Como fazer Reels: entenda porque o alcance é maior

As redes sociais são importantíssimas para divulgar qualquer tipo de negócio. Qualquer pessoa que tenha uma loja ou seja prestadora de serviço já percebeu com certeza que as redes sociais podem impactar positivamente as vendas.

Mas, apesar de ser algo que todos nós sabemos, muita gente ainda tem dúvida em relação a como fazer para conseguir ter os tais resultados.

Simplesmente fazer posts no estilo “vitrine” de produtos ou que seja simplesmente uma propaganda do que você faz, não funciona.

É preciso informar, ajudar, esclarecer e entreter para conseguir ter resultado.

Engana-se quem pensa que a produção de conteúdo para Instagram se resuma a somente fazer alguns posts ou gravar alguns stories mostrando o produto e esquecer.

É preciso constância, estratégia e muito comprometimento para fazer as coisas darem certo.

Estratégia de Conteúdo

Antes de falarmos do Reels em si, é importante esclarecer algumas coisas. Muita gente acaba criando conteúdo de forma automática, ou seja, só posta produtos, ou só posta o que faz, sem realmente entreter os seus seguidores.

Enquanto que outras marcas, acabam errando a mão para o outro lado e passam tempo demais postando memes e conteúdos que nunca vão trazer nenhum resultado em lucros para empresa.

O segredo do equilíbrio está em ter uma boa estratégia de conteúdo. Você com certeza precisa postar conteúdo que seja mais interessante do que ser uma vitrine, mas também precisa dosar a mão para garantir que o seu entretenimento esteja voltado para o seu produto e que realmente vá te trazer resultados financeiros

E o Reels?

Mas, o assunto desse texto é o Reels e como ele tem um alcance maior do que outros tipos de conteúdo postado no Instagram.

A verdade é que o Reels foi criado seguindo uma tendência igual ao do TikTok, ou seja, oferecer vídeos rápidos e virais com menos de 3 minutos.

Como o Instagram tem uma tendência de acabar copiando outros tipos de conteúdo que deram certo, com o Reels não foi diferente.

Mas, precisamos ser sensatos, o alcance só é maior porque é realmente isso que as pessoas estão buscando, conteúdo rápido e que mescle informação com entretenimento.

Como o Instagram percebe que esse é o tipo de conteúdo que as pessoas mais interagem, eles focam em sempre mostrar os reels para o maior número de pessoas possível, o que leva a ter um maior alcance.

A intenção do algoritmo é sempre que o usuário passe o maior tempo possível dentro da plataforma, e como o Reels é um tipo de vídeo curto, muito dinâmico e que tem a tendência de ser mais uma graça, uma dancinha do que algum conteúdo realmente importante, as pessoas têm uma tendência maior de permanecer na plataforma, e com isso o alcance se torna maior.

Cuidados na hora de criar o seu Reels

Apesar do Reels ter mais alcance, é preciso tomar cuidado na hora de criar o seu para garantir que você não esteja atraindo um público muito desqualificado para o seu perfil.

Ao contrário do que muita gente acredita, viralizar nem sempre é bom. Normalmente, os conteúdos que viralizam são conteúdos mais genéricos, que são mais relacionados a comédia e que não necessariamente tem a ver com o produto ou serviço que você oferece.

Se você tem uma loja de roupa, não faz sentido nenhum você ficar postando dancinhas aleatórias. Você precisa realmente procurar entrar nas trends que tenham a ver com o que você vende, e não simplesmente postar coisas aleatórias.

Já se você oferece algum tipo de serviço mais específico, pode ser que seja mais dificil entrar em alguma trend, mas ainda assim, é importante que você se mantenha dentro do seu nicho na hora de criar o seu reels e não se prenda a números.

Para ficar mais fácil o entendimento, segue um exemplo. Vamos supor que normalmente os seus posts têm um alcance de 1000 visualizações. Se você fizer um reels dentro do seu nicho e te trouxer 1500 visualizações e dessas 1500 cerca de 300 a 400 tiverem potencial de se tornar cliente, é muito melhor do que um reels que te trouxe 100.000 visualizações mas que só tem o potencial de te trazer 100 clientes.

De forma simples, o Reels é uma ótima oportunidade de conseguir alcançar mais clientes, mas isso não significa que você tenha que ter 1 milhão de visualizações para conseguir isso. Na grande maioria das vezes, os números serão bem menores do que isso, mas o que importa é quantos desses visualizadores se interessaram pelo seu conteúdo a ponto de virarem cliente e não somente números.

Sempre que você for postar algo nas redes sociais, seja Reels, posts, carrossel ou stories, se pergunte se isso está de acordo com a imagem que você quer passar e se essa publicação tem o potencial de te trazer mais clientes. Se a resposta for sim, você está no caminho certo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: