Redes sociais: entenda as tendências para os próximos anos

Hoje em dia, com os diversos aplicativos de redes sociais, a comunicação se tornou algo ainda mais fácil, afinal, é possível uma pessoa do Brasil estabelecer contato com uma pessoa do Japão, por exemplo, tendo em mãos um celular com conexão à internet.

Apesar de serem tão comuns, muitas pessoas ainda têm algumas dúvidas relacionadas ao uso das tendências das redes sociais, e pensando nisso, preparamos este artigo. Aqui, além de entender um pouco mais sobre as tendências das redes sociais para os próximos anos, você poderá compreender um pouco mais sobre a origem das redes.

Origem das redes sociais

Desde os anos 90, com o surgimento da internet, a comunicação entre as pessoas foi ficando mais fácil, e com o aprimoramento das tecnologias, surgiram, então, as redes sociais.

Fundada no ano de 1995, a primeira rede social teve origem nos Estados Unidos e era chamada de Classmates, já seu principal objetivo era facilitar a comunicação entre os estudantes da faculdade. Desde então, com os grandes avanços, as redes sociais vêm se tornando cada vez mais populares, e conquistando cada vez mais um número maior de usuários.

Quais são as finalidades das redes sociais e o que elas são?

Agora que você já entendeu um pouco sobre a origem das redes sociais, certamente você está se perguntando o que são as redes sociais, não é mesmo?

No mundo virtual, as redes sociais podem ser definidas como os sites e os aplicativos que atuam em níveis diversos – seja em questão pessoal, profissional, ou até mesmo educacional -, permitindo, sempre, o compartilhamento de informações.

Além disso, para a sociologia o significado de rede social é bem mais amplo, e tem relação direta com a questão de analisar as interações dos seres humanos.

Por fim, vale destacar que, nos últimos tempos, diversas discussões vêm sendo geradas nas redes sociais, relacionadas a diversos temas, dentre eles, um muito comum: a privacidade.

Nesse caso, o que acontece é que, muitas pessoas, ao exporem um determinado tipo de conteúdo, acabam não conseguindo lidar com as críticas, surgindo, assim, diversas discussões a respeito da questão da privacidade.

Em suma, vale mencionar que, ao compartilhar um conteúdo na internet, o esperado é que o indivíduo saiba lidar com possíveis críticas e questionamentos, afinal, não são todas as pessoas que compartilham a mesma opinião ou o mesmo gosto.

Diferença entre rede social e mídia social

Mais uma dúvida que também é bastante comum de aparecer quando pensamos nas redes sociais, é sobre qual é a diferença entre rede social e mídia social, que mesmo sendo termos semelhantes, existem várias diferenças.

Diferente da rede social, a mídia social diz respeito ao uso das tecnologias com o objetivo de tornar o diálogo entre as pessoas ainda mais interativo. Enquanto isso, a rede social é definida como uma estrutura social composta por pessoas que compartilham coisas do mesmo interesse.

Tendo em mente ambos os conceitos, podemos concluir, então, que a mídia social acaba sendo algo mais abrangente, onde o foco é, definitivamente, o relacionamento entre as pessoas.

O que se espera para o futuro das redes sociais?

Nos dias atuais, as redes sociais são usadas com diversas finalidades, sendo considerada, inclusive, uma ferramenta de trabalho para diversas pessoas que atuam na produção de conteúdo para Instagram, por exemplo.

Apesar disso, para os próximos anos as tendências das redes sociais são outras, e para que você entenda-as da melhor maneira, separamos os próximos tópicos para falarmos somente sobre isso.

Softwares e inteligência artificial

Quando pensamos nas tendências das redes sociais para os próximos anos, a primeira tendência que podemos destacar é a dos bots e inteligência artificial, que tem como objetivo auxiliar os usuários.

No caso dos bots, eles são definidos como softwares preparados para responder as pessoas, ou seja, são aquelas respostas automáticas que estamos acostumados a receber quando entramos em contato com determinadas empresas via WhatsApp, por exemplo.

Para o futuro, a expectativa é que não haja mais a necessidade de entrar em contato com os serviços de atendimento ao cliente, ou com qualquer outro canal planejado para o atendimento ao consumidor.

Pode ser implementado nas redes sociais a tecnologia de realidade virtual?

Associada, na maioria das vezes, aos jogos de videogame, a realidade virtual também diz respeito a uma das principais tendências no mundo das redes sociais.

Para esse avanço, a expectativa é que sejam produzidos óculos de realidade virtual, os quais serão capazes de proporcionar aos usuários uma imagem muito mais avançada, com uma realidade aumentada.

Transmissões de lives

Não que já não sejam comuns, porém, a expectativa para os próximos anos é que todas as redes sociais possibilitem a transmissão de vídeos ao vivo, os quais são excelentes para que as pessoas possam ficar por dentro da notícia no momento em que ela acontece.

Por fim, agora que você já sabe o que é a rede social e sabe quais são as principais tendências das redes sociais para os próximos anos, não fique de fora e faça seu cadastro naquela que mais combina com você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: