Como fazer parceria no Instagram

O Marketing de Influência vem ganhando destaque entre os queridinhos das empresas por ser um tipo de marketing barato, eficaz e memorável. Por esta razão, milhares de influenciadores buscam como fazer parceria no Instagram diariamente com o intuito de fazer dinheiro com aquilo que amam.

Pois trabalhar com internet para quem tem muitos seguidores na maior rede social de compartilhamento de fotos pode ser muito lucrativo.

Se você é influenciador digital e quer fazer parcerias com empresas, neste guia de parceria no Instagram dou todas as dicas de como entrar em contato com lojas que aceitam parcerias, independente da sua quantidade de seguidores.

Vamos conferir?

O que é parceria no Instagram?

Parcerias no Instagram são formas de divulgar um serviço ou produto de outras empresas a partir de um acordo entre as partes.

Esse acordo precisa beneficiar tanto a empresa quanto a Influenciadora envolvida na campanha.

Se apenas uma das partes sai beneficiada deste acordo, deixa de ser uma parceria e se torna uma promoção unilateral.

A parceria pode ser realizada através de permuta, comissões de venda ou em troca de um pagamento em dinheiro. E esses detalhes são combinados antes da assinatura do contrato.

Tanto as empresas, quanto as influencers podem ir atrás de parcerias, basta definir os objetivos e benefícios da campanha.

Se você não sabe como funciona uma parceria no Instagram, continue lendo até o final para entender tudo sobre esse universo e lucrar muito com seu perfil no aplicativo.

Por que fazer parceria no Instagram?

O grande benefício de fechar uma parceria no Instagram é poder mostrar um produto ou serviço na internet para um público muito específico – nesse caso, os seguidores da influencer contratada – gastando menos do que se gastaria no marketing tradicional (como campanhas na TV, Outdoors / Busdoor e outros tipos de publicidade).

As parcerias no Instagram são uma ótima oportunidade para a marca reforçar o branding do seu negócio e serem mais assertivas em suas campanhas publicitárias.

Quando pedir parceria?

Se você é influenciador, deve estar se perguntando quando começar a pedir parceria.

Muitas pessoas se sentem intimidadas por terem poucos seguidores e acabam deixando passar incríveis oportunidades de trabalho por não confiarem naquilo que estão fazendo.

O momento ideal para pedir parcerias no Instagram é quando você tiver um público fiel acompanhando suas publicações.

Não importando se forem 2, 10 ou 100 mil seguidores. Se você produz conteúdo de qualidade no seu Instagram e tem um público que acompanha e curte o seu trabalho, pode solicitar parceria via direct para lojas.

Quando eu fechei minha primeira parceria no Instagram

Em 2017, eu tinha um projeto de viagem chamado Na Estrada com as Minas e na época que fechei minha primeira parceria eu tinha apenas 2 mil seguidores.

Ao produzir conteúdo diariamente, uma pessoa que era dona de um Hostel em Búzios que acompanhava e gostava do meu trabalho, convidou nossa equipe para conhecer o Hostel e escrever sobre ele em nosso site e perfil no Instagram.

Essa parceria foi realizada sob o sistema de permuta, o Hostel, localizado num dos melhores bairros de Búzios, cedeu duas diárias para três membros da equipe com direito a café da manhã e jantar.

Além disso, essa parceria também nos rendeu uma outra parceria com um restaurante japonês da região que também buscava formas de promover seus serviços – através do networking do dono do hostel.

Quando oferecer parceria no Instagram

Agora, se você é dono de uma loja ou empresa e quer começar a trabalhar com marketing de influência em seu negócio, também temos algumas dicas para você.

Em primeiro lugar, antes de começar a procurar influenciadores para fechar parcerias você precisa dar uma olhada dentro do seu negócio para avaliar se consegue oferecer condições justas nesse acordo. Lembrando que ele deve ser bom para ambas as partes.

Muitas marcas quando vão fechar parcerias com Influenciadores digitais acabam pensando apenas no seu benefício próprio e oferecendo condições desumanas de trabalho.

Para que você não cometa esse erro, se liga nessas dicas:

  • Avalie seu fluxo de caixa e veja se há a possibilidade de separar uma verba para a campanha;
  • Seja honesto com o Influenciador e diga quais são as suas reais condições;
  • Busque influenciadores que se encaixem dentro das suas condições. Pois é mais fácil um Influenciador pequeno aceitar uma permuta do que um influencer grande;
  • Entenda que influenciador não é vendedor;
  • Não sugira que o influenciador pague o frete do produto;
  • O influenciador fala com o público que você quer atingir?;
  • Quem já trabalhou com esse influencer?
  • Não ofereça apenas cupons de desconto para os influenciadores em troca da divulgação do seu produto.

Importante: muitas marcas procuram influenciadores com o objetivo de os tornarem vendedores do negócio e acabam se frustrando com os resultados das campanhas.

Antes de fechar uma parceria no Instagram você precisa entender o que faz um influenciador digital.

O trabalho de um influenciador digital é promover seu negócio para uma audiência segmentada. Não se iluda com métricas de vaidade.

Ele também ajuda a reforçar o nome da sua marca no mercado e transfere parte da autoridade e confiança que o público tem nele para o seu negócio.

Se você quer um vendedor para sua loja, anuncie a vaga em grupos de emprego e ofereça o treinamento correto.

Como conseguir parcerias com poucos seguidores

  • Poste com frequência;
  • Interaja na conta das empresas que quer fechar parcerias;
  • Inicie uma conversa com sua audiência dentro do escopo da campanha;
  • Tenha um mídia kit com os dados e informações do seu perfil;
  • Mostre para a empresa os benefícios de anunciar no seu perfil;
  • Cobre um valor justo pelo seu trabalho (de acordo com seu engajamento e entrega);
  • Faça um relatório detalhado das ações e dos resultados;

Se você tem poucos seguidores no Instagram, uma forma de conseguir parcerias é construindo um bom networking e mostrando seu valor através de conteúdos memoráveis.

A frequência de postagem também é um fator decisivo na hora de fechar parceria no Instagram, pois quanto mais ativo você está no Instagram, mais o algoritmo se empenha em entregar seus posts, aumentando assim o alcance e engajamento do seu perfil.

Dentro da sua própria audiência podem existir diversas oportunidades de negócio para você. As pessoas que te seguem podem ter uma loja, um negócio local, oferecer um serviço. E criar um relacionamento consistente com a sua audiência vai te ajudar a identificar essas oportunidades com mais rapidez.

Como entrar em contato com lojas solicitando parceria no Instagram

Se você já produz um conteúdo de qualidade, tem um bom relacionamento com a sua audiência. E mantém uma frequência de postagem satisfatória, está na hora de partir para o ataque e começar a solicitar parceria no Instagram com empresas.

Mas como entrar em contato com as empresas?

Entre em contato por telefone:

Sim, por mais antiquado que possa parecer, entrar em contato com a empresa por telefone pode te ajudar a estar um passo à frente dos seus concorrentes, pois ao falar com um atendente do negócio você conseguirá uma coisa muito valiosa: o e-mail de quem decide.

E isso pode te economizar um bom tempo na negociação da campanha.

Ao conseguir o e-mail do responsável pelo marketing ou comercial da empresa, aí sim é hora de enviar uma mensagem se apresentando e mostrando seu trabalho.

Solicite parceria via direct

Em alguns casos, a aba de contatos do Instagram é limitada e não oferece uma opção de telefone para ligar. Para isso, você pode enviar uma mensagem no direct no Instagram da marca solicitando o e-mail do setor de marketing para enviar uma proposta.

Confira abaixo um modelo de texto pronto para pedir parceria no Instagram via direct.

