Produtividade nos negócios – O que fazer para alcançar bons resultados?

Se você recém iniciou um negócio, deve estar se perguntando como ter mais produtividade nos negócios. Além disso, já deve ter notado o quão trabalhoso é ser um empreendedor. Afinal de contas, apesar dos incontáveis benefícios, não há como negar que há necessidade de se reinventar a todo tempo.

Afinal de contas, todo o seu fruto provém do seu comércio. Em razão disso, é normal que você queira saber como aumentar a produtividade dos negócios. Dessa forma, tem-se a garantia de que, ao final do mês, você vai estar com saldo positivo.

No início, empreender pode aparentar ser uma tarefa muito difícil, haja vista que você não está muito acostumado com essa posição tampouco entende a melhor forma de gerir alguns aspectos da sua empresa.

Inclusive, se o seu orçamento é um tanto limitado, é normal buscar por ideias para ter um negócio com poucos recursos. Mas, mesmo se esse for o caso, não é garantia de sucesso. É importante buscar formas de aumentar a produtividade nos negócios.

E a verdade é que, por intermédio de algumas dicas, torna-se possível fazer com que a sua produtividade nos negócios seja ainda maior. E, no artigo de hoje, é sobre isso que iremos falar.

Como aumentar a produtividade nos negócios?

Para quem começou a empreender a pouco tempo, é perfeitamente normal sentir algumas dúvidas sobre diversas questões. No entanto, a fim de fazer com que você tenha melhores resultados, é essencial obter algumas dicas de como aumentar a produtividade nos negócios.

Sendo assim, caso queira alavancar o seu negócio, algumas das dicas que você pode colocar em prática são as seguintes:

Invista em tecnologia

Não há como negar que a tecnologia está se fazendo cada vez mais presente no dia a dia de todo o mundo. E a verdade é que todos esses avanços vieram não apenas para deixar algumas coisas mais cômodas, mas também para otimizar tempo.

Por consequência desse fato, a produtividade nos negócios tende a aumentar. Por isso, aliar a tecnologia à sua empresa é algo fundamental para aqueles que querem alavancar os resultados. Dessa forma, vai fazer com que cada pessoa consiga fazer mais coisas, mas em menos tempo.

No entanto, não faça isso de forma deliberada. Avalie a real necessidade antes mesmo de contratar qualquer tecnologia para o seu negócio. Procure saber se ele de fato atende a sua necessidade e se, de alguma forma, se relaciona com o seu segmento.

Olhe para os processos manuais que a sua empresa ainda usa. Em seguida, pense em quais deles demandam muito tempo e como a tecnologia poderia auxiliar nesse aspecto.

Tenha funcionários treinados

Infelizmente, ainda há um pensamento de que treinar funcionários é um gasto do qual a empresa não precisa arcar. Mas será mesmo que é desse jeito? A partir do momento que você tem pessoas treinadas, que sabem o que estão fazendo, otimiza-se muito tempo.

Isso quer dizer que esses profissionais conseguem fazer mais coisas, com eficiência, em um menor tempo. Sendo assim, ter profissionais treinados não é um gasto, mas sim um investimento. Portanto, é uma das formas de aumentar a produtividade nos negócios.

E, além de oferecer esse treino, o ideal é que cada trabalhador tenha as ferramentas adequadas para ministrar o seu trabalho. Afinal de contas, de nada vale ter o entendimento técnico caso não tenha o ambiente adequado para realizar os serviços.

Permita horários flexíveis para ter mais produtividade nos negócios

Se você está buscando aumentar a produtividade nos negócios, por que oferecer a oportunidade de criar horários mais flexíveis? Isso não parece meio contraditório? Falando de forma superficial, sim. No entanto, é o completo oposto.

Pense por você. O quanto você é produtivo ao ser ordenado cumprir uma determinada carga horária? Por natureza, há pessoas que são mais produtivas em determinados horários do dia. Isso quer dizer que exigir uma carga horária muito rígida pode afetar de forma negativa o seu negócio.

É claro que não estamos falando para você criar a liberdade de cada trabalhador chegar no horário que quiser. Mas que tal criar formas de deixar algumas tarefas mais flexíveis? Que tal criar uma modalidade home office, por exemplo?

Para ter mais produtividade nos negócios, evite distrações

Uma dica um tanto óbvia para aumentar a produtividade nos negócios com certeza é o fato de eliminar todos os tipos de distrações. Afinal de contas, há algumas atitudes, ações ou mesmo apps que podem drenar a energia e atenção.

E isso acontece com empresas de todos os tamanhos. Então, preocupe-se nesse ponto dentro do seu negócio. É claro que você não deve ser tão rígido a ponto de não permitir nenhuma forma de distração. Afinal, esses momentos também são importantes.

Mas, o excesso de liberdade também é um grande problema. Por isso, avalie os seus funcionários e veja no que eles estão gastando muito tempo e tente criar formas de eliminar essa distração.

Uma dica, no entanto, é: e se ao invés de você eliminar por inteiro tais distrações, criasse um cronograma, em determinado horário, em que todos eles possam distrair a mente? Isso pode resolver bastante coisa, além de aumentar a produtividade nos negócios.

LEIA TAMBÉM: Como parar de procrastinar?

Faça intervalos e determine prazos

Essa é uma dica que vem para complementar o que falamos no finalzinho do tópico anterior. Além do cansaço físico, devemo-nos lembrar também da exaustão mental. Acredite, muitas horas de trabalho seguidas não vai fazer bem para ninguém, além de não ser saudável.

Um chefe pode até se alegrar com um trabalhador que fica 8 horas ininterruptas desempenhando a sua função, mas isso não é sinônimo de produtividade. Às vezes, uma pessoa que trabalhou 6 horas consegue fazer muito mais, caso tenha os devidos intervalos de tempo.

Utilize ferramentas de comunicação

Qualquer empresa pode fazer uso da comunicação a fim de aumentar a produtividade do negócio, e isso independente do segmento. Mas qual é a melhor forma de fazer isso? Se utilizando das ferramentas corretas.

Mas como exatamente posso fazer isso? Que tal, por exemplo, usar um programa de mensagens instantâneas, a fim de agilizar o trabalho de todos? Ou, ainda usar o Agenda Google para que todos saibam todas as tarefas que devem realizar?

Outra dica é usar outras ferramentas que facilitam o trabalho em grupo, cujo objetivo é deixar tudo mais organizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: