Euro atinge a cotação do dólar pela 1° vez em 20 anos

Surpreendentemente, o euro, a moeda utilizada na União Europeia, caiu ao nível mais baixo dentro de um período de 20 anos, atingindo a paridade com relação à moeda americana, o dólar. As duas moedas atingiram o mesmo valor nesta terça-feira (12/07), o que representa uma desvalorização de 15% do euro no último ano.

Isso acontece ao mesmo tempo em que crescem os temores de uma recessão econômica na Europa, em um contexto de alta inflação e crescente incerteza sobre o fornecimento de gás russo.

Com isso, os investidores tem dado preferência a moeda norte-americana, que chegou a ser negociada a um dólar por euro nesta terça (na maior cotação diante da divisa europeia, desde 2002).

Cotação do euro alcança paridade com o dólar

Caso a recessão seja confirmada, pode dificultar os planos do Banco Central Europeu, caso a instituição financeira queira pôr fim à política de juros baixos e passar a subir a taxa para combater a inflação que agrava a situação.

Enquanto isso, o Federal Reserve (Fed, Banco Central do Estados Unidos) tem mais margem de manobra para continuar aumentando as taxas, já que os números de emprego divulgados na sexta (8) mostram que a economiza norte-americana apresenta a maior resiliência do momento.

O que levou o euro a cair tanto?

Economistas explicam que um dos motivos dessa queda tão significativa do euro está intimamente ligada ao fato de que o maior gasoduto que transporta gás russo para a Alemanha, o Nord Stream 1, está em manutenção. Que teve início na segunda-feira e tem previsão de ficar parado por pelo menos 10 dias. Apesar desta ser uma manutenção anual, governos e mercados estão preocupados que a Rússia possa interromper o fornecimento de gás por mais tempo, por causa da guerra na Ucrânia. Fato que aumentaria ainda mais a crise de energia e que poderia levar a economia à recessão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: