10 atitudes que te ajudarão a obter sucesso profissional

Quando falamos em sucesso profissional, algumas pessoas podem pensar automaticamente em viver uma vida luxuosa, ostentando carros caros e roupas de marca. Viver em festas badaladas e ser amigo pessoal de famosos.

Entretanto, o significado de sucesso profissional é subjetivo e pode variar de acordo com a personalidade e a ambição de cada pessoa.

Para uns, tem a ver com ter muito dinheiro e ser reconhecido mundialmente.

Para outros pode significar trabalhar com o que ama e viver uma vida confortável. Mas afinal…

O que é sucesso profissional?

Apesar do sucesso profissional ter definições diferentes, de acordo com a personalidade e ambições de cada pessoa. Ele pode ser definido como o conjunto de realizações de um ser humano objetiva e subjetivamente.

No quesito objetivo, são levados em consideração: cargo, salário, projetos concluídos, prêmios recebidos.

Já no campo subjetivo: reconhecimento, segurança no trabalho, qualidade de vida, status social. Entre outras coisas. 

A verdade é que independente de qual seja a sua definição de sucesso profissional, existem algumas atitudes que te ajudam a chegar mais perto daquilo que você deseja.

E nós as listamos aqui, confira:

1. Descansar é preciso

Um dos maiores erros que o marketing digital trouxe foi a mentalidade de “trabalhar enquanto eles descansam”.

A frase que é reproduzida incansavelmente por coachs e gurus do empreendedorismo digital insere nos seguidores uma noção de que quanto mais se trabalha, mais sucesso profissional se tem, porém essa é uma ideia totalmente equivocada.

Trabalhar demais até perder a saúde não é sinônimo de sucesso profissional, muito pelo contrário.

Quanto menos você respeita seu corpo, sua mente e seus limites, mais você se torna um profissional frustrado. Afinal, do que adianta lutar todos os dias para ter reconhecimento profissional, muito dinheiro na conta e não conseguir aproveitar um terço do que acumulou. Por que você está sempre preocupado em acumular mais e mais bens materiais.

Ou pior, perder a vida antes da hora porque você está “trabalhando enquanto eles dormem”.

Com a mente e o corpo bem relaxados, você será muito mais produtivo e feliz em qualquer tarefa que se proponha a fazer.

2. Manter-se saudável é fundamental para o sucesso profissional

O seu trabalho é importante, mas a sua saúde é mais…

Leve isso muito a sério, porque não adianta virar noites comendo pizza no computador para entregar projetos em prazos absurdos se no final da semana você parar no pronto socorro com burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional.

Sem saúde não há trabalho, então evite perder noites de sono , alimente-se bem. Descanse sempre que necessário, determine limites de horários e respeite-os.

Para que valha a pena trabalhar com o que ama em busca do sucesso profissional.

+Leia também: Como controlar o estresse no trabalho.

3. Equilibrar a autoconfiança ajuda no sucesso profissional

Ser autoconfiante é essencial para conquistar o reconhecimento profissional que se deseja, para isso é importante se abastecer diariamente com uma dose de autoconfiança.

No entanto, o profissional que possui excesso de confiança pode facilmente se perder no personagem querendo dar passos maiores do que as próprias pernas.

Um filme ótimo para treinar a medida certa de autoconfiança, principalmente para quem trabalha com processos de venda é O Lobo de Wall Street.

Esse filme nos ensina como a autoconfiança nos ajuda a conquistar nossos objetivos e nos deixa mais perto do sucesso profissional que tanto desejamos.

4. Ter um networking sólido faz toda diferença

Você pode ter o melhor currículo do mundo, mas precisa entender que amizades abrem portas.

Não é à toa que, em diversas profissões, na maioria dos casos as empresas optam por escolher contratar funcionários com um QI (quem indica) qualificado. Quando você tem boas referências, facilita a entrada em qualquer área profissional, pois acontece uma pequena transferência de confiança.

