pontos, o risco de inadimplência é quase nulo;

Hoje essa informação está acessível a todos os consumidores, então cada um pode consultar sua própria pontuação e acompanhar o acúmulo de pontos ou a perda deles. É importante sempre acompanhar isso.

Afinal, o que realmente aumenta o score?

– Pague as contas atrasadas: não deixe as contas em atraso quando a situação for de simples esquecimento. Se organize e mantenha tudo em dia.

– Atualize seus dados no Serasa: mantenha tudo atualizado em seu cadastro positivo.

– Negocie com seus credores: se o valor das dívidas não cabem no seu orçamento no momento, negocie um parcelamento e o mantenha em dia.

– Limpe seu nome: negocie dívidas que estão paradas a muito tempo e transforme em valor acessíveis para você. Tenha um plano de quitação de dívidas.

– Mantenha um bom relacionamento com instituições financeiras e produtos de crédito: use os cartões de forma constante e saudável.

  • Tenha contas de consumo no meu nome e pague tudo na data correta: conta de água, luz, telefone, IPTU e etc.

No fim de tudo, apesar do CPF na nota fiscal não interferir na pontuação de score, existem diversos outros benefícios para o uso desse sistema elaborado pelos governos estaduais.

Aqui neste artigo, você aprendeu como usar de forma inteligente o CPF na nota fiscal, e como a pontuação do score de fato funciona. Faça bom uso dessas ferramentas que poderão te auxiliar muito no dia-a-dia.

Se você não se cadastrou no programa de nota fiscal do seu estado ou atualizou suas informações lá no Serasa Consumidor, pode estar perdendo grandes oportunidades de ganhar recompensas, melhorar seu crédito e viabilizar sonhos e um futuro melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: