Com seu exclusivo serviço de mensagens de texto RCS (Rich Communication Services), a Apple e o Google fizeram um ótimo trabalho ao apresentar às pessoas essa tecnologia relativamente nova. O envio de textos, arquivos e multimídia pela Internet, tudo dentro do aplicativo de mensagens de texto padrão do telefone, nunca foi tão fácil.
O método também é rápido, simples e conveniente e essa é a razão pela qual muitas pessoas hoje em dia preferem serviços de mensagens instantâneas a conversas telefônicas. Mas, apesar das alegações da Apple e do Google de segurança incomparável em suas plataformas, as violações são bastante típicas.
A criptografia de ponta a ponta ainda pode ser hackeada
A criptografia de ponta a ponta é usada pela Apple para proteger as comunicações do iMessage e do FaceTime em todos os seus dispositivos. A Apple garantiu que todos os bate-papos em seus dispositivos fossem criptografados. Isso significava que sem uma senha, as mensagens não poderiam ser acessadas.
A Apple criou o iMessage para impedir o acesso não autorizado aos dados do usuário enquanto estava em trânsito entre os dispositivos. Os clientes podem controlar como suas trocas do iMessage são tratadas. Os usuários podem optar por ter seus bate-papos apagados automaticamente após 30 dias ou um ano, ou podem mantê-los em seus telefones eternamente.
Aplicativos de terceiros que usam o iMessage não tinham acesso às informações de contato ou bate-papos do remetente ou do destinatário. O sistema operacional iOS da Apple atribui uma identificação única a cada participante. Quando o aplicativo é fechado, o ID é redefinido.
Para conveniência dos usuários, os textos iMessage e SMS são salvo automaticamente no iCloud; no entanto, esta função pode ser desativada a qualquer momento. Além disso, a Apple mantém apenas o conteúdo do iMessage em seus servidores durante a transmissão da mensagem.
Semelhante ao iMessage, o Google tem seu aplicativo SMS e RCS que permite enviar mensagens instantâneas por meio de uma interface web chamada Google Messages. Ele também possui criptografia de ponta a ponta e o filtro de spam mantém as mensagens seguras sem receber anúncios de números desconhecidos.
Apple já foi vítima no passado
A Apple costuma se gabar de como leva a sério a privacidade do cliente, tanto que se tornou uma importante tática de marketing. A Apple diz que seu controle sobre o sistema operacional e o hardware que o alimenta permite oferecer um nível mais alto de segurança e privacidade do que os produtos rivais.
O software não é seguro, apesar de ser criptografado de ponta a ponta e da exclusão da Apple de mensagens do iMessage de seus servidores. Tentativas de phishing e crimes cibernéticos, como qualquer outro sistema operacional, podem prejudicar os iPhones. Um exemplo recente é o hack do iMessage sem cliques da Pegasus.
A exploração permitiu que o Pegasus fosse instalado em iPhones com iOS 14.6. ‘FORCEDENTRY’ era uma vulnerabilidade zero-click do iMessage de dia zero. É a mesma vulnerabilidade que foi usada nos ataques Pegasus. A Pegasus explorou uma vulnerabilidade iOS BlastDoor para caçar ativistas de direitos humanos do Bahrein.
Aplicativos de monitoramento podem ignorar a segurança do iMessage e do Google Messages
E não é apenas o Pegasus ou outro spyware global sofisticado que é necessário para espionar o Google Messages ou o iMessage da Apple. Pegasus é simplesmente um exemplo extremo de como funciona a espionagem contemporânea. Os programas modernos de monitoramento remoto, por outro lado, são menos intrusivos e são utilizados por empresas e pais.
Como essas plataformas possuem uma interface de navegador web, elas são integradas à tecnologia web para que qualquer pessoa possa abrir os textos remotamente a partir de seu navegador e espioná-los. Isso significa que uma sessão existente pode ser visualizada por terceiros para ler todas as mensagens e conversas. E existem aplicativos de monitoramento remoto que permitem aos usuários espionar mensagens de texto.
Esses aplicativos são instalados em smartphones e extraem dados. Mensagens de texto, registros de chamadas, contas de mídia social, gravações de tela e capturas de tela de aplicativos de mensagens instantâneas estão entre os dados. Mesmo os dispositivos mais novos com os processadores mais focados em segurança não estão imunes a esses métodos. Esses aplicativos às vezes são usados para rastrear iMessages em telefones. Eles são assim chamados porque podem monitorar remotamente os textos do iMessage e do Google Messages.
Melhores opções para monitorar iMessages e mensagens de texto
Aqui estão três aplicativos de monitoramento de mensagens de texto que permitem aos usuários espionar mensagens de texto com facilidade.
Opção #1: XNSPY
O XNSPY pode gravar as telas das crianças, bem como extrair suas mensagens do iMessage e do Google Messages, tornando-o um aplicativo de monitoramento capaz para Android e iOS. Ele pode monitorar aplicativos de redes sociais proeminentes, como Facebook, Instagram e WhatsApp. Sua exclusão de palavras-chave SMS é provavelmente um de seus recursos mais avançados.
A exclusão de palavra-chave SMS é uma função de exclusão automática de mensagens que exclui mensagens recebidas em um dispositivo de destino. Isso significa que o usuário tem o poder de controlar e interceptar mensagens contendo frases ou palavras especiais antes que o proprietário do telefone possa lê-las.
Esse recurso do Xnspy é especialmente benéfico para os pais que desejam visualizar o conteúdo das mensagens de texto de seus filhos e excluir o conteúdo que consideram inadequado. Isso é possível porque o aplicativo espião de mensagens de texto do Xnspy permite que os pais impeçam que as mensagens cheguem aos telefones de seus filhos se incluírem certas palavras-chave que você definiu como disjuntores. E se você estiver curioso para saber mais, esta página da web contém informações adicionais sobre como ler mensagens de texto remotamente.
E como os predadores sexuais têm como alvo os jovens que constantemente enviam mensagens de texto e usam as mídias sociais, os pais devem estar mais vigilantes para proteger seus filhos. O keylogger do XNSPY permite que os pais procurem e gravem rapidamente todos os caracteres que seus filhos digitam em seus telefones, dando a eles a chance de pesquisar e remover mensagens inadequadas diretamente.
Isso fornece segurança e proteção adicionais para os pais. Muitos sistemas de monitoramento não possuem essa capacidade, e é por isso que o XNSPY se destaca. Além disso, é o aplicativo de monitoramento mais econômico desta lista, custando US $ 7,50 por mês.
Opção nº 2: FlexiSpy
Os clientes podem usar o FlexiSpy para monitorar seu comportamento em seus telefones e laptops. Os usuários podem personalizar uma ampla variedade de opções e configurações de monitoramento para atender às suas necessidades exclusivas.
Existem vários recursos que o FlexiSpy oferece, incluindo o Google Messages e o rastreamento do iMessage, além de monitorar outros aplicativos de mensagens populares.
Ele protege os usuários contra golpes de phishing, malware, assédio online, cyberbullying e outros riscos digitais, enquanto opera em segundo plano. Esses recursos são adicionados gratuitamente ao seu visualizador de mensagens de texto.
Como esses ataques podem ocorrer nas redes sociais e na forma de mensagens de texto, os desenvolvedores pensaram em proteger ambas as mídias no mesmo plano. Como o FlexiSpy opera em segundo plano, os pais podem proteger seus filhos desses perigos sem interferir em suas conversas. E acontece sem o conhecimento das crianças para não pisar em sua privacidade.
E como os pais podem monitorar remotamente as mensagens de seus filhos a qualquer momento, eles estarão menos vulneráveis a malware, ameaças de ransomware e bullying digital. As crianças também serão protegidas de campanhas publicitárias que possam ser sexuais.
Mas o modelo de associação do aplicativo limita todos esses recursos e potencial. Não é adequado para o usuário típico devido ao seu preço exorbitante, tornando-o o item mais caro da lista. Uma assinatura de 12 meses do plano EXTREME custa US$ 419.
Opção nº 3: Cocospy
O Cocospy é outro aplicativo de monitoramento de mensagens de texto que é novo para esse espaço tecnológico altamente competitivo. Sua funcionalidade de espionagem de mensagens de texto permite que os usuários leiam textos recebidos e enviados, visualizem MMS que contenham imagens anexadas e até mesmo visualizem mensagens excluídas.
Ele possui uma tecnologia robusta de extração do iMessage, mas não permite que os usuários espionem o aplicativo Google Messages, o que é uma grande decepção para os usuários do Android. Mas os desenvolvedores têm um bom histórico e estão adicionando novos recursos constantemente, então pode-se esperar que o Cocospy possa ter suporte ao Google Messages na próxima atualização.
Assim como os demais aplicativos desta lista, o Cocospy também opera em modo furtivo e sua assinatura pode ser comprada através do Bitcoin, o que torna as transações anônimas. O preço do plano Premium começa em $ 49,99 por mês.
Conclusão
Apesar do fato de a Apple e o Google promoverem seus produtos como tendo segurança de alto nível, as frequentes falhas e vulnerabilidades de segurança contradizem essa afirmação. Além disso, nossas mensagens são ainda mais vulneráveis porque os aplicativos de monitoramento estão disponíveis.
Felizmente, esses aplicativos não são maliciosos e tornaram extremamente fácil para pais e empregadores monitorar SMS e textos para contornar a criptografia de ponta a ponta dos mais altos protocolos de segurança, como iMessage e Google Messages. Com nossa lista, você sabe quais obter para o seu caso de uso.