Texto pronto para parceria no Instagram via direct

Oi, tudo bem?

Meu nome é [seu nome] e sou responsável pelo site [seu blog] e trabalho com [seu nicho de atuação] há mais de [tempo de trabalho], crio conteúdo sobre [mencione as principais categorias do seu perfil] em meu Instagram.

Adoraria fechar uma parceria com [nome da loja] e gostaria de saber para qual e-mail posso enviar meu mídia kit e uma proposta de parceria.

Obrigada!

Se você não faz ideia de como escrever um e-mail com uma proposta de parceria no Instagram, precisa adquirir por apenas R$ 19,90 nosso e-book Modelos de E-mails para Parcerias. Neste e-book você encontrará modelos prontos que te ajudarão a negociar sua próxima parceria.

Seja profissional

Não entre em contato com a empresa via direct falando gírias ou conversando como se ela fosse sua amiga. Ela ainda nem te conhece! E, em alguns casos, a primeira impressão é a que fica. Por isso, é importante ser direto e objetivo nesse primeiro contato.

Após enviar a mensagem solicitando o e-mail para envio de proposta, aguarde pacientemente o retorno da marca por pelo menos uns três dias. Ficar mandando mensagem toda hora mostrará o quanto você é ansioso e pode te prejudicar no processo de seleção.

Logo após conseguir o e-mail do responsável pelo marketing da empresa, você deve enviar um e-mail com dados do seu perfil e informações sobre a campanha, além do seu mídia kit em anexo.

Modelo de texto pronto para fechar parceria no instagram

Olá, tudo bem?

Meu nome é [seu nome], sou Fundadora e Diretora Criativa do site [seu blog], trabalho com [seu nicho de atuação] há mais de [tempo de trabalho] e crio conteúdo sobre [mencione as principais categorias do seu perfil] em meu site e redes sociais.

Conheci a [cite como conheceu a marca em questão] e acredito que seus produtos / serviços tenham muita sinergia com o conteúdo que produzo, tenho certeza que meus seguidores adorariam conhecê-los em detalhes. Já que meu post sobre [mencione um conteúdo similar] teve uma ótima aceitação [mostre os resultados do conteúdo].

Tenho certeza que se fecharmos essa parceria será um sucesso absoluto.

Aproveito para enviar em anexo meu Mídia Kit atualizado, para que vocês possam conhecer mais sobre  o meu trabalho.

Aguardo retorno,

Atenciosamente,

[seu nome]

Como escrever bons e-mails para conseguir parceria no Instagram?

modelo de emails para parceria

Uma das maiores dúvidas dos influenciadores digitais é saber como solicitar parceria com uma empresa.

  • Como conseguir falar com a pessoa certa?
  • O que falar com a pessoa certa?
  • Como escrever um e-mail irresistível?

Nós respondemos essas e outras perguntas em nosso Kit de E-mails para Conseguir Parceria.

Que serve não apenas para quem é influenciador digital, mas também para marcas que buscam ampliar a divulgação dos seus produtos através do marketing de influência.

Se você quer descobrir como escolher o influenciador certo para a sua campanha e como lidar com essas situações de parceria, você também precisa desse material.

Mídia Kit Instagram

Se você já tem um mídia kit, envie-o em anexo. Caso contrário, veja essas dicas de como fazer um mídia kit

Você pode criar seu mídia kit no canva ou no power point, veja quais informações colocar no mídia kit:

  • Capa: insira o nome do seu negócio + foto chamativa;
  • Sobre: conte um pouco sobre você e história da sua empresa;
  • Público: quem você atinge? Com quem você fala?
  • Canais: em quais canais de comunicação você está? E quais são seus números de cada um deles?;
  • Fotos: compartilhe fotos ao longo do mídia kit, aproxime o cliente compartilhando com ele momentos importantes da sua vida e da sua carreira;
  • Parcerias: quem já trabalhou com você?;
  • Imprensa: mostre quais veículos de comunicação já fizeram matérias sobre você.
  • Comercial: quanto você cobra? Porquê? Descreva os pacotes e as formas de pagamento.
  • Contato: como a empresa te contrata?