Afinal de contas, ninguém vai indicar uma pessoa preguiçosa para um trabalho que demanda proatividade.

Por isso, é importante trabalhar e investir em um networking sólido que em alguns casos pode te render mais do que um contrato de trabalho.

Para construir um bom networking você precisa dominar técnicas de comunicação e saber se expressar corretamente.

Além disso, é importante saber identificar quando uma pessoa pode ser apenas um cliente ou se tornar um amigo que será uma grande porta de entrada para o sucesso em sua carreira.

+Leia também: Dicas para se dar bem na primeira entrevista de emprego.

5. Planejar seus passos e definir metas é essencial para o sucesso profissional

Você já ouviu a frase “se você não sabe pra onde vai, qualquer lugar serve?” Quando falamos de sucesso profissional ela se encaixa perfeitamente.

Isso porque para alcançar seus objetivos, você precisará definir metas e desenvolver um planejamento estratégico para alcançá-las. Sem isso, você poderá seguir em qualquer direção e ainda assim não chegar em lugar nenhum.

A receita do sucesso profissional é definir onde você quer estar daqui há um tempo, e se concentrar para atingir esse objetivo.

Estabelecendo metas:

Separamos dicas de como estabelecer metas que vão te ajudar a alcançar o tão desejado sucesso profissional, se liga:

  1. Para alcançar o sucesso em sua carreira, o que você precisa ter atingido daqui há 5 anos?
  2. Para alcançar essa meta, o que precisa acontecer dentro de 1 ano?
  3. Para isso, o que precisa ser alcançado dentro de 90 dias?
  4. E nos próximos 30 dias, qual será a sua primeira vitória?
  5. O que você precisa fazer hoje para contribuir com seu sucesso profissional?

6. Saiba administrar e otimizar seu tempo

Antes eu acreditava que era impossível administrar mais de um negócio de uma vez.

Ser mãe, cuidar da casa, dos filhos e ainda tocar um negócio é algo considerado por muitos, improvável.

Afinal, são muitas demandas para administrar. Sem contar os imprevistos que fazem parte da rotina das mães e de cada empreendedor.

Ainda assim, muitos empresários lidam muito bem em tocar mais de um negócio, mesmo tendo outras tarefas para fazer no seu dia a dia. E isso me deixou muito curiosa. Até viver essa experiência na minha própria pele.

A verdade é que sim, é possível administrar mais de um negócio por vez, todavia, para realizar tal feito você precisará aprender a otimizar seu tempo para dar conta de tudo.

Veja nossas dicas para te ajudar a planejar e organizar melhor a sua rotina de trabalho:

Organize seu espaço de trabalho

Você já reparou que quando seu local de trabalho está bagunçado você demora mais para realizar as tarefas? Isso porque a organização do espaço físico do seu escritório ou loja impacta diretamente em sua produtividade.

Para evitar perder tempo procurando coisas que estão fora do lugar arrume o seu espaço de trabalho frequentemente.

O processo de arrumação ajuda a ordenar os pensamentos, por isso que muitas vezes, ao arrumar sua casa, o guarda-roupa ou até mesmo lavando a louça você tem os insights mais brilhantes para o seu negócio. Pois sua mente está tirando os obstáculos do seu campo de visão e dos seus pensamentos.

Conheça suas principais tarefas para ter sucesso profissional

Conhecer os processos da sua empresa vai te ajudar a ser mais produtivo à medida que você organizar sua rotina diária.

Isso porque saber quanto tempo dura cada tarefa e qual o passo a passo para realizá-la fará com que você dê preferência por concluir tarefas que demandam mais tempo e atenção.

Por exemplo, o planejamento de conteúdo ou metas da semana deve sempre ser realizado no início da semana, de preferência na segunda-feira de manhã, quando sua mente está mais fresca e descansada do final de semana. Pois elas demandam mais foco e um esforço maior para avaliar as métricas e decidir quais caminhos seguir.

Agora tarefas mais simples como só anotar as métricas do seu negócio podem ser realizadas no final da tarde na sexta-feira, já que você não precisará tomar nenhuma decisão importante naquele momento. Apenas repassar informações de um sistema para um relatório mais sofisticado.

Se organize com listas

Todos os dias, antes de começar a ler seus e-mails e mensagens nas redes sociais, faça uma lista das tarefas do dia.

Comece listando a tarefa mais importante e complicada para começar o dia até a tarefa mais simples. Mas faça uma lista consciente de quantas horas pretende trabalhar naquele dia – por isso, é importante conhecer nossas tarefas, pois não adianta você fazer uma lista com 20 tarefas, sendo que as 8 primeiras levarão 1 hora para serem concluídas e você pretende trabalhar apenas 8 horas naquele dia.

Essa atitude fará com que você se frustre por não conseguir concluir todas as tarefas dentro do prazo.

Uma atitude para evitar a frustração é fazer uma lista pequena, de cinco a seis tarefas, começando com as mais difíceis e conforme for realizando-as, você pode adicionar novas tarefas a lista.

Caso não consiga concluir sua lista de tarefas em um único dia, você pode realocá-las para o dia seguinte, começando a próxima lista com as tarefas não realizadas do dia anterior.

Isso te ajudará a ter mais controle sobre a sua rotina de trabalho.

Evite distrações

Trabalhar em home office pode ser um grande desafio para pequenos empreendedores, pois as tarefas domésticas tendem a tirar nossa atenção do trabalho.

Quando você reveza entre responder um e-mail e lavar a louça. Ou escrever um projeto e colocar a roupa na máquina de lavar, você além de perder tempo de trabalho, perde o raciocínio das tarefas que estava realizando e demora a se concentrar novamente nas próximas.

Você tem algumas alternativas para evitar distrações:

  • Separar um espaço fechado para ser seu escritório em casa;
  • Conversar com os outros moradores da casa e pedir que eles realizem os afazeres domésticos enquanto você estiver trabalhando;
  • Defina um horário de trabalho e respeite-o;
  • Em último caso, trabalhe fora de casa em um coworking.

7. Crie o hábito de monitorar seu progresso

Como você vai saber se conseguiu alcançar o sucesso profissional se não monitora o seu progresso?

Nós já entendemos que para algumas pessoas, sucesso profissional tem a ver com ter milhões na conta bancária e ser reconhecido internacionalmente.

Contudo, algumas conquistas podem significar que você já atingiu algum patamar de sucesso em sua carreira, como ser reconhecido em seu bairro, cidade e até mesmo país.

Ter dinheiro o suficiente para pagar todas as contas da empresa sem atrasos, salários justos e ainda lucrar, também pode ser outro indicador de sucesso.

Diante disso, você precisará acompanhar os relatórios e métricas da sua empresa para avaliar se os indicadores de performance estão satisfatórios ou não.

Assim, você poderá ajustar seus planos e metas ao longo do percurso para chegar ao sucesso profissional mais rápido.

8. Comemore todas as vitórias (as grandes e pequenas)

Os seres humanos têm o hábito de comemorar apenas as grandes vitórias, como a compra de um carro ou um apartamento novo.

E esquecem que existem conquistas menores que antecedem as maiores.

Para ter sucesso profissional é preciso reconhecer todas as vitórias, sejam elas grandes ou pequenas, como contratar seu primeiro funcionário e contratar expandir a sua empresa para outros países.

Lembre-se de que todas as conquistas são importantes e farão parte da sua trajetória de sucesso.

9. Mantenha-se humilde

Em alguns casos, quando um profissional atinge o ápice do que ele considera sucesso, esquece que um dia começou de baixo. Com pouco e precisou contar com a ajuda de muitas pessoas para chegar onde está.

É triste, mas acontece com mais frequência do que imaginamos.

Para que você não se corrompa e não deixe o sucesso subir à cabeça, precisa ficar atento às suas atitudes diárias, em como trata seus funcionários, fornecedores, pensar em como gostaria de ser tratado se estivesse no lugar dele. Equilibrar a autoconfiança e se lembrar sempre que por mais que você esteja no topo hoje, amanhã pode não estar.

E se isso acontecer, vai precisar reconstruir seu castelo do zero. E contar com a ajuda das pessoas que um dia você repudiou.

Por esta razão, é fundamental que você mantenha os pés no chão e pare de viver como se tivesse um rei na barriga.

Humildade em primeiro lugar.

10. Aprender com os erros ajuda o sucesso profissional

Uma das lições de empreendedorismo mais valiosas que aprendi no mundo corporativo é “erre rápido“.

Todo mundo está sujeito a cometer erros em algum momento da sua vida. E isso não vai definir que tipo de profissional você é. O que vai fazer a real diferença é como você se comporta diante dos seus próprios erros.

Você sabe reconhecê-los?

Ou tenta a todo custo máscara-los?

Aprender com os erros é uma das principais atitudes que vão te ajudar a alcançar o sucesso profissional mais rápido.

O que impede o sucesso profissional?

Não querer sair da zona de conforto vai impedir seu sucesso e ascensão profissional. Ter sucesso profissional no universo corporativo requer coragem e uma boa dose de autoconhecimento e autocuidado.

Só assim você poderá tomar atitudes que te levam para a sua auto realização.

Por este motivo, separamos uma lista com 10 atitudes que impedem o seu sucesso profissional para você ficar atento e evitá-las a todo custo, confira:

Procrastinação

A procrastinação pode impedir o seu sucesso profissional de maneira irreparável.

Às vezes, um projeto precisa acontecer em um determinado tempo. Para aproveitar o hype. Porque uma ideia não vale nada enquanto não vira ação.

Ao procrastinar você pode perder o timming de algum lançamento, outra pessoa se apropriar da ideia e executá-la antes de você.

Nessa brincadeira, a pessoa que foi lá e fez ganhou milhões, enquanto você, que tinha uma ideia bem parecida, ficou a ver navios.

E aqui, é importante ressaltar que não estou falando de plágio.

Só que existem mais de 7 bilhões de pessoas no mundo, então para de acreditar nessa lenda urbana de que a sua ideia é única e que ninguém, dentre às 7 bilhões de pessoas do mundo pensou em resolver o mesmo problema que você.

Autossabotagem

A síndrome da impostora sempre ataca quando nos tornamos um profissional em ascensão. Isso acontece porque vivemos em uma sociedade que enaltece a ostentação vazia de bens de consumo e esquece de parabenizar os esforços diários, se reconhecer os obstáculos superados.

Nos deixando mais autocríticos do que deveríamos ser.

Se auto sabotar é uma das principais atitudes que impedem o crescimento profissional de uma pessoa, pois ela acredita que mesmo se esforçando e dedicando ao máximo para atingir seus objetivos não é merecedora da posição que exerce.

Negatividade

Ser uma pessoa negativa pode impedir seu sucesso profissional porque você tende a ver o mundo sob a ótica de que o copo está sempre meio vazio.

Isso fará com que você não consiga aproveitar e comemorar as pequenas conquistas realizadas em sua jornada empreendedora ou trajetória profissional.

Olhar tudo com negatividade vai te deixar amargo sem conseguir reconhecer seus méritos e acertos.

Dificuldades em se relacionar

Algumas pessoas possuem grande dificuldade de se relacionar no ambiente de trabalho. Seja por timidez, personalidade forte ou qualquer outro motivo, esse obstáculo pode ser um fator que impede o sucesso profissional de alguém.

Nesses momentos é importante fazer uma autocrítica e avaliar quais aspectos da personalidade é possível e aceitável mudar para se adequar ao ambiente de trabalho.

Desde que isso não fira nenhum princípio próprio.

Desmotivação

Um dos fatores que mais impedem o sucesso profissional é a desmotivação. Que pode ser desencadeada por diversas razões.

A principal delas é a falta de sinergia com o emprego atual ou a área de atuação.

Esse problema é gerado pela quebra de expectativas ao encontrar uma situação diferente da que foi idealizada.

Por exemplo, quando uma pessoa é contratada por uma nova empresa e eles prometem pagar o salário em dia, oferecer benefícios aos funcionários, ter um ambiente de trabalho leve e ao começar no trabalho encontra uma situação completamente diferente isso gera uma grande frustração, fazendo com que o funcionário repense se vale a pena continuar trabalhando naquele local.

Isso também acontece quando uma pessoa entra em um nicho de mercado “lucrativo” com o pensamento de que vai ser fácil ganhar dinheiro e acaba encontrando muitos obstáculos pela frente.

Para evitar ser pego pela desmotivação é sempre bom alinhar as expectativas com a realidade. Tirar todas as dúvidas com profissionais da área antes de entrar de cabeça em um novo emprego ou nicho do qual você não tem nenhum conhecimento.

Não correr riscos impede seu sucesso profissional

Grandes profissionais de sucesso correm riscos o tempo todo. Desafiam o mercado trazendo soluções inovadoras.

E para obter sucesso profissional, você vai precisar sair da sua zona de conforto. Se desafiar.

Não assumir responsabilidades

Quando você empreende ou assume um cargo de liderança em uma empresa precisa se responsabilizar por suas ações e pelas ações da equipe.

Profissionais em cargos de chefia não estão preocupados se o seu estagiário deu mole na entrega de um projeto. A responsabilidade de supervisioná-lo e garantir que corresse tudo bem  era sua.

E nesses momentos é muito difícil manter a postura e não apontar o dedo para seus colegas de trabalho em busca de um culpado. 

Todavia é uma atitude louvável e digna de reconhecimento quando você para de apontar dedos e chama a responsabilidade para si.

Falta de foco atrapalha seu sucesso profissional

Não ter um objetivo definido impedirá que você tenha sucesso em sua carreira.

E isso acontece porque quando você divide a sua atenção entre vários interesses diferentes, sem um planejamento estratégico você não consegue concluir nenhuma tarefa com excelência. Reunindo assim uma série de resultados medianos.

Se você quer que algo dê certo, mantenha o foco e concentre todas as suas energias em fazer aquilo funcionar antes de partir para um novo projeto.

Não querer investir no negócio

Pessoas bem sucedidas profissionalmente investem o tempo todo em suas carreiras e trabalham sua marca pessoal.

Apesar de no início de carreira ou de um negócio a grana ser curta, impossibilitando grandes investimentos para crescer profissionalmente, você vai ter que investir, seu tempo, dinheiro, conhecimento e atenção.

Por isso é importante mudar seu mindset de escassez para uma mentalidade de abundância.

Desorganização atrasa seu sucesso profissional

Ser desorganizado profissionalmente além de impedir seu crescimento pessoal pode te fechar muitas portas no mercado de trabalho.

Isso porque algumas pessoas ficam visadas por conta das suas atitudes duvidosas no trabalho e, nesses casos, a fama do profissional o precede. Evitando que ele consiga novas oportunidades e até uma chance de mostrar que mudou.

As principais características de uma pessoa desorganizada no trabalho são:

  • Não respeitar deadlines (horários e prazos de entrega);
  • Não saber dar feedbacks devido a falta de informações;
  • Não conseguir identificar com facilidade documentos importantes;
  • Não delegar tarefas por falta de tempo;

Conclusão

Neste artigo você pôde conferir dicas de sucesso profissional que vão te ajudar a construir a carreira dos sonhos.

Se você está buscando se destacar em sua carreira, é importante levar essas dicas a sério e colocá-las em prática.

Agora, se você já é um profissional renomado, que tal deixar aqui nos comentários aquela dica de ouro de como alcançar o sucesso profissional?

Siga-nos no Instagram para mais dicas sobre carreira @camissantss.

%d blogueiros gostam disto: