Como ganhar dinheiro com blog

Se você busca uma forma de ganhar dinheiro com blog, veio ao lugar certo. Neste post, vou te contar quais são as formas de ganhar dinheiro com blog (testadas e aprovadas por mim!).

Antes de começar a te contar como eu ganho dinheiro com blog, compartilhar contigo minha breve história trabalhando com internet.

Eu comecei a blogar em 2010, escrevia em um blog sobre livros e apesar de ser um hobby na época, eu já sabia que gostaria de trabalhar com isso futuramente.

Isso porque trabalhar com blog se parece muito com uma redação de jornal (em pequena escala e muito mais solitário), mas para quem sempre sonhou em ser jornalista era um bom começo.

Então ao longo de todos esses anos eu já escrevi sobre diversos assuntos – até sobre aqueles que eu não dominava, pois desenvolvi algumas técnicas de escrita e pesquisa que são fáceis de ser replicadas.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa, como ganhar dinheiro com blog?

9 formas ganhar dinheiro com blog

Se você deseja seguir carreira na área de empreendedorismo digital e quer trabalhar com blogs, precisa saber que existem alguns caminhos para fazer renda extra com um site, alguns mais rápidos, outros mais demorados. E vamos falar sobre isso neste artigo, mas antes veja quais são as 9 formas que da pra ganhar dinheiro com blog:

  1. Google Adsense
  2. Ezoic
  3. Venda de Guestposts
  4. Marketing de Afiliados
  5. Venda de infoproduto
  6. Espaço publicitário
  7. Publipost
  8. Conteúdo premium
  9. Venda de backlinks

As formas citadas neste post de como ganhar dinheiro com blog, foram testadas por esta que vos fala. Se você conehce outras maneiras de ganhar dinheiro com blog, não exite em deixar sua contribuição nos comentários.

Como ganhar dinheiro com blog com Google Adsense

Uma das formas mais comuns de ganhar dinheiro com blog é através do programa de anúncios Google Adsense. Esse programa é do Google e permite que criadores de conteúdo insiram anúncios em seus sites. O pagamento é feito em dólar, geralmente no dia 21 ou 22 de cada mês. E só é possível realizar saques à partir do acúmulo da quantia mínima de 100 dólares.

Os anúncios do Adsense podem estar localizados em diversas áreas do site – é importante identificar quais são as áreas quentes do seu site (aquelas que geram mais cliques) – para que você consiga rentabilizar melhor.

Além disso, é importante destacar que o Adsense paga por mil impressões e por clique (sendo os cliques bem mais valiosos). Ou seja, quanto mais cliques tiver em seus anúncios, mais você ganha.

Veja como configurar a conta do Google Adsense para ganhar dinheiro com seu blog.

Ganhar dinheiro com blog com a Ezoic

A Ezoic é uma alternativa ao Google Adsense. Aqui na Seja CEO, utilizamos os anúncios dessa Adx. Isso por que a Ezoic tem um sistema de contabilização diferente. Ao invés de pagar por cliques, ela paga por sessões. Nosso site começou a render bem mais dessa maneira.

No entanto, como a Ezoic é uma adx certificada pelo Google, às vezes ganhamos nas duas plataformas. Então é comum fazer alguns dólares na Ezoic e outros no Adsense.

A Ezoic é um pouco mais chata de configurar, mas possui recursos bem interessantes para quem quer ter uma performance melhor no site.

Venda de Guestpost

Um guestpost é quando um outro criador de conteúdo escrever um artigo para seu site. E dependendo do seu tráfego e das métricas do seu site, você pode cobrar por isso.

Ainda mais por que esta é uma prática para construir linkbuildings de qualidade e pode elevar as métricas do site que enviou o guestpost. Dessa forma, todo mundo sai ganhando.

Tem um site chamado Guestpost que faz a ponte entre criadores de conteúdos que querem vender e comprar guestposts e backlinks em seus sites.

Com ele já consegui vender mais de 60 guestposts e backlinks e faturar mais de R$ 1.000 em pouco tempo. O legal da plataforma é que você pode cadastrar todos os sites que têm disponível e enviá-los para avaliação toda vez que tiver um guestpost relevante para o nicho do blog.

Marketing de Afiliados

Trabalhar com marketing de afiliados no site pode ser uma forma lucrativa de ganhar dinheiro com blog.

Isso por que você só precisa produzir um conteúdo relevante sobre o produto que está divulgando, rankeá-lo em uma boa posição no Google e deixar as vendas acontecerem naturalmente.

A verdade é que quando um usuário está com uma dúvida e encontra um artigo que tira essa dúvida, as chances dele realizar uma compra, de um produto indicado neste artigo são altíssimas.

Por isso trabalhar com marketing de afiliados pode ser um caminho para conquistar a renda passiva.

Os melhores nichos para trabalhar com marketing de afiliado são:

  • Viagens (você pode vender pacotes de hospedagem, chip de viagem, passagens aéreas e etc);
  • Educação (você pode utilizar plataformas como a Hotmart, Eduzz e Monetizze);
  • Moda;
  • Varejo (algumas lojas grandes como a Amazon, Americanas e Submarino possuem programas de afiliados).

O maior benefício de trabalhar com marketing de afiliados no seu site é que você ganhará uma comissão por cada venda, sem ter o trabalho de produzir ou desenvolver um produto (além de toda demanda operacional).

Saiba o que é Marketing de Afiliados e como fazer renda extra com blog trabalhando em casa.

Venda de infoproduto

Outra forma de ganhar dinheiro com blog é através da venda de infoprodutos.

Seguindo a mesma lógica do marketing de afiliados, para vender um infoproduto no seu site, você precisa criar conteúdo de qualidade que se relacione com seu produto. E fazer um bom trabalho de SEO para que o artigo vá parar nas primeiras posições do Google.

Dessa forma, a venda vai acontecer de forma natural a cada vez que um usuário tiver dúvidas que serão respondidas pelo seu artigo.

Aqui no blog, já realizamos algumas vendas do nosso e-book sobre Modelos de Parcerias para Empresas, através de um dos nossos artigos bem rankeados.

Veja como criar um e-book no Canva e monetizar seu site.

Espaço publicitário

Outro jeito para ganhar dinheiro com blog é através da venda de espaços publicitários dentro do seu site. Que é um pouco diferente dos publiposts.

Os espaços publicitários podem ser vendidos em formato de banners na barra lateral (sidebar), no topo do blog (header), entre os posts ou até mesmo abaixo do título de cada post. São geralmente os lugares de maior conversão.

Esses banners podem ser alugados mensalmente por um valor previamente combinado entre as partes. E o tempo em que a peça publicitária ficará no ar também deve ser negociada.

Como ganhar dinheiro com blog através de Publiposts

Como citei acima, os publiposts são diferentes dos espaços publicitários. Isso por que ao invés de banners, no formato de publipost ou post patrocinado, você pode escrever um artigo de opinião.

Nesses casos, não se esqueça de sinalizar que é um artigo patrocinado para não ser confrontado pelo CONAR, órgão que regulamenta as propagandas na internet.

Conteúdo premium

Caso você tenha uma grande audiência em seu site e um público bem nichado, pode vender conteúdo premium dentro do site para assinantes do blog ou até mesmo de uma lista de e-mail.

Esses conteúdos serão exclusivos para assinantes que podem contratar o serviço com uma assinatura mensal.

O gatilho da exclusividade pode ser um grande motivador para que muitos leitores adquiram uma assinatura premium do seu site.

Venda de backlinks

Assim como o guestpost, os backlinks tem como objetivo a construção da autoridade de domínio, oq ue chamamos também de linkbuilding. Só que ao invés de redigir um artigo para publicar no seu site, o contratante paga, geralmente pela inserção de um link.

O único alerta é que essa prática não é bem vista pelo Google que pode acabar penalizando seu site e o link do contratante. Vale dar uma olhada nos termos de violação de Esquema de Links do Google.

Bom, essas sãos as formas de ganhar dinheiro com blog que utilizo aqui e nos outros sites. Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe um comentário aqui embaixo, pois terei o maior prazer em respondê-lo!

Aproveite também para nos seguir no Google Notícias para ficar por dentro das novidades do site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: