Devido ao grande uso que fazemos dos dispositivos móveis, é necessário que as empresas desenvolvam aplicativos que permitam aos clientes interagir com a marca e, assim, beneficiar os resultados da empresa. Por isso, é importante saber quais são as vantagens e desvantagens do desenvolvimento de aplicativos nativos.
Gostaria de descobrir os pontos positivos e negativos que as aplicações nativas apresentam? Fique e leia nosso post, vamos mostrar tudo o que você precisa saber a seguir!
O que são aplicativos nativos?
Aplicativos nativos são aqueles aplicativos que são desenvolvidos usando a linguagem de programação específica da plataforma onde serão desenvolvidos.
Para entender essa definição, deve-se estabelecer que em cada sistema operacional (Android ou iOS) uma linguagem específica é usada para a criação de um aplicativo, correspondente Java ao Android e Objetivo – C ao iOS.
Dessa forma, ao se adaptar ao sistema operacional, tanto o hardware quanto o software do dispositivo podem ser aproveitados pelo aplicativo, podendo fazer uso de outras funcionalidades que o celular tem, como a câmera ou o GPS, por exemplo.
Quais são as vantagens dos aplicativos nativos?
Melhor experiência do usuário: esses aplicativos se adaptam inteiramente ao sistema operacional, por isso apresentarão uma navegação mais rápida e melhor.
Melhor desempenho: aplicativos nativos nos oferecem a possibilidade de aproveitar ao máximo o dispositivo, o que se traduzirá em maior desempenho do aplicativo.
Atualizações constantes: usuários que fazem uso de aplicativos nativos geralmente relatam suas funcionalidades, o que lhes permitirá corrigir rapidamente qualquer problema que possa surgir na plataforma.
Disponibilidade nas lojas de aplicativos: sempre podemos encontrar um aplicativo nativo em sua loja de aplicativos correspondente e, geralmente, eles são mais valorizados para que seu posicionamento se beneficie.
Notificações push: neste tipo de aplicativos podemos enviar notificações aos usuários com informações de interesse sobre a marca ou a ferramenta, o que beneficiará sua lealdade.
Quais são as desvantagens dos aplicativos nativos?
Finalmente, para obter o máximo de informações possíveis sobre aplicações nativas, não poderíamos esquecer de mencionar suas desvantagens:
Desenvolvimento complexo: as aplicações nativas devem ser criadas por programadores com experiência e conhecimento no setor, muitas vezes exigindo uma equipe técnica para realizar o projeto.
Preço mais alto: como resultado de sua complexidade, o custo de criação de um aplicativo nativo será maior do que o necessário para desenvolver outro tipo de aplicativo.
Tempo maior: Da mesma forma, a tecnologia usada para aplicações nativas precisará de mais tempo para terminar seu desenvolvimento.
Como foi observado ao longo do artigo, os aplicativos nativos servirão para criar plataformas totalmente adaptadas a um sistema operacional, obtendo os recursos e funcionalidades convenientes para atender às expectativas dos usuários.
O que você acha do nosso post sobre as vantagens e desvantagens dos aplicativos nativos? Conhece outros fatores que precisam ser considerados?