Segui todas as dicas e ainda assim não consegui fechar parceria no Instagram e agora?

Se mesmo seguindo todas as dicas desse post, você ainda não conseguiu fechar nenhuma parceria no Instagram, precisa reavaliar toda a sua estratégia para identificar onde está errado.

Dentre todos os motivos, os principais para as marcas não quererem fechar parceria com você estão: falta de profissionalismo, baixa qualidade no conteúdo, pouca sinergia entre o influenciador e marca e orçamentos conflitantes.

Para te ajudar nessa missão, temos um artigo que detalha os 10 motivos para as marcas não fecharem parceria com você.

Como funciona parceria no Instagram?

Saiba de quais formas um influenciador digital pode fazer parceria com uma empresa:

  • Experimentar produtos: popularmente conhecido como recebidos, esse tipo de ação consiste em a marca enviar produtos para o influenciador testar e falar sobre em seu perfil do Instagram.
  • Embaixador de marca: essa colaboração consiste em o Influenciador digital ser um representante da marca. Nesse tipo de parceria, o Influenciador se torna a cara da marca, participando de campanhas e eventos de lançamento. Além disso, a autoridade de ambos se entrelaçam.
  • Participação em eventos: algumas marcas contratam alguns influenciadores digitais para dar um up nos eventos promovidos por ela. Afinal, um evento com muitos influenciadores faz com que o mesmo seja muito falado nas redes sociais por dias.
  • Viagem patrocinada: para quem é do nicho de viagem, pode receber um convite de um hotel, companhia aérea ou até agência de turismo para realizar uma viagem patrocinada para um destino que querem promover.
  • Co-criação: algumas marcas convidam influenciadores para co-criarem um produto juntos. Assim, a marca entra com todo o custo operacional e o Influenciador com seu nome e influência.

+Leia também: Como conseguir parcerias para sua viagem.

Quanto custa um publipost no Instagram?

Agora que você já sabe como fazer o primeiro contato com marcas para parceria, quais os tipos de parcerias é possível fazer com uma marca e como funciona a parceria no Instagram, está na hora de descobrir quanto cobrar por publipost.

Um publi no instagram para um influenciadores com menos de 10 mil seguidores custa em torno de R$ 300 a R$ 500 por post.

O valor de um publipost no instagram para influencers com menos de R$ 100 mil seguidores é algo em torno de R$ 1.500 a R$ 7.000.

Um post patrocinado no Instagram para influenciadores digitais com mais de 100 mil seguidores gira em torno de R$ 10.000 para cima.

Engajamento – com esta ferramenta, você consegue analisar o engajamento da sua conta e calcular quanto cobrar por um publipost no Instagram. A ferramenta mostra o cálculo em dólares, para saber quanto cobrar em uma parceria paga basta você converter pela cotação do dia e informar o preço ao anunciante.

Conclusão

Fazer parceria no Instagram pode ser o ponto de virada em sua carreira.

Quanto mais parcerias você fecha, mais visibilidade você tem. Além de claro, dinheiro no bolso.

Assim como, associar sua marca ao nome de influenciadores reconhecidos no mercado pode deixar suas campanhas de marketing mais baratas e mais efetivas.

Seja qual for o seu ramo de atuação, as parcerias no Instagram beneficiam ambas as partes, inclusive os seguidores que veem suas marcas preferidas apostarem no trabalho de seus influenciadores mais amados.

E então, está esperando o que agora solicitar parceria no Instagram?

Aproveita e me conta aqui nos comentários se você já fechou alguma parceria no Instagram e como foi todo o processo.

E se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, não se esqueça de mandá-la aqui embaixo, pois terei o maior prazer em te ajudar!

%d blogueiros gostam disto: