7 Melhores sites de banco de imagens gratuitos

Se você deseja ganhar dinheiro com blog, precisa produzir conteúdo de qualidade e relevante para o seu público. Com isso, você precisa se preocupar em escrever um bom texto e encontrar a imagem grátis perfeita para ilustrar seu artigo. Por isso, separamos uma lista com os melhores sites de banco de imagens gratuitos para te ajudar nesta missão.

Antes de tudo, você precisa saber que o Google é bem exigente com a lei dos direitos autorais e possui uma política para editores do Google Adsense bem rigorosa quanto à isso. Logo, seu site pode sofrer algumas punições, caso o Google identifique que você está utilizando uma imagem sem autorização do autor.

Por esta razão, os bancos de imagens gratis se fazem tão necessários, uma vez que eles ajudam a ilustrar os artigos do blog, de maneira profissional, sem violar as políticas do programa Google Adsense.

Dito isso, vamos conhecer os melhores sites de imagens gratuitas para baixar e dessa forma, atrair e reter a atenção de mais leitores.

Quais os melhores sites de imagens gratuitas?

Quer saber onde pegar fotos de pessoas e como baixar imagens grátis? Esses são os melhores sites de banco de imagens que testamos!

  1. Pexels;
  2. Unsplash;
  3. Nappy;
  4. Pixabay;
  5. Freepik;
  6. Burst;
  7. Google

IMPORTANTE: essa relação de site com imagens gratuitas foi feita de forma pessoal, ou seja, eu utilizo diariamente as opções listadas abaixo, para ilustrar os postos do blog. Dessa maneira, eu consigo indicar serviços de qualidade, que já testei e aprovei previamente.

1. Pexels Banco de Imagens

Atualmente, o melhor site com imagens gratuitas para baixar que mais utilizo é o Pexels. Nele, consigo encontrar fotos grátis de qualidade, de qualquer nicho – já que eu tenho mais de um site ativo. É o melhor banco de imagens da atualidade. Com milhares de imagens gratuitas, o site reúne fotos profissionais gratuitas e imagens e vídeos livres de royalties.

Pexels Banco de Imagens

Para baixar uma foto no Pexels é muito fácil, em primeiro lugar, você acessa o site clicando nesse link. Insere uma palavra-chave no campo de busca e clica na lupa. O site vai te mostrar imagens gratuitas profissionais que podem ser utilizadas tanto em seu site, quanto nas redes sociais.

O que eu mais gosto no Pexels é que você não precisa abrir a foto para fazer o download da imagem. Na página de busca mesmo você consegue baixá-la, clicando na setinha no cantinho da foto. Quando você faz o download, ele abre uma janela informando o nome do criador de conteúdo que publicou aquela foto. Além disso, você também pode se registrar para salvar seu histórico de downloads.

O único ponto negativo do Pexels é que a grande parte das fotos (as mais bonitas) são na vertical, sendo que o formato ideal para fotos do blog (dependendo do seu layout) é na horizontal.

2. Unsplash Banco de Imagens

Em segundo lugar, vou colocar o Unsplash como o melhor banco de imagens gratuitas para uso comercial por que além de fazer parte do grupo Getty Imagens, ele reúne os mais diversos profissionais, desde designers, fotógrafos a criadores de conteúdo, interessados em imagens com licença gratuita.

Unsplash Banco de Imagens

Como este é um banco de imagens internacional, as buscas das palavras-chaves devem ser feitas em inglês. Portanto, caso você não saiba como se escreve determinada palavra em inglês, pode dar uma pesquisada antes no Google Tradutor.

O interessante do Unsplash banco de imagens é que a licença das fotos disponibilizadas no site permite copiar, modificar e distribuir as fotografias do acervo gratuitamente.

3. Nappy Banco de imagens pessoas negras

Em terceiro lugar, adiciono o Nappy como um dos melhores sites com imagens gratuitas para baixar de pessoas negras e pessoas de pele marrom. O interessante do Nappy banco de imagens pessoas negras, é que ele surgiu como um site de banco de imagens colaborativo, onde os usuários podiam enviar suas contribuições para alimentá-lo.

Nappy Banco de imagens pessoas negras

Enxergando uma grande deficiência no mercado da publicidade, o Nappy veio para suprir a demanda de profissionais do marketing que buscam promover a diversidade e a inclusão em seus criativos.

O grande desafio do Nappy é tornar seu portfólio mais robusto e se tornar uma marca mais relevante no mercado da publicidade. Fazendo com que seu conteúdo alcance mais pessoas.

4. Pixabay imagens gratuitas

Certamente, o Pixabay é um dos mais famosos bancos de imagens livre de direitos autorais do mundo. Alimentado por artistas que disponibilizam suas fotografias, vídeos, músicas, vectores, efeitos e até mesmo ilustrações para domínio público..

Pixabay imagens gratuitas

Com o Pixabay imagens gratuitas, você pode pesquisar imagens gratuitas para baixar em português – ele até sugere os termos mais populares do momento.

Para fazer o download de uma foto gratis no Pixabay, você precisa abrir a imagem, no canto direito (na sidebar), clicar no botão “Download grátis“, escolher o tamanho da imagem e clicar em “download“. Pronto, a imagem será salva em seu computador.

Vale lembrar que o tamanho ideal para capas de artigos de blog (principalmente para aparecer no Google Notícias, é algo em torno de 1200×600).

5. Banco de imagens Freepik

O banco de imagens Freepik é um dos mais antigos, criado em 2010, ele disponibiliza aos usuários fontes, arquivos em PSD, ícones e é um banco de imagens vetoriais bem robusto.

O Freepik é um site banco de imagens essencial para os profissionais que precisam de um pacote de edição completo. Ideal para quem trabalha com Photoshop e Illustrator diariamente. Também é um excelente banco de imagens para ppt, já que disponibiliza além de fotos, vetores e arquivos gratuitos de edição para designers.

6. Burst banco de imagens grátis de alta resolução

O Burst é um dos melhores sites com imagens gratuitas, pois oferece aos usuários imagens em alta definição. Desenvolvido pela Shopify, empresa canadense líder no mercado de e-commerce, o Burst tem uma interface simples e intuitiva com coleções separadas por categorias.

7. Como buscar imagens gratuitas no Google?

Como o maior buscador do mundo, o Google também disponibiliza uma ferramenta para busca de imagens livres de direitos autorais para serem utilizadas de forma comercial.

Se você quer saber como buscar imagens gratuitas no Google, siga o passo a passo abaixo:

  1. Em primeiro lugar, abra seu navegador e pesquise o link images.google.com.br;
  2. Em segundo lugar, insira uma palavra-chave e pesquise a imagem;
  3. Para restringir os resultados para imagens com informações de licença disponíveis, abaixo da caixa de pesquisa, toque em Filtrar > Direitos de uso > um tipo de licença;
  4. Selecione a imagem desejada;
  5. E, por fim, toque em “Detalhes da licença” para ver informações sobre como licenciar e usar a imagem.

Tipos de direito de uso de imagem do Google

  • Licenças Creative Commons – em primeiro lugar, essas imagens, geralmente, ficam disponíveis gratuitamente, porém é necessário creditá-las. Além disso, podem ter algumas limitações quanto ao modo ou ao contexto em que podem ser usadas. 
  • Licenças comerciais ou outras – essas imagens provavelmente estão disponíveis em sites bancos de imagens livre de direitos autorais ou de sites comerciais que exigem pagamento.

Qual é o melhor banco de imagens grátis?

Em resumo, o melhor banco de imagens grátis da atualidade é o Pexels. Aliás, com ele é possível encontrar imagens grátis de alta resolução dos mais variados nichos e formatos. Além disso, no Pixels banco de imagens você vai encontrar imagens livres de direitos autorais, profissionais, que vão servir perfeitamente para ilustrar os artigos do seu site.

Siga-nos no Google Notícias e fique por dentro de todas as novidades do site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: