Pix Parcelado: nova modalidade permite parcelar compras como cartão de crédito

Já pensou parcelar suas compras, mesmo sem ter cartão de crédito? Com o Pix Parcelado talvez seja possível. O Banco Central vem estudando uma forma de permitir o parcelamento de pagamentos através do PIX: o PIX Garantido.

Segundo especialistas, a ideia é que a população possa parcelar pagamentos, mesmo sem ter dinheiro em saldo. “O PIX Garantido vai funcionar como uma espécie de “fiado estilizado”. Em outras palavras, ao invés de pagar com o cartão de crédito, paga com o PIX agendado para 30, 60 ou até mesmo 90 dias“, explica o economista Breno Almeida.

No dia do pagamento, se tiver dinheiro na conta, o valor será debitado, se não, o banco vai garantir que a parcela seja paga. Ou seja, esse é mais um produto de crédito que os bancos vão oferecer“, detalha Almeida.

Um dos pontos positivos do PIX parcelado é a potencial diminuição dos juros cobrados pelos cartões de crédito.

O impacto principal é o aumento da competitividade no mercado de crédito. No cartão de crédito, existe uma empresa que credencia o cartão, outra que media o uso e o banco, que gerencia essa relação com o cliente. Na medida que se tem uma ferramenta mais simples, com um custo de transação menor, a tendência é que com a competitividade da taxa de juros seja menor“. finaliza Almeida.

E como fica o cartão de crédito nessa história?

De acordo com Almeida, o “cartão de crédito não será retirado rapidamente do jogo. É possível que haja uma coexistência de ambos os serviços. E por fim, quem ganha é o consumidor”.

Ainda não há previsão de lançamento do PIX garantido.

Siga-nos no Google Notícias para ficar por dentro de todas as novidades do site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: